Estrias

Babosa para estrias: conheça 5 receitas para eliminar as lesões!

Babosa para estrias

As estrias são linhas avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem na pele em decorrência do rompimento de fibras elásticas, causado pelo estiramento excessivo da pele, seja por ganho excessivo de peso, gravidez, crescimento acelerado, entre outros fatores.

Mas a questão é que essas marcas incomodam e constrangem algumas mulheres, que se sentem pouco à vontade em exibir a pele com essas lesões, o que faz com que surjam inúmeros produtos e tratamentos que visam melhorar o aspecto das estrias no corpo.

Veja também – Tratamento com Striat: reduza as estrias em até 80% com esta solução estética

No entanto, a solução para as estrias pode estar mais perto do que você imagina, em uma planta bastante comum, chamada babosa ou aloe vera.

Planta conhecida pelos seus benefícios para a pele e cabelos, a babosa tem sido utilizada com sucesso no tratamento de estrias, atenuando o seu aspecto sem agredir a pele ou trazer riscos à saúde.

Conheça neste post as propriedades e benefícios da babosa para estrias e 5 receitas que utilizam essa folha para tratamento dessas lesões.

Propriedades e benefícios da babosa para estrias

A babosa – também conhecida como aloe vera – é rica em diversos nutrientes e possui diferentes ativos em sua composição, como lignina, saponinas, minerais (como o cálcio, potássio, magnésio, zinco, cromo, cobre, ferro e manganês), betacaroteno, vitaminas do complexo B, C, E, colina e ácido fólico.

Essa riqueza nutricional da babosa a torna uma planta poderosa, utilizada no tratamento de doenças e também como ingrediente de tratamentos estéticos relacionados à beleza da pele e cabelos.

Veja também – Estrias pós-silicone: a prótese mamária pode causar estrias?

No tratamento de estrias, a babosa atua na regeneração celular da área afetada, estimulando a renovação da pele e, consequentemente, ativando e estimulando a produção de colágeno e elastina, que traz mais elasticidade e firmeza aos tecidos, diminuindo o tamanho e textura das estrias.

Além disso, possui ação nutritiva e hidratante que atenua a aparência das estrias existentes na pele e previnem a formação de novas lesões. Também tem poder anti-inflamatório, que atua principalmente sobre as estrias recentes e de coloração vermelha, onde ainda há um processo inflamatório em andamento.

Quando combinada com outros ingredientes em cremes e receitas, os benefícios da babosa para estrias se potencializam, melhorando ainda mais o aspecto dessas lesões na pele. Conheça a seguir algumas receitas para o tratamento de estrias.

1. Folha de babosa para estrias

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa grande.

Preparo e aplicação:

Neste tratamento, é utilizado somente o gel contido dentro da folha da babosa.

Basta cortar a folha ao meio e você verá uma sustância gelatinosa. Retire este gel da folha e aplique-o sobre as estrias, massageando suavemente até que ele seja completamente absorvido pela pele. Depois, deixe agir por 10 minutos e enxágue com água morna.

Repita o procedimento pelo menos duas vezes por semana para alcançar resultados na atenuação das estrias.

2. Creme de babosa

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de azeite de oliva;
  • 1 folha de babosa.

Preparo e aplicação:

Limpe a folha de babosa e retire a sua polpa (gel). Em um recipiente, misture a polpa com o óleo de azeite até obter uma mistura homogênea.

Aplique o creme nas regiões afetadas pelas estrias pelo menos duas vezes ao dia, até atingir resultados satisfatórios.

O creme pode ser conservado por dias se guardado na geladeira e em um recipiente fechado.

Vale salientar que esta receita é especialmente efetiva por que além dos benefícios da babosa para estrias, ela ainda conta com os benefícios do azeite de oliva, que é rico em ácido oleico, substância antioxidante e altamente hidratante.

3. Creme de babosa com abacate

Ingredientes

  • 1 folha de babosa;
  • 1 abacate;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Preparo e aplicação:

Misture a polpa do abacate, o gel da babosa e óleo em um recipiente até obter um creme homogêneo.

Aplique na área afetada pelas estrias e deixe agir por 20 minutos para que seus ativos sejam absorvidos pela pele. Depois desse período é só enxaguar com água morna ou fria.

Realize a aplicação pelo menos duas vezes por semana para alcançar bons resultados.

4. Creme caseiro de babosa

Ingredientes:

  • 1/2 abacate;
  • 1 folha de babosa;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de açúcar.

Preparo e aplicação:

Bata a polpa do abacate, o gel da babosa e os óleos no liquidificador até obter uma pasta suave. Coloque em um recipiente e adicione o açúcar.

Aplique essa mistura nas áreas afetadas pelas estrias realizando movimentos circulares, deixando atuar durante 20 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria.

Além dos benefícios dos óleos e babosa para estrias, essa receita também realiza uma leve esfoliação na pele graças ao açúcar, aumentando a efetividade desse creme no tratamento dessas lesões.

5. Óleo caseiro de babosa

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa;
  • 1 frasco de 100ml de óleo de amêndoas;
  • 1 ampola de Arovit (vitamina A, encontrada em farmácias);
  • 2 tampinhas de Bepantol líquido.

Preparo e aplicação:

Misture em um recipiente o óleo de amêndoas, o Arovit e o Bepantol. Em seguida, corte a folha de babosa e pingue 20 gotas do sumo da planta na mistura.

Aplique essa mistura sobre a área afetada pelas estrias massageando a região com movimentos circulares até a pele a absorva por completo. Use diariamente para obter bons resultados. O produto pode ser guardado em um recipiente fechado em temperatura ambiente.

Veja também – Estrias roxas, vermelhas e brancas: conheça os diferentes tipos de estrias e saiba o que fazer em cada caso

É importante ressaltar que o uso de babosa para estrias traz bons resultados, mas não faz milagre. Como todo tratamento natural, o tempo para surgirem resultados é mais longo do que em procedimentos cosméticos ou estéticos. Além disso, a melhora é gradativa, por isso, é importante ter disciplina e fazer o tratamento regularmente.

Você já conhecia os benefícios da babosa para estrias? Já fez algum desses tratamentos? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um Comentário

/* ]]> */