Cabelos

Azul de metileno para pintar os cabelos? Veja como!

Provavelmente, desde o início dos tempos as mulheres gostam de cuidar de si mesmas, da sua imagem, seja de uma maneira mais convencional ou de uma maneira diferente – como pintando os fios com azul de metileno.

Como no caso da cor dos cabelos, por exemplo. Algumas mulheres preferem manter os fios na cor natural, outras preferem mudar os fios para um tom mais claro ou escuro, ainda tem aquelas que preferem aderir cores diferentes, como o azul, verde, roxo, rosa, laranja ou amarelo.

E a melhor parte disso é que hoje é possível fazer essa mudança em casa e gastando super pouco. Quem já pinta o cabelo com as chamadas cores fantasias – essas cores que citei acima – sabem que ser colorido não é algo tão acessível.

Fazer uma mudança dessas no salão custa caro, e ainda assim fazendo-a em casa acaba sendo caro se você optar por usar as tintas fantasias. Mas a boa notícia é que é possível mudar o visual sem gastar muito. E como isso é possível? Simples, com um produto que chamamos de azul de metileno.

O azul de metileno nada mais é que um antisséptico – sim, ele é um remédio – que pode ser facilmente ser encontrado em qualquer farmácia do seu bairro e a um preço super acessível. Ele pode variar um pouco de valor dependendo da farmácia e até mesmo da cidade onde você mora, mas creio que ele não passe dos 10 reais.

Como o próprio nome já diz o azul de metileno deixa o cabelo azul. Você tem duas opções ao usar o azul de metileno: deixar o seu cabelo totalmente azul ou fazer o efeito preto azulado nos fios pretos.

No caso de você optar por deixar os fios totalmente azul, seja mechas ou o cabelo por inteiro, será necessário descolorir os fios. Uma das outras vantagens do azul de metileno é que você pode fazer várias tonalidades de azul. Por exemplo, quanto menor for a quantidade de azul de metileno mais claro ficará o tom de azul.

O mesmo vale para uma situação inversa, quanto maior for a quantidade de azul de metileno mais escuro ficará o tom de azul, aí é da sua escolha.

Como pintar o cabelo com azul de metileno

Antes de passar os demais utensílios que você precisará para pintar seu cabelo com azul de metileno aí vai uma dica de quem pinta o cabelo há algum tempo: ouvi essa dica não lembro exatamente de quem, mas antes de usar o azul de metileno ou até mesmo a violeta genciana é legal deixar o potinho do produto aberto por cerca de 24 horas.

Isso porque ambos os produtos possuem álcool em sua composição, o que pode ajudar no ressecamento dos fios causado pela descoloração. Não sei se é mito ou verdade, mas não custa nada seguir a dica. Afinal de contas, toda dica é super bem-vinda quando se trata da saúde dos fios.

Bom, dica anotada, vamos aos demais ingredientes que você vai precisar para pintar os fios com azul de metileno.

  1. Pó descolorante
  2. Água oxigenada volume 30 ou 40
  3. Pincel de tintura
  4. Pote (preferencialmente de plástico)
  5. Creme para cabelo branco (precisa ser branco e já vou explicar o porquê)
  6. Presilhas
  7. Pente
  8. Luvas
  9. E aqui vai mais um segredo: além do azul de metileno você vai precisar também de violeta genciana.

Antes de tudo, separe o seu cabelo em mechas, pequenas mechas – quanto menor for a mecha, mais profundamente a água oxigenada vai penetrar nos seus fios -. Se você separar em mechas muitos largas a probabilidade do seu cabelo ficar manchado vai ser grande.

Por isso é muito importante separar o cabelo em pequenas mechas – prenda as mechas com as presilhas. Antes de fazer qualquer coisa se proteja com uma toalha velha ou com uma camiseta velha que você já tenha usado para fazer tinturas, a probabilidade de você se manchar com a água oxigenada é muito grande, e essa probabilidade é muito maior na hora da aplicação do VG e do AM.

Descoloração

Com as luvas faça a mistura para descolorir os fios. A medida é de 50g de pó descolorante para cada 100g de água oxigenada. Se você não souber fazer por medidas você pode se guiar pela textura da mistura. É preciso que a mistura fique parecido com uma pasta, mas não pode ser nem muito dura ou muito mole.

Mas se for a primeira vez que você descolore os cabelos é melhor seguir as medidas. A quantidade também vai variar com o tamanho da área que você vai descolorir. Obviamente se você pretende descolorir uma grande parte do cabelo a quantidade será maior, assim como se você for fazer apenas uma mecha ou mechas a quantidade será relativamente menor.

Agora é só aplicar nas mechas que você separou e deixar agir por cerca de 30 a 45 minutos. Isso vai depender muito do seu cabelo, se for um cabelo que já esteja danificado por colorações anteriores – ou muito fino – é melhor deixar agir num período de tempo menor.

O segredo para que o seu cabelo consiga absorver ao máximo o azul é deixando os fios os mais claro possível, quanto mais claro estiverem os fios mais azul o seu cabelo vai ficar. Para isso é legal você optar por aqueles pós descolorantes azuis e que descolorem até 7 tons. A probabilidade de você chegar num tom perfeito para o azul é muito maior.

Dando o tempo recomendado lave bem os cabelos e seque-os para a próxima fase.

Aplicando o azul de metileno

Com os fios secos e mais uma vez separados em pequenas mechas, faça a mistura. No pote você vai colocar a mesma quantidade de azul de metileno e de violeta genciana.

Mas você deve estar se perguntando: por que usar a violeta genciana já que vou pintar o cabelo de azul? Simples, porque a violeta serve como neutralizador da base do cabelo. Basicamente, quando seu cabelo começar a desbotar ele não vai ficar verde, o que pode acontecer caso você não use a VG na mistura. Por isso é importante utilizar os dois.

A proporção de azul pode variar dependendo do tom de azul que você quer, se deseja um azul turquesa é importante sempre colocar uma quantidade maior de azul de metileno.

Já a quantidade de creme também vai depender do tamanho da região que você vai pintar. Para uma área relativamente grande você pode usar 8 colheres de sopa de creme branco. Se você já tiver pintado o cabelo antes você vai conseguir ter uma noção da quantidade de creme só de olhar.

Não esqueça: é de extrema importância o creme ser branco. E por que? Bom. voltamos ao verde mais uma vez. Se você usar um creme de uma tonalidade que não seja branco você corre grande risco do seu cabelo ficar verde ao invés de azul, por isso é preciso escolher uma base branca para aplicar o azul de metileno.

Agora é só aplicar a mistura no cabelo e deixar agir por, pelo menos, uma hora e meia. Sim, ele demora muito mais tempo que uma tinta normal, mas esse tempo é necessário para que a tinta fixe bem nos fios. Quanto mais tempo você deixar, melhor.

Sem contar que, quanto mais tempo você deixar a mistura agir nos fios, mais tempo você vai ficar sem tingir o cabelo, principalmente porque o azul desbota mais muito mais rápido que o roxo, por exemplo.

Ah, não esqueça de passar um creme de corpo pelo rosto e pelas outras áreas que podem cair tinta, o azul de metileno mancha muito e você com certeza não vai querer sair na rua com o rosto azul.

Pode ser que na primeira aplicação os fios não fiquem no tom que você quer, mas aí é só ir reaplicando a mistura. E não se esqueça: toda vez que for aplicar seque os fios com o secador, isso porque o secador ajuda a selar as cutículas e a manter a cor por mais tempo.

É isso, agora é só aproveitar o azul e ir reaplicando a mistura conforme ela for desbotando.

Leave a Comment

/* ]]> */