Cabelos

Argila branca para cabelo: conheça os benefícios e como usar

Argila branca para cabelo

Não é de hoje que existem tratamentos específicos para a pele com o uso de argila, certo? Mas e de argila branca para cabelo, você já ouviu falar? Não? Fique tranquila! Neste post todas as dúvidas serão esclarecidas e você saberá como o uso desse produto só vai fazer muito bem para suas madeixas.

As maravilhas da argila branca

A argila é retirada da terra e é uma ótima opção de tratamento caseiro, pois estimula a oxigenação do bulbo capilar, reduz a queda, desintoxica o couro cabeludo e reduz drasticamente a oleosidade, aumentando a saúde dos fios e ajudando no seu crescimento.

Veja também – Óleo de coco para cabelo: como e por que usar?

Apesar de existirem vários tipos de argila para diferentes fins e tratamentos, a argila branca para cabelo é a mais indicada, pois ela serve para todos os tipos de cabelo, já que é a mais leve e suave de todas e poder ser usada para hidratar as madeixas de forma profunda e com muita limpeza.

Ela também é mais que perfeita para as loiras ou platinadas, porque mantém de maneira satisfatória a cor e ainda é a que melhor elimina todos tipos de resíduos e toxinas com eficácia.

Além do mais, devolve toda a queratina perdida por conta de desgaste químico ou natural, repõe as proteínas e sela os fios com eficientes elementos em sua fórmula que nutrem e hidratam ao mesmo tempo.

Preparando e aplicando a argila

  • 1º PASSO: Em um recipiente de vidro ou plástico (este segundo desenvolvido somente para os fins estéticos), coloque 4 colheres de sopa da argila branca para cabelo e acrescente a água (fervida, filtrada ou desmineralizada) aos poucos, para que a mistura não fique nem grossa demais ou líquida em excesso;
  • 2º PASSO: Com os cabelos lavados e limpos, utilize a ajuda de um pincel para espalhar toda a pasta pelo couro cabeludo;
  • 3º PASSO: Massageie delicadamente o couro cabeludo;
  • 4º PASSO: Deixe agira de 10 a 20 minutos no máximo, é muito importante que você obedeça este tempo, pois a argila pode ressecar e danificar ainda mais os fios se usada de forma inapropriada;
  • 5º PASSO: Enxague com água morna e deixe secar de forma natural ou com a ajuda de um secador.

Argila nos fios: uma hidratação poderosa

O passo a passo explicado acima não pode ser aplicado aos fios, pois a argila branca para cabelo pode causar danificá-los ainda mais, o que não é o esperado neste tratamento. Porém, a argila também pode ser usada nos fios a fim de hidratar com um outro procedimento, que também é muito simples e pode ser feito em casa.

  • 1º PASSO: Misture 2 colheres de sopa de argila com 4 colheres de sopa de máscara hidratante de sua preferência (não se recomenda a máscara roxa para este fim);
  • 2º PASSO: Lave muito bem os fios apenas com o uso de seu shampoo habitual;
  • 3º PASSO: Aplique a mistura mecha a mecha com a ajuda de um pincel;
  • 4º PASSO: Deixe a argila branca para cabelo agir por 15 minutos;
  • 5º PASSO: Enxague com água e finalize com o uso de um condicionador.

DICA DE OURO: Depois que sua mistura estiver pronta, opte por acrescentar um pouco de mel ou água de coco ou clara de ovo, porque estes três ingredientes tem o poder de hidratar o cabelo sem deixá-lo oleoso e pesado.

Vinagre de maçã: um aliado de peso

Se você quer melhorar ainda mais o efeito da argila branca para cabelo, uma dica é usar o vinagre de maçã: um aditivo natural e que conversa muito bem com a argila, fazendo a composição ficar ainda mais poderosa e trazendo resultados maravilhosos, principalmente se deseja tratar problemas com caspa e seborreia.

Para aumentar ainda mais o brilho das suas madeixas, não use o vinagre de maçã no lugar da água como algumas pessoas dizem, é necessário que o vinagre e a água trabalhem juntos para o processo ser mais eficaz.

Veja também – Como acabar com a caspa com 3 soluções caseiras

Entretanto deve-se tomar um cuidado extra quanto a medida, as 4 colheres de sopa de argila permanecem no processo, mas a água e o vinagre devem ser colocados de forma equilibrada até que tudo fique homogêneo, novamente: nada muito grosso e nem muito líquido.

Existem outros aditivos para tratar os fios junto com a argila branca para cabelo, caso você não esteja confiante em usar o vinagre de maçã. Dentre eles, os mais recomendados e que apresentam melhores resultados no final são:

  • Água de coco
  • Iogurte
  • Leite de coco
  • Chá de camomila
  • Chá de Alecrim

Alguns cuidados extras

Como pode ser percebido até aqui, a argila branca para cabelo é o produto perfeito para quem deseja fazer uma limpeza profunda de forma mais natural, sem utilizar os famosos shampoos antirresiduos, já que a própria argila age como um.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados durante e depois da aplicação da argila, pois isso ajuda a manter a saúde e o equilíbrio no couro cabeludo:

  • Cuidado ao misturar a argila com óleos essenciais, certifique-se de que este corresponde ao seu objetivo e tipo de cabelo;
  • Respeite as medidas e o tempo do procedimento, a argila pode piorar a saúde do cabelo se estes limites não forem respeitados;
  • Argila em excesso pode fazer mal para a saúde capilar, portanto nada de fazer o tratamento duas ou três vezes por semana, prefira fazer a cada 15 dias;
  • Ao misturar e aplicar argila não use nada de metal;
  • Nunca esfregue a argila na raiz ou fios, pois isto causa atrito e pode danificar ainda mais as madeixas.

É perceptível que a argila branca para cabelo traz resultados positivos, deixando as madeixas macias e brilhantes logo na primeira aplicação, além de limpar e esfoliar o couro cabeludo com um produto mais em conta e de alta qualidade.

Portanto, se você está insatisfeita com seu cabelo, pois ele se encontra muito oleoso, quebradiço, opaco, seco, sem brilho e sem vida, opte pelo tratamento com argila branca para cuidar da sua saúde capilar da melhor maneira possível, sem nenhum estresse ou desespero.

Deixe um Comentário

/* ]]> */