Celulite Estrias

Conheça os 7 principais alimentos que causam estrias e celulites!

Quando o assunto é estética, as estrias e celulites são sem dúvidas as campeãs das reclamações femininas. Para ter ideia, os dois problemas atingem 90% das mulheres com mais de 35 anos.

As estrias são listras avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem na pele em decorrência de um estiramento excessivo da pele, que pode ser ocasionado por diversos fatores, como crescimento abrupto, ganho de peso repentino, efeito sanfona, implante de silicone, gravidez, ressecamento excessivo da pele e falta de elasticidade, entre outros.

Já as celulites são pequenos furos, ondulações e irregularidades na pele causadas pelo acúmulo de gordura subcutânea e retenção de líquidos e toxinas. Também pode ser causada por diversos fatores, como pré-disposição genética, alterações hormonais, sedentarismo, sobrepeso, etc.

Mas se existe um fator que influencia tanto no aparecimento de estrias como de celulites é a alimentação. Manter uma dieta desequilibrada, com alimentos pouco saudáveis pode facilitar muito o aparecimento destes incômodos estéticos.

Descubra neste post quais os 7 principais alimentos que causam estrias e celulites e elimine-os da sua dieta agora mesmo. Confira!

1. Frituras

Apesar de saborosas, as frituras e outros alimentos ricos em gordura são os maiores vilões da saúde da pele.

Alimentos com gordura trans e saturada são ricos em compostos oxidantes e pró-inflamatórios que além de desencadear processos inflamatórios na pele ainda provocam o sobrepeso e o acúmulo de gordura localizada, favorecendo ou agravando quadros de estrias e celulites.

No entanto, não é preciso ser radical e cortar todas as gorduras da alimentação. Alguns alimentos possuem gorduras boas e que são benéficas para a saúde, como os óleos vegetais, extraídos de sementes, castanhas e frutas como o coco e o abacate, por exemplo.

Além disso, fique de olho no que você consome no dia a dia. Prefira sempre alimentos cozidos, a vapor ou grelhados. No caso de carnes, dê preferência a carnes brancas e magras.

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2. Doces

Controlar o açúcar é um dos principais desafios de quem está sempre lutando contra a balança e, consequentemente, para quem quer se livrar das estrias e celulites.

Apesar do açúcar estar relacionado com o fornecimento de energia para o organismo, quando em excesso, ele é armazenado no corpo na forma de gordura.

Nas mulheres, essa gordura acumulada tende a ficar armazenada sob a pele, favorecendo o aparecimento dos furinhos e ondulações características da celulite.

Além disso, o consumo excessivo de açúcar pode levar ao sobrepeso, que favorece o surgimento de estrias.

Por isso, ele é um dos principais alimentos que causam estrias e celulites e devem ser reduzidos na dieta o quanto antes.

3. Alimentos ricos em sódio

Não é segredo que o sal é um inimigo da boa saúde. E com a beleza da pele não é diferente. O sal é um dos principais alimentos que causam estrias e celulites.

O sódio em excesso leva à retenção de líquidos, fator determinante no aparecimento das celulites. Além disso, o alto consumo de sal ainda resseca a pele, destaca e favorece o surgimento de estrias e atrapalha o processo de regeneração da pele.

O ideal é não consumir mais do que 2g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. No entanto, é preciso atentar-se ao fato que o sal consumido no dia não é apenas o usado na hora de cozinhar, mas também o contido em alimentos industrializados.

Alguns alimentos, em especial embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes possuem altas concentrações de sódio em sua composição. Por isso, sempre leia o rótulo.

4. Alimentos ricos em lactose

Os alimentos ricos em lactose, como leite, iogurte, queijo e outros derivados, possuem um efeito similar ao sódio em nosso corpo.

Eles facilitam a retenção de líquidos, deixando o corpo inchado e agravando ainda mais o quadro de celulite.

Assim, sempre que possível, opte por produtos zero lactose, já existem diversas alternativas disponíveis no mercado.

5. Carboidratos refinados

Os carboidratos refinados – presentes em pães, massas e bolachas – estão entre os alimentos que causam estrias e celulites.

Eles são metabolizados mais rapidamente pelo organismo, o que significa que eles são facilmente convertidos em açúcares e estes, quando em excesso, são transformados e acumulados no corpo na forma de gordura, que por sua vez, favorece o aparecimento de estrias e celulites.

Portanto, se você quer uma pele lisinha e uniforme, prefira alimentos que sejam fontes de carboidratos complexos, como os ingredientes integrais, legumes e frutas.

6. Álcool

O consumo de álcool em excesso também pode favorecer o surgimento de estrias e celulites.

Bebidas alcoólicas são diuréticas, causam desidratação, prejudicam a circulação sanguínea, causam a retenção de líquidos e ainda por cima são muito calóricas.

Todas essas calorias extras são convertidas em gordura pelo fígado e armazenadas no corpo. E quanto mais gordura acumulada, mais chance de desenvolver ou agravar quadros de estrias e celulites.

7. Alimentos processados

A maioria dos alimentos processados, como biscoitos, enlatados, embutidos, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos, entre outros são extremamente calóricos. Pior, são alimentos com calorias vazias, ou seja, que não trazem nenhum nutriente benéfico para a saúde.

Eles são ricos em sódio, carboidratos refinados, açúcares e gorduras, ingredientes que, como vimos acima, são determinantes no aparecimento de celulites e estrias.

Portanto, evite consumir muitos alimentos industrializados e prefira uma alimentação mais saudável, baseada em grãos integrais, frutas, carnes frescas, legumes e verduras.

Além de evitar esses alimentos na sua dieta, se você quiser se manter livre das estrias e celulites é importante manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e beber muita água.

Gostou do nosso post sobre alimentos que causam estrias e celulites? Então confira este outro artigo, que ao contrário deste, mostra alguns alimentos que ajudam a acabar com a celulite e que você pode consumir sem culpa!

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