Celulite

Café causa celulite? Mito ou verdade?

Se tem um problema estético que incomoda as mulheres, é a celulite. Tanto que a mulherada vive procurando cremes, tratamentos e dicas que ajudem a eliminar esses furinhos e acabar com o aspecto “casca de laranja” da pele.

A internet é cheia dessas dicas e informações, no entanto, nem tudo que se vê é verdade. Quando o assunto é celulite, não faltam são mitos para confundir a cabeça das mulheres.

Um exemplo é a velha história de que o café causa celulite. Assunto controverso, alguns dizem que sim, outros dizem que não e no final ninguém sabe se aquela gostosa xícara de café é ou não um vilão da beleza.

Quer esclarecer essa dúvida de uma vez por todas? Leia este post e descubra se o café causa celulite!

Esclarecendo um mito: o café não causa celulite!

Apesar de muita gente afirmar que o café causa celulite, essa informação é um mito. Muito pelo contrário! Na verdade o café pode ser um aliado no combate a essas lesões cutâneas graças à cafeína presente em sua composição.

A cafeína é um composto classificado como alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas. Entre as muitas ações da cafeína no organismo, ela é responsável por manter o indivíduo em estado de alerta ao agir sobre o sistema nervoso central, aumentar o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ela é considerada um agente lipolítico, ou seja, capaz de quebrar gordura.

Entenda a seguir como a cafeína pode ajudar a combater a celulite.

Cafeína e sua atuação no combate à celulite

Como dissemos acima, a cafeína é um ativo que ajuda no tratamento da celulite, tanto que tem se tornado uma substância popular na composição de cosméticos anticelulite.

Os produtos cosméticos à base de cafeína melhoram a vascularização e o fluxo sanguíneo na região afetada pela celulite, permitindo uma desagregação mais fácil das células de gordura. Graças à sua propriedade lipolítica, a cafeína quebra as moléculas de gordura e as transforma em ácido graxo e glicerol, favorecendo a sua eliminação do organismo. Também apresenta um potencial antioxidante e anti-inflamatório.

A cafeína está presente como princípio ativo em cremes anticelulites e também em outros tratamentos estéticos, como por exemplo, o gesso liporredutor, que elimina a gordura localizada e a celulite.

A bebida também ajuda no combate à celulite

Além dos produtos de uso tópico com cafeína, beber café também pode ajudar a combater a celulite.

O consumo da bebida aumenta a quantidade de antioxidantes que precisamos para combater a degradação das células e, consequentemente, a celulite. Além disso, todos os efeitos da cafeína no organismo que citamos acima também se mantêm com o consumo de café via oral, seja na forma de bebida ou até de cápsulas.

Mas se exageros! Se por um lado a história de que o café causa celulite é um mito, por outro os efeitos colaterais do seu excesso são verdade. Tomar café demais causa alterações no sono, palpitações cardíacas, ansiedade, desidratação das células e pode provocar ou piorar os problemas gástricos.

Portanto, a dica é consumir com moderação. Duas xícaras por dia bastam para usufruir dos benefícios da cafeína no combate à celulite. Mas vale salientar que não adianta tomar um café cheio de açúcar, porque este sim, é um vilão e causa celulites. Prefira o uso de adoçantes, ou use o açúcar em doses pequenas.

Relacionados:

E o tratamento anticelulite com borra de café? Funciona?

Se você está sempre procurando receitas caseiras para melhorar o quadro de celulite, provavelmente já ouviu falar sobre a massagem anticelulite com borra de café.

Na verdade, não existe nenhuma comprovação científica de que a aplicação da borra de café em si traga benefícios no combate à celulite, mas a massagem somada aos grânulos do pó de café causa uma esfoliação na pele e estimula a circulação sanguínea no local, o que pode trazer melhora em quadros de celulites de primeiro grau.

Se você quer investir na técnica, ela é bem simples: basta massagear a região afetada pelas celulites com a borra do café e um pouco de água morna por cerca de 10 a 15 minutos. Depois é só enxaguar e aplicar um creme anticelulite para potencializar o tratamento. Você pode realizar essa esfoliação com borra duas vezes por semana, por período indeterminado.

Agora você já sabe: a história de que o café causa celulite é um mito. Portanto, se você gosta da bebida, pode tomar sem culpa, mas sempre com moderação. Além disso, sempre que for comprar um produto cosmético anticelulite, veja se ele tem cafeína em sua composição, pois este ativo é um poderoso aliado para você se livrar dos incômodos furinhos na pele.

Você gosta de café? Sabia que a bebida podia ajudar no combate à celulite? Já fez algum tratamento anticelulite com cafeína? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */