Rugas

Causas das rugas: conheça as 7 principais e saiba como evitá-las!

Causas das rugas

As rugas são linhas e depressões que aparecem naturalmente na pele, decorrentes do processo natural de envelhecimento e pela repetição de expressões faciais.

Elas são marcas causadas pela redução da espessura da pele devido a dois mecanismos básicos: a perda de colágeno – proteína responsável pela sustentação da pele; e as atividades dos músculos faciais – causando as famosas linhas de expressão e pés de galinha, por exemplo.

É claro que o envelhecimento é inevitável e sua velocidade, muitas vezes é determinada por fatores genéticos. No entanto, sabe-se que alguns hábitos relacionados a fatores externos podem contribuir para o processo, acelerando o envelhecimento natural da pele e causando as terríveis rugas.

Conheça neste post quais as principais causas das rugas e comece se prevenir agora mesmo!

1. Exposição solar

Os raios UVA e UVB são uma das principais causas das rugas. Para ter ideia, eles são responsáveis por 90% dos sinais prematuros do envelhecimento.

A radiação decorrente da exposição solar danifica o DNA das células e aumenta os radicais livres, substâncias nocivas ao organismo e que contribuem para o envelhecimento precoce.

Além disso, os raios solares causam manchas na pele e quebram as fibras de colágeno e elastina deixando a pele mais flácida e propensa ao aparecimento de rugas.

Portanto, é essencial usar um bom protetor solar facial todos os dias, inclusive os nublados.

2. Má alimentação

Ter uma alimentação nutricionalmente pobre – principalmente em substâncias antioxidantes – também é uma das principais causas das rugas.

Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A reduzem os radicais livres e atuam na produção de colágeno e elastina. A deficiência desses nutrientes deixa a pele mais flácida, facilitando o aparecimento das rugas.

Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em alimentos ricos em antioxidantes como carne, peixes, verduras escuras, frutas secas, cenoura, tomates, entre outros.

3. Não beber água

Você já ouviu que a hidratação da pele começa de dentro para fora? É verdade!

Quando você não bebe água suficiente, a pele é a primeira a sentir os efeitos da desidratação. A falta da ingestão de água faz com que a pele perca a umidade, perdendo turgor e firmeza. Com isso, a pele fica mais flácida, sem viço e rugosa.

Por isso, a indicação para manter a pele firme e saudável é beber pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

4. Fumar e ingerir bebida alcóolica

Depois da radiação solar, esses dois hábitos – fumar e beber – são os maiores vilões da saúde da pele.

A nicotina contida no cigarro quebra as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele amarelada, enrugada, manchada e sem vida.

Da mesma forma, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca o aumento dos radicais livres e prejudica a absorção de diversos nutrientes pelo organismo, refletindo na beleza da pele.

5. Dormir com maquiagem

Não remover a maquiagem antes de dormir é um mau hábito que pode render boas rugas para sua pele.

A maquiagem obstrui os poros e impede que os tecidos epiteliais fiquem oxigenados e possam se regenerar durante a noite. O resultado é que, sem poder respirar, a pele não renova e ainda fica oleosa e com maior propensão à cravos e espinhas.

Portanto, se quiser ter uma pele saudável e retardar o aparecimento das rugas, não abra mão de uma boa limpeza de pele antes de dormir.

6. Estresse

O estresse é uma das principais causas das rugas, tanto que existe até uma expressão para essas marcas causadas pelo estresse: “rugas de preocupação”.

Isso acontece porque a adrenalina (hormônio relacionado ao estresse) reduz a quantidade de proteína P53, gene que protege o genoma. Isso causa danos ao DNA, que consequentemente provoca o aumento de radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce.

7. Falta de sono

Quem tem o costume de dormir poucas horas ou ter um sono de má qualidade não só apresenta olheiras, mas também uma pele com aspecto cansado.

Isso acontece porque é quando estamos dormindo que produzimos o hormônio do crescimento (GH), responsável pela renovação celular e pela boa qualidade da pele.

Se você não dorme de forma adequada, o hormônio GH não é produzido e a pele não se renova, ficando mais propensa ao aparecimento das marcas do tempo.

Como pudemos ver acima, as principais causas das rugas estão relacionadas com hábitos de vida. Portanto, ter um estilo de vida com alimentação saudável, prática de exercícios e longe do estresse e de vícios é o melhor caminho para melhorar a saúde como um todo e ainda retardar o aparecimento das rugas.

Você já conhecia as causas das rugas? Compartilhe essas informações com suas amigas!

Leave a Comment

/* ]]> */