Cabelos

Benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele

Benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde que muitas vezes são desconhecidos pela grande parte das pessoas, por este ser um produto que encontramos tão facilmente nos mercados. Entre estes está a melhora da digestão, do diabetes, proteção do fígado, auxílio no emagrecimento, entre outros. Além de melhorar a saúde, o vinagre de maçã também é utilizado esteticamente para tratar a pele e os cabelos. Todos os benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele se devem ao fato do vinagre de maçã ter o Ph igual a de uma pele e cabelo saudável, que fica em torno de 5%.

Então, a seguir, serão apresentados os principais benefícios desse produto, que com certeza você não conhecia e que vão te ajudar muito!

Veja também – Vinagre de maçã para celulite: receitas contra o inimigo da beleza

Vamos ver.

Benefícios do vinagre de maça para os cabelos e pele

Pele

O vinagre de maça além de ser ácido, contém propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Por isso, é utilizado para equilibrar o Ph da pele, agindo como um adstringente e promovendo uma limpeza de pele, que tanto procuramos em produtos caros e que muitas vezes não funcionam.

Vamos te apresentar aqui hoje, como e para quê você pode usar o vinagre de maçã em sua pele.

Acne

Devido a sua acidez, quando o vinagre de maça é aplicado sobre a pele, os poros tendem a fechar, reduzindo a oleosidade da pele e melhorando a acne.

Segue uma receita muito simples para diminuir a oleosidade e a acne do rosto:

Em uma xícara de água, adicione duas colheres de vinagre de maça. Mergulhe um pedacinho de algodão, retire o excesso e aplique no rosto depois de lavá-lo com um sabonete de sua preferência de manhã e à noite. Logo depois aplique protetor solar ou um creme de hidratação de sua preferência.

Coceira e ferimentos

Por sua ação antibacteriana, o vinagre de maçã restaura a acidez da pele e melhora a coceira/ferimentos. Você pode utilizar o vinagre puro ou diluído em água.

Mãos ressecadas

Por equilibrar o Ph da pele, o vinagre de maça melhora o ressecamento da pele. Misture na mesma proporção, vinagre de maça e creme hidratante e aplique nas mãos diariamente.

Manchas na pele

O vinagre de maça é um agente clareador natural da pele. Para isso, coloque vinagre de maça em uma xícara, corte uma cebola ao meio e mergulhe a superfície da cebola no vinagre, deixado de molho por 10 min. Após isso pegue a parte da cebola e esfregue sobre as manchas, deixe agir 10 min sobre a pele e enxague. Faça isso diariamente. O resultado é garantido e  deve aparecer em duas semanas.

Trata os pés

Um dos benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele é para pés cansados: esta mistura vai ajudar a aliviar dores e relaxar os pés. Em uma bacia, misture 1 xícara de sal marinho e 1 xícara de vinagre. Misture tudo junto com uma quantidade de água morna ou quente, que cubra os pés. Deixe os pés de molho por uns 15 a 20 minutos.  Fique com o pé de molho por 15 a 20 minutos. Depois, lave-os normalmente com um sabonete de uso diário e enxague.

Tonifica a pele

O vinagre de maçã tem propriedades adstringentes (devido ao seu PH), útil para o tratamento de doenças da pele. Ele também tonifica a pele, e reduz a aparência de linhas finas e rugas. Faça 50 ml de chá verde e acrescente uma colher se sopa de vinagre de maça. Em seguida, molhe um algodão na mistura e massageie a pele suavemente. Depois, enxague como de costume.

Como desodorante e clareador das axilas

Você também pode usar o vinagre de maçã como desodorante. Além de prevenir o mau cheiro, ele também ajuda a  clarear a pele das axilas, o que todas as mulheres objetivam. Pode-se usar o vinagre de maça diretamente nas axilas com o auxilio de um algodão e este uso pode ser diário.

Cabelo

O vinagre de maçã é eficaz principalmente em cabelos secos e ressecados. Isso porque, esses cabelos possuem as cutículas dos fios abertas e quando estas estão abertas, o cabelo se torna seco, áspero, cheio de frizz e volumoso. Para que este tipo de cabelo se torne mais macio e hidratado é necessário utilizar produtos que contenham o Ph ácido, para fechar as cutículas dos cabelos.

O vinagre de maçã, felizmente, possui esta acidez necessária para fechar estas cutículas e manter o cabelo com mais brilho e com menos volume.

Continue lendo para mais benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele.

Para fechar as cutículas dos fios

Depois de lavar os cabelos normalmente, misture no condicionador uma colher de vinagre de maçã. Coloque menos de vinagre do que condicionador. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos como de costume e enxague com água abundante.

Para dar brilho

O vinagre de maçã, equilibra o Ph dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d’água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente. Faça isto sempre que sentir os cabelos opacos.

Limpeza do couro cabeludo

Por suas propriedades antifúngicas, um dos benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele é que ele é capaz de limpar o couro cabeludo, melhorando a descamação. Para isso, misture água e vinagre na mesma proporção o suficiente para limpar o couro cabeludo. Massageie em movimentos circulares e enxague normalmente.

Retirar oleosidade do couro cabeludo

Adicione no seu shampoo, uma colher de vinagre de maça, pois, irá equilibrar o pH do shampoo, melhorando a oleosidade.

Queda de cabelo

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, o vinagre de maçã ajuda a tratar problemas a queda de cabelo. Com um algodão, aplique o vinagre diretamente no couro cabeludo, apenas na raiz dos cabelos, evitando o comprimento e pontas, deixe agir por 10 minutos e lave normalmente.

Agora, use e abuse dos benefícios do vinagre de maçã para cabelos e pele! Você não vai se arrepender!

Deixe um Comentário

/* ]]> */