Cabelos

Banding nos cabelos crespos e cacheados: veja como funciona

Cabelos crespos ou cacheados estão sempre com mais volume que comprimento. Com a técnica do banding nos cabelos crespos e cacheados, os fios terão mais tamanho, mais comprimento, e claro, o volume costuma diminuir. Saiba mais aqui sobre como usar a técnica do banding para deixar seus cabelos mais longos.

Ninguém que tenha cabelos crespos ou cacheados acha que seus cabelos são mesmo daquele tamanho. Toda menina já brincou de esticar os cabelos, comparar com o tamanho das mechas da amiga, ou até, num momento de revolta, puxou os cabelos e os esticou por querer que eles fossem maiores ou crescessem mais rápido.

Esticar os cabelos só um pouquinho é uma coisa bem difícil de fazer usando a chapinha. Sem contar que a gente sempre diz aqui do perigo para os cabelos, para a pele, para o couro cabeludo, o uso de água muito quente ou chapinha. Pode usar? Claro, só que abusar pode dar mais trabalho depois.

Se suas molinhas de cabelos forem muito juntas e o cabelo for cada vez mais para o crespo, mais o efeito de encurtamento vai se pronunciar.

Usar a técnica do banding é para ajudar seus cabelos a ficarem maiores. Você vai aumentar o comprimento dos seus cabelos sem precisar de apliques, perucas, truques ou chapinhas. O melhor de tudo é ter uma alternativa mais barata que u tratamento complicado e demorado de salão, cheio de etapas e procedimentos ou apelar para a chapinha, que inspira cuidados, pode danificar os cabelos, dá mais trabalho e além dos riscos que seus cachos correm com o metal fervendo, o processo precisa ser repetido constantemente. E claro, todo mundo sabe o que acontece com os cabelos quando você faz a chapinha e chove.

Você, sua pele e seus cabelos correm o mesmo perigo de usar chapinha quando você toma banho com a água muito quente ou usa o secador de cabelos, a touca para secar e o permanente, para alisar os fios cacheados ou crespos. Quentinho é gostoso, mas muito calor faz mal. E pensando nisso a gente preparou essas dicas de como usar a técnica do banding para deixar seu cabelo mais comprido e sem nada que prejudique os fios ou a pele.

Crescimento acelerado dos cabelos? Qual o milagre?

É possível ganhar alguns centímetros de comprimento dos cabelos sem perder a definição de seus lindos cachos. Mas se você quiser, é possível deixar seus cabelos mais lisos com uma técnica mais simples e que dura mais que a maioria dos tratamentos.

A ideia do banding não é alisar o cabelo, é ajudar a diminuir o encurtamento natural dos cabelos crespos e cacheados. A técnica não é para esticar os cachos, mas diminuir o efeito de encolhimento tão natural em cabelos crespos ou cacheados.

Vamos usar alguns acessórios bem fáceis de aplicar para aumentar o comprimento dos seus cabelos. Sem permanente. Uma hora os fios voltam ao tamanho natural, mas vai ser fácil e seguro aplicar de novo um tratamento de banding.

Para fazer o banding, você vai precisar de uns elásticos específicos para a tarefa. Nada de metal neles. O melhor elástico para este tratamento é aquele de tecido puro, para não danificar ou quebrar os cabelos.

Xuxinha, calcinha, borrachinha, presilha de pano. Os nomes de elásticos de cabelo variam muito por aí. Mas é só você escolher os elásticos longos e maleáveis o suficiente para envolver o seu cabelo sem machucar. Não precisam ser elásticos enormes. Você não vai envelopar todo o cabelo, só vai criar uma resistência ao formato natural deles e fazer com que estiquem naturalmente por um tempo.

O processo é rápido. Dá para fazer o banding um pouco antes de dormir e passar a noite com a aplicação, o que vai potencializar os resultados.

E uma outra dica bem prática é molhar os elásticos em óleo para preservar a oleosidade natural dos cabelos. Mas sem encharcar, só deixar os elásticos um pouco úmidos.

Óleo vegetal, especialmente o óleo de coco, é o ideal para a tarefa.

Vamos ao passo a passo para fazer o banding

Lavou os cabelos? Enxugue bem. E comece a separar os cabelos em mechas grandes. Você pode fazer um rabo de cavalo se quiser, e se o comprimento do seu cabelo facilitar. Mas várias mechas grandes darão um ótimo resultado.

Perigo: Nada de mechas muito finas. Isso pode criar pressão e quebrar seus cabelos. E a gente não quer isso.

Antes de aplicar o banding é sempre bom desembaraçar os cabelos antes de prender com os elásticos. Isso ajuda a desfazer os cachos naturais e os cabelos crespos ficam mais soltos, facilitando formar os rolinhos de cabelo.

Se você acabou de lavar o cabelo e não quer usar secador, tudo bem.  Enxugue com delicadeza. Os cabelos ainda podem estar um pouco úmidos para aplicar o banding.

Enrole os elásticos no cabelo como se fosse prender uma trança ou um rabinho de cavalo. Deixe o espaço de dois ou três dedos entre cada volta do elástico e nada de apertar demais. É bom deixar um pouquinho folgado para não marcar nem danificar os cabelos.

Uma outra dica é usar uma touca de cetim ou uma camisa velha para dormir e ajudar a preservar os rolinhos de cabelos. Essa dica é boa para quem se mexe muito durante a noite

Com o cabelo todo enroladinho em mechas, vá dormir tranquila. O maior segredo do banding é que você não precisa fazer quase esforço nenhum para deixar seus cabelos do jeito que quer.

Na manhã seguinte, é hora de tirar os elásticos com cuidado e usar o finalizador de sua preferência. Um leave-in vai bem se o cabelo ficar um pouco marcado.

Quem tem cabelo muito crespo pode precisar pentear com o pente de arame. E neste caso, um creme é muito bem-vindo, sem perigo de desmanchar o efeito do banding nos cabelos. Gente, não é permanente nem chapinha, que não pode ver água.

Concluído o seu trabalho de banding, você já sabe que pode repetir o tratamento quando quiser, apenas variando a distância entre as voltas dos elásticos entre dois ou três dedos, pode ou não usar secador, pode finalizar e se quiser um efeito diferente do que já fez, basta deixar os elásticos mais apertados ou mais soltinhos. Mas sem apertar muito, para não ter perigo que quebrar os cabelos, ok?

Vai lá desfilar com seu cabelo mais comprido!

Leave a Comment

/* ]]> */