Acne

Acne da mulher adulta: causas, tratamento e prevenção

Acne da mulher adulta

Sofrer com o aparecimento de acnes e espinhas é bastante comum durante a puberdade, mas há quem ainda sofra com o problema mesmo depois do fim da adolescência, principalmente as mulheres.

Muito mais comum do que se imagina, a acne da mulher adulta acomete mulheres na faixa dos 20 a 40 anos e é um dos principais motivos de procura de consultas dermatológicas, já que abala a confiança e autoestima de que apresenta o problema.

Entenda neste post quais são as características desse tipo de acne, o que causa o problema e possíveis métodos de tratamento e prevenção. Confira!

Características da acne da mulher adulta

A acne da mulher adulta é um tipo de acne que atinge mulheres de 20 a 40 anos, podendo surgir nesta fase ou ser resultado que um quadro persistente de acne juvenil desde a adolescência.

Clinicamente, essas lesões costumam ser mais profundas do que as enfrentadas na adolescência, formando pústulas e nódulos avermelhados e doloridos.

Possui uma localização bem característica, acometendo, principalmente, a região da mandíbula, pescoço e queixo. Também pode apresentar cravos, sendo os fechados (brancos) mais frequentes do que os abertos (pretos).

Causas e fatores que desencadeiam o problema

Qualquer mulher pode desenvolver o problema, visto que ele possui causas múltiplas e pode ser desencadeada por diversos fatores.

A principal influência para a ocorrência da acne da mulher adulta são as alterações hormonais decorrentes de disfunções ovarianas como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), alterações das glândulas suprarrenais e hiperandrogenismo, condição caracterizada por um excesso de hormônios masculinos circulantes.

Mulheres obesas, diabéticas e que tenham algum tipo de síndrome metabólica são mais propensas a apresentar quadros de acne da mulher adulta, assim como as que já possuem histórico de acne na adolescência ou tem pele oleosa.

Além disso, outros fatores podem desencadear o quadro quando a mulher já possui pré-disposição ao problema: estresse, o uso de produtos oleosos e comedogênicos, o consumo de alimentos de origem animal e laticínios (devido aos hormônios usados na criação dos animais) e o uso de alguns medicamentos.

Tratamentos para acne da mulher adulta

Os tratamentos para acne da mulher adulta são bem similares aos de outros tipos de acne.

O mais comum é utilizar produtos de uso tópico, como retinoides, ácido azeláico, alfahidroxiácidos e peróxido de benzoíla. A associação com contraceptivos hormonais combinados também costumam ser indicados, a fim de regular os níveis hormonais.

Procedimentos estéticos podem acelerar a melhora quando associados ao tratamento convencional, como o peeling químico, que ajuda no tratamento das lesões e sessões de laser e luz pulsada, que possuem ação anti-inflamatória.

Casos graves podem ser tratados com a Isotretinoína (Roacutan), no entanto, é um medicamento forte e que traz efeitos colaterais, portanto, só deve ser utilizado caso outros métodos de tratamento não tenham dado resultado e deve ter sempre o acompanhamento de um profissional.

A escolha do tratamento ideal depende das possíveis causas do problema e varia a cada caso. Por isso, é importante uma avaliação detalhada pelo médico que a acompanha.

Como prevenir este problema

A prevenção da acne da mulher adulta pode não ser muito efetiva quando à pré-disposição genética ou um caso persistente de acne juvenil, mas alguns hábitos e fatores podem ajudar a minimizar a ocorrência do problema:

  • Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete específico para seu tipo de pele;
  • Utilize géis secativos sobre as acnes já existentes. Assim você evita espremê-las, causando marcas e manchas na pele;
  • Evite o consumo de carne e laticínios;
  • Evite o uso de cosméticos e maquiagens oleosas e comedogênicas;
  • Evite picos de estresse, tensão e pressão emocional.

Claro que todas nós gostaríamos de deixar o problema da acne no passado, junto com a adolescência. Mas o fato é que a acne da mulher adulta existe e é bem comum. Portanto, caso você apresente o problema, não hesite em procurar um dermatologista, pois esse tipo de acne tem solução e os tratamentos podem te ajudar a voltar a ter uma pele bonita e saudável.

Você sofre de acne da mulher adulta? Faz algum tratamento? Compartilhe as suas experiências conosco nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */