Cabelos

Ampolas capilares: o que são e como utilizá-las?

As ampolas capilares têm sido bastante utilizadas pela maioria das mulheres, inclusive muitas famosas estão aderindo a essa nova moda de tratamento para os cabelos. Mas afinal, o que é esse produto?

As ampolas capilares são, de uma forma bem simplificada, vitaminas disponibilizadas em pequenos vidrinhos que podem ser compradas em farmácias, supermercados e lojas de cosméticos.

Os produtinhos podem ser encontrados em diferentes marcas, fabricantes e vitaminas, que também possuem objetivos distintos, seja para a limpeza, nutrição, maciez, brilho, hidratação, reparação de pontas duplas, reconstrução dos fios e do couro cabeludo, entre outros.

Mas o que torna esse tipo de tratamento tão popular é o fato de que o produto age em poucos minutos com uma fórmula concentrada e substâncias específicas para as necessidades do cabelo, deixando-o mais forte e hidratado.

O pouco conteúdo nos vidrinhos se explica pelo fato de as ampolas serem vendidas apenas em dosagem única. Ou seja, elas podem ser usadas uma única vez no cabelo, já que se tratam de vitaminas e que, mesmo sendo benéficas à saúde capilar, jamais devem ser utilizadas em excesso nos fios.

No mais, as ampolas capilares podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelos, sejam virgens ou quimicamente tratados. No entanto, como cada uma possui ativos diferentes para cada tipo de tratamento, é importante estar atenta ao seu modo de aplicação e nas instruções do produto fornecidas pelas marcas e fabricantes para obter os resultados desejados nas mechas.

Como usar as ampolas capilares?

Muitas mulheres acabam cometendo erros bobos na hora de usar as ampolas capilares. Pois não basta misturar no shampoo, no condicionador ou no creme de hidratação, para conseguir o resultado desejado, é preciso seguir as orientações do fabricante, que geralmente vêm estampadas na embalagem, já que cada tipo de ampola tem uma recomendação específica que deve ser seguida para que o tratamento seja eficaz e traga os resultados esperados.

As ampolas capilares de limpeza, por exemplo, servem para tirar os resíduos do couro cabeludo, fazer uma higienização profunda e equilibrar a oleosidade. Devem ser usadas antes do banho, diretamente no couro cabeludo. O produto deve agir por cinco minutos, depois, pode-se lavar o cabelo normalmente. Dependendo da necessidade dos cabelos, as ampolas de limpeza podem ser aplicadas de duas a três vezes por semana.

Diferente do que muitas mulheres pensam, as ampolas capilares de hidratação não devem ser aplicadas nos cabelos encharcados e nem misturadas em outros produtos. O correto é usar a ampola nos cabelos limpos e úmidos, massagear bem todo o comprimento do cabelo, deixar agir por cinco minutos e enxaguar. Não se deve misturar a ampola com outros produtos, pois você corre o risco de, sem querer, acabar misturando ingredientes incompatíveis que podem fazer mal ou até piorar a situação dos fios.

O tratamento feito com as ampolas capilares de reconstrução do couro cabeludo age dentro do cabelo, fazendo uma construção capilar dentro da cutícula. Esse tipo de ampola pode ser aplicada da mesma forma das ampolas de hidratação. Se quiser, você pode aplicar um pouco de condicionador depois que retirar a ampola.

Porém, se você nunca usou uma ampola capilar antes, o modo básico e mais comum de utilizá-las é da seguinte forma:

Passo 1: Lave bem os cabelos

Primeiro, lave bem os seus cabelos com o shampoo que você usa diariamente. Enxágue bem e, em seguida, seque-os com a ajuda de uma toalha, sem esfregá-la nos fios, apenas amassando-os delicadamente.

Passo 2: Aplique a ampola

Aplique a ampola que você comprou no comprimento ou couro cabeludo, dependendo da fórmula ou objetivo do produto. Massageie bem com os dedos, de forma suave, por cerca de cinco minutos ou pelo tempo recomendado na embalagem.

Passo 3: Enxágue e finalize

Depois da aplicação correta da ampola, basta enxaguar os cabelos em água morna ou fria como de costume, cuidando para que todos os resíduos do produto sejam removidos completamente dos fios. Se assim sugerirem as instruções da embalagem, aplique um condicionador para fechar as cutículas dos cabelos.

Quando usar as ampolas capilares?

Neste caso, do mesma forma que acontece com o modo de uso, as ampolas capilares possuem períodos diferentes entre cada aplicação, de acordo com as fórmulas e objetivos de cada uma. No geral, a recomendação é para que elas sejam aplicadas nos cabelos a cada 15 dias para reforçar o tratamento de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Além disso, especialistas indicam que esses produtos devem ser a opção em períodos em que os fios estejam porosos, com muito frizz e pontas duplas. Por isso, é indicado que você consulte um profissional antes de começar o seu tratamento com as ampolas capilares, descobrindo qual é o tipo mais indicado para você e se esse seria realmente o melhor tratamento para os seus fios e mechas.

Agora que você já sabe como utilizar as ampolas capilares e quais os principais tipos, nós iremos te ajudar a escolher o tipo ideal para os seus fios de acordo com o tipo e o estado do seu cabelo. As prateleiras das principais farmácias, mercados e lojas de cosméticos estão cheias desses produtos. Veja a seguir como escolher a mais indicada pra as necessidades do seu cabelo:

  • Vitamina D: ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.
  • Vitamina E: nutre os fios profundamente, trazendo bons resultados para cabelos extremamente secos e sem vida, que já haviam sido danificados.
  • Extrato de uva: deixa os cabelos mais brilhantes e sedosos, dando um aspecto de leveza e equilíbrio aos seus fios e mechas.
  • Extrato de bambu: fortalece a raiz e estimula o crescimento dos fios.
  • Óleo de argan: ajuda na reconstrução capilar, hidrata, fortalece e dá brilho ao cabelo. Favorece também os fios que são oleosos na raiz e secos nas pontas, deixando-os com aspecto mais brilhoso e saudável.
  • Manteiga de murumuru:  extraída de um fruto tipicamente amazônico, a manteiga de murumuru recupera os fios das agressões externas, proporcionando brilho e hidratação.

Agora que você já as conhece, espero que você consiga desfrutar dos benefícios das ampolas capilares.

Leave a Comment

/* ]]> */