Acne

Comedões ou cravos: por que surgem e como evitar?

Comedões ou cravos

Sabia que um dos maiores vilões da estética facial recebe o nome de comedões, os populares cravos? Mesmo apresentando uma remoção simples e tranquila, eles chegam a atingir milhares de homens e mulheres planeta afora.

Podendo ocorrer em diferentes locais do nosso corpo, se não forem tratados adequadamente os comedões ainda podem causar maiores complicações e até virar casos de acne.

Quer saber suas causas, tratamento e até como evitá-los? Acompanhe mais este artigo e veja como manter sua pele sempre limpa e livre dos chamados comedões.

Definindo o problema

Também conhecidos popularmente por “cravos”, os comedões são aqueles irritantes e pequenos pontos escuros que surgem em nossa pele de qualquer lugar do corpo, ainda mais na face.

Problema comum que atinge pessoas de diferentes faixas etárias, os cravinhos chegam a ser quase que uma exclusividade para garotos e garotas que estão nas fases adolescente e adulta.

A formação do comedão

Você sabia que a pele da nossa face pode ter centenas de milhares de poros? Sim! E é neste local que fica o folículo capilar que abriga glândula sebácea e a raiz de cada fio.

E são glândulas que produzem uma gordura com a função de evitar o ressecamento da nossa cútis, mas é justamente esse excesso de sebo que pode entupir os folículos e gerar os comedões.

Os tipos

Procurando pelos terríveis pontos pretos pela pele? Procure também os comedões brancos! Isso mesmo. São dois tipos de cravos. Confira abaixo e saiba a diferença entre eles.

Comedão branco

No caso dos comedões brancos, eles são fechados e ocorrem pelo entupimento dos poros pela própria queratina. Assim, por ser fechado, as nossas glândulas não conseguem expulsar o sebo e acabam dando origem ao comedão branco.

Comedão preto

Com a característica de ser aberto, ele é o mais fácil de retirar. O tipo mais comum, os comedões pretos costumam surgir quando esse entupimento ocasiona o encontro do sebo liberado pelas glândulas com o oxigênio.

O resultado do processo químico é a rigidez da gordura, deixando-o escuro e tampando quase que o poro todo. Vale lembrar que os comedões pretos, por serem do tipo aberto, dificilmente se transformam em espinhas.

Diferença entre branco e preto

Como você pode notar, a única diferença entre brancos e pretos é o que justamente dificulta sua eliminação: um se forma fora da pele e, o outro, dentro.

Comedões ou cravos

As causas

Você já viu aqui que os comedões surgem pelo entupimento dos poros com o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Mas existem diversos fatores que costumam auxiliar nessa produção. Confira abaixo algumas das principais causas que contribuem para produção de comedões.

Fatores genéticos

Se você não sabia, um dos principais fatores para originar comedões é o genético. Isso porque cada um tem sua produção própria de sebo. Assim, quem produz oleosidade em excesso acaba tendo mais chances de desenvolver comedões.

Produtos cosméticos

É verdade! O uso excessivo de produtos estéticos com muito óleo ajuda a entupir os poros, aumentando a produção de comedões faciais. Assim, se sua pele for do tipo oleosa, procure evitar o uso de alguns hidratantes e até mesmo o de maquiagens muito pesadas.

Pele ressecada

Além de manter uma hidratação adequada ao seu tipo de pele, procure manter o rosto livre de agentes oleosos.

Para ajudar a combater o surgimento de comedões, apenas retire o excesso de gordura da pele sem exageros, pois lavar demais também pode ocasionar maiores problemas. Isso porque uma pele sem a oleosidade natural equilibrada pode ressecar e forçar a produção de mais sebo.

E você sabe que, se os poros entupirem, os comedões podem surgir!

Gestação e adolescência

Assim como no período de gravidez, a puberdade demanda a produção de uma tonelada de hormônios. E eles contribuem (e muito) para o aumento de oleosidade cutânea. Por isso que, nessas fases, o surgimento de comedões é muito comum.

Dilatação dos poros

Isso é um problema porque os poros, quando estão mais dilatados, chegam a produzir ainda mais oleosidade, ajudando no processo de entupimento e dando origem a novos comedões.

Locais onde surgem os comedões

Tendo como uma de suas causas básicas a alteração hormonal, os comedões costumam surgir mais em áreas do corpo como:

  • Costas;
  • Nariz;
  • Queixo;
  • Colo;
  • Testa;
  • Ombro.

Comedões ou cravos

Cuidados para evitar o comedão

Não tem segredo: a nossa melhor dica é você cuidar da sua pele todos os dias. Confira abaixo uma lista para adicionar à sua rotina para evitar que os comedões acometam a sua cútis.

Sempre lave bem a pele

Aqui, nossa dica de ouro é você realizar massagens suaves e sem exagero. Mesmo que você não sinta a limpeza de sujeiras como oleosidade e poeira, a lavagem excessiva pode irritar e até ressecar sua pele, gerando comedões.

Também indicamos a você não esfregar nem usar materiais e produtos abrasivos, que irritam a e danificam a cútis. Você pode apenas realizar uma lavagem adequada de duas a três vezes ao dia, usando um sabonete neutro e fazendo gestos circulares.

Cuidados ao fazer a barba ou se depilar

Na hora da depilação ou mesmo ao se barbear, verifique se a lâmina está afiada e adequada para realizar o processo.

Outra dica é você sempre manter o rosto muito bem limpo antes de passar cremes e produtos para se barbear. Além de deixar a pele e os fios mais macios, passe a lâmina apenas nas áreas necessárias e de modo suave.

Procure evitar longa exposição solar

Alguns medicamentos indicados para comedões podem ocasionar algumas queimaduras. E lembre-se de que uma pele bronzeada pode disfarçar os cravos por um tempo, mas o sol vai irritar e ressecar e sua cútis, gerando surtos contínuos de comedões e até de acnes.

Sem contar que essa exposição aos raios solares ainda pode aumentar o risco de cânceres de pele e rugas.

Lave o cabelo regularmente

Para as mulheres e homens que têm os fios do tipo oleoso, a dica é uma só: apenas lave-os sempre pela manhã e praticamente todos os dias.

Deixe um Comentário

/* ]]> */