Cuidados

Alimentos que clareiam a pele: 17 opções e seus benefícios

Alimentos que clareiam a pele

Diversos alimentos que clareiam a pele estão disponíveis diariamente em feiras e supermercados. Além de oferecerem nutrientes importantes para a manutenção da saúde, estes alimentos também oferecem valiosos recursos que tratam e clareiam a pele.

Os principais motivos que levam ao surgimento de manchas na pele são alimentação ruim, maquiagem em excesso, exposição prolongada ao sol e mudanças hormonais, além de estresse e insônia. Além de evitar situações que provoquem este problema, também é possível recorrer a uma alimentação baseada em alimentos que favoreçam o clareamento da pele.

17 alimentos que clareiam a pele e seus benefícios

Açafrão

Em qualquer relação de alimentos que clareiam a pele, você vai encontrar a indicação de consumo do açafrão. Planta herbácea da família do gengibre, o açafrão é rico em uma substância chamada curcumina, que além de combater os radicais livres também possui características anti-inflamatórias e antioxidantes.

Existem inúmeras receitas, nas quais é possível utilizar a planta, inclusive junto com arroz e em sopas. Também é possível consumir o açafrão em formato líquido: na água, mel e com outros ingredientes. As propriedades do açafrão favorecem o clareamento gradual da pele.

Amêndoas

A exposição ao sol é um grande vilão de quem quer clarear a pele. Entre os diferentes alimentos que clareiam a pele, as amêndoas têm o poder de combater dos efeitos nocivos do sol.

As amêndoas são plantas oleaginosas, com muita vitamina E, além de vários outros importantes nutrientes como ferro, fósforo, zinco e magnésio. A combinação destas propriedades resulta na proteção contra raios UV e proteção contra a desidratação e o envelhecimento da pele.

Além do clareamento, o consumo de amêndoas também ajuda no tratamento de problemas de pele como manchas, queimadura, lesões e até algumas doenças, entre elas a psoríase.

Arroz

Responsável por diversos benefícios à saúde, o arroz também está na lista dos alimentos que clareiam a pele. O consumo do arroz ajuda a manter a saúde do coração e regula a pressão das artérias, além de combater o mal colesterol.

O efeito sobre a pele se dá no consumo normal do arroz e também através da utilização da água de arroz na limpeza e hidratação do corpo. Por não apresentar contraindicações, o arroz será um grande aliado para quem deseja uma pele mais saudável e bonita.

Alimentos que clareiam a pele

Aveia

Fonte de inúmeros nutrientes necessários para nossa saúde, o consumo de aveia não pode faltar na nossa lista de alimentos que clareiam a pele. Os benefícios para o clareamento da pele se dão através do consumo direto e também utilizando o cereal como creme ou loção.

Cereal rico em vitaminas, proteínas e outros componentes importantes, a aveia hidrata a pele, facilita a limpeza de células mortas e favorece o clareamento do tecido epidérmico.

Azeite

O azeite é outro item que surpreende quem pesquisa os alimentos que clareiam a pele. Rico em vitaminas, aminoácidos e Omega-3, o azeite de oliva extra virgem também ajuda no cuidado da pele ao combater os radicais livres que levam ao envelhecimento.

O consumo diário de uma colher deste tipo de azeite ajuda a combater manchas, hidrata o tecido e clareia a pele. O aumento da elasticidade e o combate ao ressecamento da pele também são observados em quem tem por hábito consumir o azeite.

Batata doce

A vitamina A presente na batata doce faz com que ela mereça um lugar na relação de alimentos que clareiam a pele. O consumo deste alimento favorece a saúde da pele por diversos motivos: proteção contra os raios UV, hidratação do tecido e o clareamento são os principais benefícios.

E a batata comum também favorece o clareamento da pele, isto porque ela possui muito amido e vitamina C que combatem as manchas, aumentam o brilho e rejuvenescem o tecido.

Chá verde

O chá verde está em todas as listas de alimentos que clareiam a pele em razão do seu poder de combate ao envelhecimento. Os vários antioxidantes presentes no chá verde protegem dos efeitos provenientes da exposição ao sol e combatem a presença dos radicais livres.

Recomenda-se o consumo, duas vezes por semana, do chá verde em jejum pela manhã. Outras melhoras perceptíveis na pele serão a diminuição de manchas e acnes provocada pela hidratação que o chá causa no tecido.

Frutas vermelhas

Diversas frutas vermelhas possuem propriedades que as credenciam a estar na lista de alimentos que clareiam a pele. Framboesa, melancia, romã, amora, cereja, uvas vermelhas e maça são os destaques por serem alimentos saborosos, nutritivos e que oferecem à pele efeitos contra as inflamações, contra o envelhecimento e clareando o tecido.

Iogurte natural

Se você quer ter uma pele mais clara, limpa e saudável, aposte no iogurte natural. Seja através do consumo regular ou utilizando como ingrediente para confecção de um creme, o iogurte natural ajuda a esfoliar, limpar, clarear e hidratar a pele.

Laranja

Fonte imbatível de vitamina C, a laranja possui diversos nutrientes que favorecem a saúde e o rejuvenescimento da pele. Os principais benefícios do consumo da laranja são proteger dos efeitos dos raios solares, ser antioxidante e anti-inflamatória além de aliviar a tonalidade da pele.

Alimentos que clareiam a pele

Leite e derivados

O iogurte e o leite são alimentos que clareiam a pele, além de torna-la mais saudável. Ricos em aminoácidos e proteínas, o leite combate o surgimento de manchas e clareia a pele, além de dar mais firmeza e elasticidade ao tecido.

Morango

Outro alimento delicioso e nutritivo que clareia a pele é o morango. Os minerais e vitaminas presentes na fruta favorecem o clareamento da pele, reduzem manchas e auxiliam na limpeza profunda dos poros. Além de ingerir, pode-se usar o morango como creme na pele.

Peixe e óleo de peixe

Vários peixes, em especial o atum e o salmão, e também os óleos derivados de peixe, contribuem para o clareamento da pele. Consumindo in natura ou por meio de cápsulas, pode-se obter os benefícios do ômega 3 e da vitamina B presentes nestes alimentos. Eles ajudam na recuperação da pele, evitam que ela se resseque e contribuem para o clareamento.

Sementes de chia e girassol

Algumas sementes também devem constar na nossa lista de alimentos que clareiam a pele. Em especial as sementes de girassol e de chia devem constar no cardápio de quem quer ter uma pele mais bonita e clara.

Ambas as sementes possuem vários minerais, vitaminas, fibras e nutrientes, como cálcio e ácidos graxos importantes para nossa saúde e nossa pele. O resultado do consumo frequente é uma pele protegida do sol, com menos manchas e mais hidratada.

Vegetais

Nossa lista de alimentos que clareiam a pele estaria incompleta se não citássemos os vegetais de folha escura, os vermelhos e os roxos. Folhas como agrião, brócolis, couve, espinafre e rúcula favorecem o clareamento da pele, oferecem diversas vitaminas e protegem contra os efeitos nocivos do sol.

Já o consumo de folhas vermelhas e roxas, como alface roxa, berinjela, pimentão, tomate, entre outros, oferecem muita vitamina C, além de outros nutrientes que facilitam a circulação de sangue sob a pele, combatem processos de intoxicação das células locais e clareiam o tom do tecido.

Deixe um Comentário

/* ]]> */