Cabelos

Box Braids: as tranças sintéticas que você precisa conhecer!

Box braids

Sem dúvida que a última moda do mundo dos cabelos é o volume, cachos bem definidos e cuidados, independente do seu tipo de cabelo. Você pode optar por cabelos cacheados e compridos, com volume ou black power, mas as mulheres tem uma outra opção para ficarem ainda mais estilosas: a box braids.

Mesmo os cachos estando na moda mais que nunca, as mulheres sempre tiveram outras opções para assumirem a identidade dos fios sem precisar, necessariamente, optar pelos cachos. Desde que mundo é mundo sempre houve aquelas que optaram pelas tranças, uma cultura muito incrustada entre homens e mulheres afro-descentes.

Os dreadlocks, as tranças rastafari, e agora o box braids. E o legal desse tipo de estilo é que você tem toda a liberdade de fazer penteados mesmo estando com a box braids, ou usá-los soltos.

Sem contar que esse estilo de trança traz uma personalidade e um estilo para as mulheres que as usam. Quer saber mais sobre as box braids? Continue lendo esse texto.

Box braids

As Box Braids, também conhecido como rastafari, são tranças sintéticas com materiais de kanekalon, lá ou jumbo, que são trançados nos fios. Além dessa variedade de material, a box braids também tem uma infinidade de modelos, tendo em tamanhos grandes, médios ou pequenos e também em diversas cores.

O que dá ainda mais estilo para aquelas mulheres ou homens que as usam, é como tingir o cabelo sem, necessariamente, tingir os fios naturais. E a boa notícia é que esse tipo de trança não é tão cara, além de trazer outros benefícios para nossos fios.

As box braids ajuda no crescimento capilar, isso acontece porque com as box braids você fica com os cabelos guardados, protegidos, o que impede que ele tenha contato constante com as agressões que os fios sofrem diante a exposição ao clima.

Com é o caso do pó, poeira, vento e até o contato com o sol. Esse protegimento também evita que você exponha seus fios a outras agressões, como secadores, chapinhas ou procedimentos químicos.

Mas além de ajudar no crescimento dos fios, a box braids também deixa as madeixas hidratadas e evita a quebra dos fios.

As box braids também são uma ótima opção para as mulheres que estão passando pela conhecida transição capilar. É uma forma de você passar por essa fase onde o cabelo fica se uma textura definida de uma forma mais prática.

Além disso, a box braids proporciona uma outra vantagem: praticidade. Apesar de precisar de alguns cuidados específico, você está sempre pronta para sair e não precisa passar horas na frente do espelho arrumando o cabelo. Além de dar uma bela repaginada no visual.

 

Box braids em casa

Você deve estar imaginando que esse tipo de técnica precisa de ajuda de um profissional, o que é verdade, principalmente se você não tiver experiência ou habilidade com tranças. Agora, se você já teve algum contato com tranças você mesmo pode fazer suas box braids em casa.

Mas além da técnica, é preciso paciência. Como já se imagina, é um processo demorado e por isso requer muita paciência da sua parte.

Para fazer sua box braids em casa você precisará de: cabelo sintético para braids – jumbo kanekalon ou lã, isso vai depender do seu gosto -, isqueiro e elastex.

Com fios fios limpos e desembaraçados, divida-os em três partes.

Em uma das divisões, na parte da nuca, separe uma mecha de cerca de 2 cm na horizontal. Agora, separe um pequeno pedaço da mecha e a envolva esse pedaço com braids dobrado ao meio, envolvendo totalmente o cabelo. Agora é só trançar essa madeixa.

É só seguir o mesmo processo por todo o cabelo, ou seja, nas três partes que você separou logo no começo do processo. Assim que terminar cada mecha,  finalize amarrando com elastex. De preferência, dê várias voltas com elastex e nós, só para garantir a amarração dos fios, senão você vai ter que fazer todo esse processo novamente em breve.

Depois de amarrar os fios com elastex, corte todas as pontas amarradas rente ao elástico, isso deve ser feito em todo o cabelo. Você pode finalizar o processo passando o esqueiro naquelas pontas que saíram das tranças, só para dar um acabamento melhor as box braids.

E, pronto, suas tranças box braids estão prontas. Agora com as tranças feitas, vamos aos cuidados que você precisa ter para manter esse cabelo.

Cuidados com box braids

Mesmo facilitando bastante o seu dia a dia, as box braids também precisa de cuidados básicos, só assim você conseguirá manter o visual em dia.

Lave os fios normalmente

Por ser um tipo de trança você pode pensar que não pode lavar os cabelos como lavar normalmente, mas no caso da box braids você pode lavar o cabelo até três vezes na semana.

A única dica aqui é utilizar somente o shampoo, pois o condicionador deixa os fios mais oleosos, além de deixar o material sintético mais escorregadio e desmanchar as tranças mais facilmente.

Na hora de aplicar o shampoo, não esfregue os cabelos, senão você vai acabar estragando o seu trabalho.

Seque muito bem os fios

Uma das outras dicas para manter as braids em dia é secando devidamente os fios. Ao contrário de qualquer outro tipo de cabelo, a secagem natural não é recomendado para quem usa braids, isso porque isso pode acabar acarretando o aparecimento de fungos e mofo na suas tranças.

Nesse caso, a melhor saída é sempre secar os fios com o secador, preferencialmente numa temperatura fria ou morna, para não estragar o material sintético.

Antes de dormir

E até antes de dormir é preciso ficar atenta aos cuidados com as braids. Na hora de deitar, envolva as tranças em uma touca de seda ou aquelas feitas com meia-calça. Isso evitará o frizz e deixará suas tranças mais bonitas por muito mais tempo, levando em consideração que a manutenção deve ser feita a cada três meses.

Seguindo essas dicas você manterá suas braids mais bonitas por mais tempos e poderá aproveitar todas as vantagens que as box braids traz aos cabelos.

Leave a Comment

/* ]]> */