Rugas

Como usar o colágeno para prevenir rugas?

Colágeno para rugas

Se você já passou dos 30 anos e está preocupada com o aparecimento das rugas e linhas de expressão, provavelmente já deve ter se deparado com informações relacionadas ao colágeno e sua importância para ter uma pele sempre jovem.

Proteína que desempenha diversas funções no nosso organismo, o colágeno é um dos principais aliados contra o envelhecimento, no entanto, é preciso saber usar esta substância para conseguir resultados efetivos.

Neste post, entenda como usar o colágeno para prevenir rugas e outras informações importantes sobre essa proteína.

O que é o colágeno

O colágeno é uma proteína que compõe a maioria dos tecidos e órgãos do corpo, sendo produzido naturalmente pelo organismo. Também está presente em diversos alimentos, cremes anti-idade e suplementos alimentares.

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes, sendo importante não só para a pele, mas também para outros tecidos mantendo a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

Na pele, o colágeno é o responsável por conferir resistência e firmeza, características importantes que evitam o aparecimento das rugas.

O colágeno e a prevenção de rugas

Como dissemos acima, o colágeno é o principal responsável pela firmeza e elasticidade da pele e é produzida naturalmente pelo nosso corpo.

Você deve estar pensando ”Então eu não preciso me preocupar!”. Mas não é bem assim. Com o envelhecimento, nosso corpo vai perdendo a capacidade de sintetizar novas fibras de colágeno e a produção dessa proteína sofre uma queda de cerca de 1% a cada ano a partir dos 30 anos de idade. Além disso, os raios UV provenientes do sol também colaboram para a degradação do colágeno.

A consequência disso é a perda de sustentação da pele, causando um aspecto envelhecido à mesma. Daí, a importância do colágeno para prevenir rugas e da preocupação em manter níveis elevados dessa proteína no corpo, já que sua presença garante mais elasticidade e firmeza à pele, retardando o aparecimento das terríveis rugas, linhas de expressão e flacidez.

E de uns tempos para cá, o mercado tem disponibilizado diversos produtos para rugas que tem como base o colágeno. No entanto, nem todos são efetivos para esta finalidade.

Veja a seguir algumas formas em que o colágeno está disponível e como usá-lo corretamente.

Como usar o colágeno para prevenir rugas

O colágeno pode ser encontrado em cremes e loções de uso tópico, na forma de suplementos e em alimentos.

Cosméticos à base de colágeno

Apesar da popularização dos cosméticos anti-idade à base de colágeno, essa é a opção menos efetiva na prevenção de rugas.

Isso acontece porque as moléculas de colágeno não possuem boa permeabilidade na pele.

Em outras palavras, uma concentração muito pequena de colágeno de uso tópico é absorvido pela pele, insuficiente para apresentar resultados na prevenção de rugas.

Suplementação de colágeno

Também existem suplementos à base de colágeno e esses, são mais efetivos que os cremes. Podem ser encontrados na forma de pó, cápsulas, chocolates, balas, shakes, gelatinas, chás e iogurtes.

Entre as formas disponíveis de suplementação, a em pó hidrolisado é a mais eficaz, com uma taxa de absorção pelo organismo de 90%. Uma pequena quantidade do produto possui uma concentração de colágeno maior, que é totalmente absorvida pelo organismo através do processo de hidrólise.

Já a forma menos eficaz é a gelatina, que além de conter baixa concentração de colágeno ainda é rica em açúcares, corantes e aditivos químicos que prejudicam tanto a absorção da proteína como a saúde geral do corpo.

Os suplementos são uma forma prática de reposição do colágeno no corpo, no entanto, é aconselhável se consultar com um médico antes de iniciar qualquer tipo de suplementação.

Alimentos ricos em colágeno

A melhor forma de manter os níveis ideias de colágeno no corpo é manter uma dieta equilibrada e rica nesta proteína.

Os principais alimentos são os de origem animal, como carnes vermelhas, frango, peixes, gelatina incolor, ovos, leite e derivados. No entanto, para que o colágeno contido nesses alimentos seja devidamente absorvido, é importante que eles estejam inseridos dentro de uma dieta equilibrada e rica em outras vitaminas e nutrientes, como a vitamina C e E, cobre, selênio, zinco e silício.

Se você for vegetariana, as melhores fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas vegetais, como cereais e leguminosas.

Por fim, se você quer usar o colágeno para prevenir rugas, a forma mais efetiva é a suplementação, mas vale lembrar que uma dieta equilibrada é importantíssima para a manutenção da saúde e beleza. Já os cremes com colágeno tópico são menos recomendados, pois são pouco eficazes para esta finalidade.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o uso do colágeno para prevenir rugas? Poste suas considerações nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */