Acne

Chocolate dá espinha? Descubra aqui se é mito ou verdade

Quer saber como acabar com as espinhas de uma vez por todas? Clique aqui para conhecer o Método "De cara limpa". Um passo-a-passo completo sobre como acabar com sua Acne. Confira!

>>> Clique aqui para acessar o Método de Cara Limpa!

Certamente, você já deve ter ficado com aquela vontade louca de saborear uma barra de chocolate e, depois de fazê-lo, ficou com peso na consciência, se culpando na frente do espelho por achar que o rosto ia se encher de espinhas. Sim… Todo mundo já passou por isso, até mesmo a sua avó nos tempos de adolescência dela. Mas, será mesmo que o chocolate pode causar o surgimento de espinhas?

Esse é um mistério que faz muitos jovens, principalmente adolescentes, ficarem com a pulga atrás da orelha depois de se deliciar com a poderosa mistura de cacau e açúcar. Em tempos mais antigos, antes de se fazer de vez o dilema sobre o assunto, muitas pessoas com predisposição à acne chegaram a ser proibidas por seus médicos a consumirem o chocolate para evitar o agravamento do problema.

No artigo de hoje, você vai descobrir se essa história é mesmo mito ou verdade. Continue lendo e descubra se é possível ou não comer chocolate sem causar as terríveis e dolorosas espinhas!

Afinal, o que é uma espinha e por que ela aparece?

Antes de você saber se o chocolate pode ou não provocar o surgimento de espinhas, é preciso saber o que elas são e como aparecem na nossa pele. A acne, como é conhecida, nada mais é do que uma infecção causada pela obstrução dos folículos pilosos da pele, que, por sua vez, é originada por uma produção excessiva de sebo (secreção sebácea).

A obstrução ocasiona a proliferação de bactérias que provocam a infecção, fazendo com que ela apareça de forma avermelhada e dolorosa na pele. É por este motivo que as espinhas aparecem, principalmente, nas áreas que contêm mais glândulas sebáceas, como as costas, o rosto e o peito.

Quer saber como acabar com as espinhas de uma vez por todas? Clique aqui para conhecer o Método "De cara limpa". Um passo-a-passo completo sobre como acabar com sua Acne. Confira!

>>> Clique aqui para acessar o Método de Cara Limpa!

A acne é mais comum entre adolescentes, atingindo cerca de 80% desse grupo, principalmente os que possuem entre 14 a 17 anos, no caso do sexo feminino, e entre 16 e 19 anos nos meninos. Segundo especialistas, o fator que determina o surgimento de espinhas é uma predisposição genética, que se manifesta, geralmente, na adolescência.

Se alguém da sua família, como os seus pais, por exemplo, já sofreram com a acne em algum momento da vida, é muito provável que você também terá o problema durante este período. A explicação científica para isso é a de que, nesta fase, alguns hormônios são ativados e aumentam a produção de sebo na pele, fazendo com que as infecções surjam com maior facilidade.

chocolate-acne

A alimentação influencia?

Quem nunca ouviu que comer alimentos gordurosos pode causar o surgimento de espinhas? Esse é um assunto que data de longos anos e que faz muitas pessoas e até especialistas responsabilizarem o consumo de alguns tipos de alimentos pelo aparecimento do problema.

Atualmente, não há comprovação científica de que a alimentação pode ser a principal influenciadora das acnes, uma vez que o problema tem origem genética. No entanto, há profissionais da área que defendem que alguns alimentos podem mesmo agravar o problema no caso de pessoas predispostas. Ou seja, se você possui quadro de acnes, significa que tem predisposição genética. Portanto, uma alimentação rica em comidas gordurosas, por exemplo, poderá sim piorar o problema.

Já no caso em que não há predisposição genética, estes mesmos produtos jamais causarão o problema, uma vez que o surgimento da acne está diretamente relacionado ao fator genético, e não aos alimentos em si. Entendeu?

Então, o chocolate dá espinha?

Há duas respostas para essa pergunta. A primeira é que o chocolate, ou seja, o cacau propriamente dito, não causa espinha. O que pode causar o aumento da produção de sebo na pele e, portanto, a acne, é o açúcar presente na maioria das deliciosas e irresistíveis barrinhas.

Nestes casos, por conta do alto índice glicêmico destes produtos, ao serem consumidos, eles fazem com que a glicose chegue muito rapidamente ao sangue, estimulando um pico de insulina e, portanto, levando o açúcar para dentro das células. Esse pico de insulina no organismo é o principal agravante das espinhas em pessoas com predisposição genética ao problema.

Com isso, é válido ressaltar que apenas iguarias do doce feitas com açúcar poderão causar o agravamento da acne. Se você optar pelas versões com menos ou zero açúcar, como o chocolate meio amargo ou amargo, que possuem cerca de 70% de cacau em sua composição, certamente não precisará se preocupar.

A resposta dois é a seguinte: o chocolate só provocará o surgimento de espinhas se você tiver predisposição genética. Ou seja, mais uma vez, não é o chocolate que causa o problema, mas sim o instinto natural do seu corpo predisposto ao problema.

Em pessoas que não têm predisposição à acnes, o chocolate poderá ser consumido livremente, sem qualquer problema do tipo. Agora, quem tem tendência ao surgimento de espinhas, deve optar pelas versões sem açúcar para evitar o agravamento do quadro.

Quer saber o que evitar para não ter problemas com espinhas? Clique aqui e confira um post completo com todas as dicas de como evitar acne.

 Dicas importantes

Produtos derivados do chocolate, como achocolatados, também devem ser evitados por pessoas que têm predisposição ao aparecimento de cravos e espinhas. A restrição não é por conta do chocolate, mas sim pelas grandes quantidades de açúcar que eles trazem em sua composição, que podem causar picos de insulina no sangue e, assim, favorecer o surgimento de mais e mais espinhas.

Outra dica importante é para aquelas pessoas que amam o chocolate branco. Esta versão do doce é considerada a mais prejudicial à saúde da pele de quem tem problemas com espinhas, uma vez que a sua composição é basicamente de açúcar e leite. Por este motivo, o chocolate branco pode causar mais acnes do que o chocolate escuro, uma triste realidade para boa parte dos chocólatras de plantão!

Quer saber como acabar com as espinhas de uma vez por todas? Clique aqui para conhecer o Método "De cara limpa". Um passo-a-passo completo sobre como acabar com sua Acne. Confira!

>>> Clique aqui para acessar o Método de Cara Limpa!

Leave a Comment

/* ]]> */