Celulite

Conheça 6 alimentos que ajudam a acabar com a celulite

Alimentos que acabam com a celulite

A celulite é um problema recorrente no universo feminino. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 8 em cada 10 mulheres apresentam o problema em diferentes níveis de gravidade.

Resultado da inflamação das células da pele decorrente do acúmulo de toxinas no organismo e de lesões nas fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura subjacente a ela, a celulite faz com que a pele fique repuxada, o que confere o aspecto dos furinhos tão indesejados.

A celulite possui causas múltiplas, mas está relacionada principalmente ao acúmulo de gordura corporal e retenção de líquidos, que pode estar associada a questões genéticas, hormonais, e principalmente à má alimentação.

Mas se a ingestão de açúcares, gorduras e sal podem propiciar o surgimento desses furinhos, por outro lado, o consumo de alimentos que ajudam a acabar com a celulite também funciona. Conheça neste post quais são eles!

1. Folhas verde-escuras

Os vegetais de folhas verde-escuras – tais como couve, espinafre, agrião, rúcula, etc – são fonte de clorofila e atuam no corpo melhorando a circulação e desintoxicando o organismo. Isso evita o acúmulo de toxinas, a inflamação das células e as consequentes celulites.

Além disso, esses tipos de verduras são antioxidantes, combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

2. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas – como o morango, framboesa, amora, cranberry, mirtilo, goji berry e açaí – são alimentos que ajudam a acabar com a celulite graças às suas propriedades antioxidantes.

Ricas em vitaminas C e A, elas combatem os radicais livres, que danificam os tecidos, e fortalecem os vasos sanguíneos e linfáticos.

Além disso, apresentam baixo índice glicêmico e diminuem a produção de insulina.

Dez unidades dessas frutas por dia (in natura ou batidas em sucos e iogurtes) são suficientes para combater a celulite. No caso da polpa de açaí, o consumo ideal equivale a uma bola de sorvete.

3. Chá verde

O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um dos alimentos que ajudam a acabar com a celulite.

O consumo deste chá desintoxica, melhora a circulação, acelera o metabolismo e tem ação anti-inflamatória. Atenua os sintomas da retenção hídrica – um dos processos causadores das celulites – através da sua ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas através da urina. Ajuda também no controle de peso.

O ideal é beber duas xícaras por dia, para que, aos poucos, a celulite seja amenizada. Mas evite tomar o chá em jejum, pois pode provocar enjoo, e antes de dormir para não atrapalhar o sono.

4. Oleaginosas

As frutas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são ricas em vitamina E e ômega 3.

Possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células, evitando assim o surgimento da celulite.

5. Alimentos integrais

Os alimentos em suas versões integrais – farinha, arroz, pão – são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

Isso inibe a absorção de toxinas no processo digestivo e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

6. Frutas cítricas

As frutas cítricas – como o limão, laranja, tangerina e acerola – também são alimentos que ajudam a acabar com a celulite.

O seu consumo protege os vasos sanguíneos ajudando na circulação, limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado. Também atuam eliminando toxinas e reduzindo o volume das células.

As frutas cítricas podem ser consumidas em sucos, tempero de saladas ou in natura.

Além dos citados aqui, existem inúmeros outros alimentos que ajudam a acabar com a celulite. Ao apostar em uma dieta anticelulite, priorize um cardápio capaz de desintoxicar, desinflamar e melhorar a circulação, a fim de eliminar líquidos e toxinas e, consequentemente, o inchaço e celulite. Assim, com os alimentos certos, você conseguirá um bumbum e pernas bonitos, firmes e livres desses indesejáveis furinhos!

Você já consome esses alimentos no seu dia a dia? Sabia que eles podiam eliminar celulites? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */