Celulite

Açúcar causa celulite? Descubra e entenda a relação entre açúcar e as terríveis celulites!

Açúcar causa celulite

Não é de hoje que o açúcar é considerado um vilão para a saúde, em especial, o açúcar branco refinado.

Além de não trazer nenhum benefício à saúde, o açúcar é um alimento calórico que traz ganho de peso e de gordura localizada, é um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade e de diabetes dos tipos I e II, danifica e enfraquece os dentes, dificulta a absorção de cálcio pelo organismo e torna o sangue mais ácido.

E como se todos esses prejuízos já não fossem suficientes para reduzir o consumo deste alimento, ainda há mais um fator: o açúcar causa celulite.

É isso mesmo. Terror de muitas mulheres, o surgimento de celulites está sim ligado ao consumo de açúcar. Entenda como neste post.

Mas antes… O que é celulite?

A celulite – pesadelo da maioria das mulheres – é ocasionada por um acúmulo de gordura, água e toxinas que acabam alterando a estrutura da pele conferindo a famosa aparência de “casca de laranja”, cheia daqueles incômodos furinhos.

Ela aparece quando as camadas da pele possuem pouco tônus ou força para suportar a quantidade de gordura depositada sobre elas, resultando em ondulações na pele, característica marcante da celulite. Esse acúmulo de gordura prejudica a circulação sanguínea da região e, consequentemente a irrigação e nutrição das células, contribuindo para o agravamento do quadro de celulite.

O acúmulo de gordura, água e toxinas que causam a celulite ocorre por diversos fatores como sedentarismo, alterações hormonais, pré-disposição genética e o consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, carboidratos e açúcares.

Como o açúcar causa celulite

O açúcar é um alimento que faz parte da nossa dieta seja pela sua adição para adoçar bebidas, como ingrediente de receitas ou componente de produtos industrializados.

Que o açúcar é um composto nocivo à saúde, não é novidade, tanto que existem diversas campanhas no mundo que pregam a necessidade de se reduzir o consumo deste alimento.

Mas como o açúcar causa celulite? Qual a relação entre este composto e os incômodos furinhos na pele?

Bem, o açúcar é extremamente calórico e quando em excesso no organismo é convertido em gordura. Por outro lado, ele também afeta a produção de insulina no corpo, estimulando a deposição e armazenamento de gordura nos tecidos adiposos, gerando as incômodas gordurinhas localizadas. Além disso, o açúcar também causa a deterioração e envelhecimento do tecido conjuntivo (incluindo a pele e as fibras de colágeno), prejudicando o estado geral da pele.

A soma de todas essas ações do açúcar no nosso organismo é uma receita pronta para o aparecimento das celulites.

Como reduzir o consumo de açúcar

Se o açúcar causa celulite e diversos outros problemas para o corpo e saúde, é essencial reduzir o seu consumo no dia a dia.

O primeiro passo é retirar – ou pelo menos diminuir significativamente – os alimentos mais danosos e campeões em teor de açúcar: os produtos industrializados.

Doces como chocolate, balas, refrigerantes, entre outras gostosuras devem ser retiradas da dieta. Atenção também para os alimentos que além de possuírem alto teor de açúcar ainda são ricos em carboidratos, como pães, massas, bolachas e bolos, pois o carboidrato é convertido em açúcar no organismo e possui os mesmos efeitos nocivos.

Além disso, é importante controlar a adição de açúcar em bebidas como o cafezinho, chá, sucos, etc. Evite o açúcar branco refinado e prefira alternativas mais saudáveis, como mel, açúcar mascavo, de coco, demerara ou estévia, por exemplo.

A questão é que o açúcar causa celulite e outros males à beleza e saúde. Portanto, reduzir seu consumo é essencial. Sempre que for consumir um docinho, pense que você já consome açúcar diariamente através das frutas, vegetais e legumes e que esse açúcar extra é desnecessário e vai boicotar todos seus esforços para conter a celulite. Lembre-se: de nada adiantam os cremes e tratamentos anticelulite se você não mantiver uma dieta saudável e bem longe do açúcar.

Você consome muito açúcar no seu dia a dia? Sente que ele piora seu quadro de celulites? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */