Cravos

Como acabar com cravos? Veja 5 dicas fáceis e garantidas

Os cravos estão, juntamente com as espinhas, entre os piores problemas que afetam a pele e deixam adolescentes, mulheres e homens irritados na frente do espelho. Muitas vezes, você faz aquela bela limpeza e tratamento da derma e, como em um passe de mágica, lá estão os pequenos pontinhos pretos para estragar tudo. Para piorar de vez e acabar com a nossa estética, os danados ainda insistem em aparecer principalmente no nariz, no rosto, queixo, bochechas, ao redor dos lábios e nas costas.

Leia também: Como evitar espinhas: entenda a origem da acne e aprenda como se prevenir

Por isso, a nossa primeira atitude é cutucá-los para tentar eliminar o problema o mais rápido possível dali, principalmente quando tem uma balada ou evento especial se aproximando. No entanto, apesar de achar que estamos ajudando para a recuperação e saúde da pele, esse é um erro grave, já que a situação só tende a piorar, deixando-a suscetível à marcas e cicatrizes pelo resto da vida.

Acabar com cravos não é uma tarefa fácil! Os pontos pretos são mesmo difíceis de eliminar da derma e, por isso, costumam deixar muita gente preocupada com a aparência da pele. Para exterminá-los, é preciso muita paciência e alguns cuidados específicos e diários na rotina de beleza para evitar que se transformem em grandes focos em determinadas áreas do rosto e estraguem ainda mais o visual.

Quer saber quais eles? Como acabar de vez com os cravos que são um pesadelo na sua vida? Então, continue lendo esse post até o final e confira dicas de como eliminar o problema. Vamos lá?

Por que os cravos aparecem?

cravos-no-nariz

Poucas pessoas sabem, mas os pontos pretos no nariz, rosto e costas nada mais são do que gordura acumulada. É isso mesmo! Gordura! Da mesma forma que no aparecimento das espinhas, os cravos surgem por conta do entupimento dos poros (folículos pilosos) da pele devido à produção excessiva de oleosidade por parte das glândulas sebáceas.

Ao subir até a superfície da pele, o sebo (gordura) natural – que serve para proteger a derma do ressecamento – acaba se acumulando e se oxidando quando em contato com o ar. O resultado é um ponto profundo com orifício escuro, que conhecemos popularmente como cravo.

Ao contrário dos cravos brancos, os pontinhos pretos em nada têm a ver com as espinhas e não vão se transformar em várias delas, como muitas pessoas pensam. Os cravos pretos não evoluem para outros problemas e só acontecem pelo aumento da transpiração. Não é à toa que eles são mais comuns em tempos de calor, como no caso do verão.

No entanto, se a sua pele estiver suja, seja pelo uso de maquiagem ou pelo excesso de poeira e poluição, saiba que ela pode sim estar mais vulnerável ao aparecimento de cravos. A sujidade também pode se acumular nos poros e causar o seu entupimento e, posteriormente, oxidação, formando os incômodos pontos pretos.

Por isso, manter a derma sempre limpa e bem cuidada é uma fator crucial para evitar esse tipo de problema, bem como as espinhas. No decorrer desse artigo, você conferir algumas dicas essenciais para mantê-la bem longe dos cravos. Continue lendo!

5 dicas para acabar com cravos na pele de uma vez por todas

dicas-para-acabar-com-cravos

Agora que você já sabe por que os cravos aparecem na pele, chegou a hora de descobrir quais são as melhores formas de eliminá-los de uma vez da sua vida. Confira as 5 dicas que nós separamos para você que podem tratar o problema se você colocá-las em prática agora mesmo!

1 – Use cola branca após a vaporização

Você pode eliminar os seus cravos usando uma simples cola branca, aquela que se usa na escola, desde que não seja tóxica. Primeiro, vaporize o seu rosto com água quente ou uma toalha molhada em água quente. Depois, aplique a cola nas regiões em que há cravos na sua pele e espere alguns minutos até que ela seque completamente.

Assim que a cola estiver seca, retire-a do rosto como se fosse uma fita adesiva. No lado que ficou em contato com a pele, você verá as raízes dos cravos que foram retiradas através do procedimento.

2 – Remova-os com uma pinça durante o banho

Aproveite o banho e esquente a pele do rosto com a água quente ou morna. A temperatura fará com que os poros se abram e permita que os cravos saiam com maior facilidade. Neste caso, você pode apertá-los para que saiam sozinhos da pele ou usar uma pinça para removê-los, um a um. Esta dica é ideal para evitar manchas e cicatrizes futuras.

como-eliminar-cravos

3 – Elimine-os com pasta e escova de dentes velha

Nesta dica, você deverá molhar bem o rosto e a pasta na escova de dentes que você não usa mais. Depois, comece a escovar as áreas do rosto onde os cravos estão, de forma bem suave, por alguns minutinhos, sempre antes de dormir.

Em seguida, esterilize bem a escova em água fervente, mesmo que você só a utilize para este fim. Lave o rosto e aplique um creme hidratante antes de ir para a cama. No dia seguinte, você estará sem os incômodos pontinhos pretos!

4 – Faça uma compressa quente

Para eliminar os cravos usando compressa quente, basta esquentar uma toalha com aquecedor ou em água quente e, tomando bastante cuidado para não se queimar, coloque-a sobre o rosto por cerca de 10 minutos ou até que ela esfrie. Em seguida, lave o rosto com sabonete neutro e água quente. Para enxaguar, use água fria para fechar os poros. Feito isso, aplique um produto umectante que não contenha nenhum tipo de óleo. Finalize com um pouco de álcool, massageando a pele com a substância por 5 minutos, e depois enxágue.

5 – Use receitas caseiras e naturais

Você pode limpar e esfoliar com remédios caseiros para cravos e obter os mesmos resultados que os produtos industrializados vendidos nos supermercados e farmácias. As máscaras e loções naturais feitas com alimentos e outros condimentos presentes na nossa cozinha, como óleo de amêndoas, óleo de azeite, claras de ovo, entre outros, podem ajudar de forma significativa na eliminação de cravos.

Aplique quaisquer dessas receitas no rosto e deixe-as agir por alguns minutos. Enxágue com água morna e verá a sua pele limpa e livre dos pontinhos vermelhos de vez! No nosso post de “Receitas caseiras para cravos” você pode aprender como preparar cada uma dessas receitas de forma fácil e simples e como aplicá-las corretamente na pele. Corre lá!

Leave a Comment

/* ]]> */