Cabelos

Alopécia (perda de cabelos ou pelos): causas, sintomas e tratamento

Alopécia

Careca é aquela pessoa que sofre de calvície, um nome mais popular para alopécia, que pode abrir buracos entre seus cabelos, atinge homens e mulheres, pode ter várias causas e em muitos casos, tem tratamento. Saiba mais sobre 10 fatores que podem causar a alopécia e cuide bem de você.

Só para começar, é bom você saber que se seus cabelos estão rareando, não quer dizer que você vai ficar careca. E se seus cabelos estão caindo muito, também não quer dizer que vão desaparecer completamente.

Veja também – O que causa a calvície feminina? O problema tem cura? Descubra aqui!

Casos de queda de cabelo em mulheres são comuns e mais visíveis porque a maioria das mulheres usa cabelos compridos. Cabelos caem diariamente e aos montes, mas novos fios repõem os fios que se foram. Porém, se a queda for realmente intensa, você pode descobrir que está sofrendo de algum outro problema que causa a perda de cabelos. Perder cabelos não é doença, mas um aviso de que algo vai mal. Esteja alerta para este sintoma e cure a causa.

Hoje os médicos concordam que a alopécia tem várias causas e que deve haver um estudo do paciente para descobrir o que está causando a perda excessiva de cabelos e então formular uma ação corretiva, tratando o real problema.

Tem um tipo de alopécia que é natural e decorrente da idade. É chamada de alopécia androgenética, e atinge as pessoas após uma certa idade, vai aumentando, é mais severa com homens e ainda não tem cura, como não há cura para o envelhecimento. Essa forma de alopécia é causada pela conversão do hormônio testosterona em dihidrotestosterona, uma enzima que enfraquece os fios. Há tratamentos que diminuem os efeitos dessa perda de cabelos, mas trata-se de uma questão puramente estética, não há nada de errado com a sua saúde!

Eliminando a estética, se a alopécia for relacionada à saúde, veja aqui uma lista de causas que podem levar a uma severa perda de cabelos:

1 – Estresse

Caos urbano, nervosismo, trânsito. Todo mundo sabe o que faz mal e afeta o humor em cidades grandes. Mas trabalhos estressantes, situações emocionais fortes, momentos de dificuldade, podem causar alopécia. Neste caso, chá, calmantes naturais, visitas a um especialista e até tratamento médico para aliviar o stress. Lembrando que males como AVC e doenças do coração podem ser causados pelo excessivo nervoso.

2 – Anemia

Uma das causas da alopécia, a anemia diminui o ferro e o oxigênio do sangue, e couro cabeludo é afetado por receber menos irrigação, o que diminui a produção de cabelos. Este sintoma é tratado com melhoras na alimentação, mais ferro, encontrado em vegetais, carne vermelha e couves escuras e vitaminas.

3 – Cigarro

Gosta de fumar? Faça isso longe de mim, sim?

O cigarro diminui a irrigação para as extremidades do corpo. Em casos mais extremos, chega a causar amputação de dedos das mãos, dos pés, orelhas e nariz. Imagine!

Depois de anos fumando, principalmente os homens podem ter o rareamento dos cabelos como sintoma da falta de oxigenação no sangue por causa do ressecamento dos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo.

4 – Micose

As famosas micoses do cabelo, muitas causadas por fungos, podem ser tratadas e revertidas com mais facilidade que a maioria dos males. Em geral, cabelo muito oleoso e dormir com os cabelos molhados com frequência pode causar micoses, que vão causar alopécia.

5 – Problemas intestinais

Muitas doenças intestinais inflamatórias atacam o aparelho digestório e causam alopécia. Falta de zinco na alimentação, por exemplo, pode causar muitas inflamações. Novamente, a cura está na alimentação correta e ingestão de vitaminas.

6 – Síndrome metabólica

O nome “síndrome” define uma série de sintomas juntos. E a síndrome metabólica pode ter várias causas que levam à alopécia:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Triglicérides alto.

Juntas ou separadas, estas doenças podem ser causadoras de alopécia. E você tem que tratar a causa para curar o sintoma. Visitas regulares ao médico ajudam a prevenir e diagnosticar estes males quando ainda estão começando. Cuide-se bem!

7 – Doença renal crônica

Mais um caso de moléstia grave que pode levar a males secundários, como a alopécia.

A doença renal crônica causa uma série de distúrbios à sua saúde:

  • Cãibras;
  • Dores de cabeça;
  • Inchaços;
  • Náuseas,
  • Calvície.

Se os rins não estão fazendo bem seu trabalho, o corpo todo padece. Alopécia, nesses casos, é o menor dos males. Novamente, o tratamento depende de um diagnóstico acertado e tratamento médico.

8 – Disfunções da tireoide

Novamente uma origem hormonal para a alopécia. O hipertireoidismo pode ser grave ou brando, mas o sintoma de perda de cabelos pode acontecer nos dois casos. Novamente, só o acompanhamento médico pode solucionar este problema e curar os sintomas.

9 – Sífilis

Treponema Pallidum é o nome da doença infecciosa sexualmente transmissível que gera a sífilis, doença que debilita o corpo e pode até matar. E um de seus sintomas é a alopécia. Manchas pelo corpo, febres e dores são outros sintomas. E tudo isso pode ser evitado com camisinha. E tratado com vacinas e antibióticos. Mas claro que a prevenção ainda é o melhor remédio.

10 – Ovário policístico

Ovários policísticos causam aumento de hormônio, a testosterona em mulheres. Alguns sintomas são:

  • Espinhas;
  • Excesso de pelos pelo corpo;
  • Ciclo menstrual prejudicado, irregular;
  • Alopécia.

O tratamento deve ser feito com observação de um especialista.

Como já deu para perceber, a maioria das doenças e males que causam a alopécia podem ser facilmente evitadas com boa alimentação, exercícios, noites de sono bem aproveitadas, cuidados básicos com a saúde e cuidados pessoas bem simples e corriqueiros. E caso alguma dessas doenças ocorrer, as visitas regulares aos médicos serão o melhor modo de cuidar de cabelos e corpo. E se algum destes males atacar seus cabelos, fique contente de ter sido apenas um sintoma menor, que serviu como aviso e cuide bem de você.

Claro que nem tudo a gente evita, mas a maioria dos problemas nesta lista você pode tratar e curar. E a gente sempre tem dicas aqui no site para deixar seus cabelos mais bonitos e sempre bem cuidados. Apareça sempre, cuide-se bem e fique linda!

Deixe um Comentário

/* ]]> */