Rugas

Como acabar com rugas? Conheça os melhores tratamentos

Com avanço da idade, logo começam a aparecer na nossa pele os famosos “pés de galinha”, que incomodam tanto homens quanto mulheres na frente do espelho. Estes, para quem nunca ouviu falar, nada mais são que uma maneira popular de chamar as temidas rugas e linhas de expressão, os primeiros sinais do envelhecimento que acometem a derma, seja de forma natural ou precoce.

As rugas costumam aparecer a partir dos 30 anos de idade, principalmente na região das mãos, rosto e pescoço, sempre bem finas a princípio e acompanhadas de flacidez, manchas, linhas de expressão e ressecamento. Normalmente, elas são apenas uma consequência do envelhecimento natural da pele, que passa a produzir menos elastina e colágeno e, portanto, ganhar aspecto menos elástico e firme conforme a idade vai avançando.

No entanto, elas também podem surgir em pessoas ainda jovens como consequência da falta de cuidados que tivemos com a pele antes deste período, como a não hidratação e pouco ou nenhum uso do filtro solar, por exemplo, favorecendo o processo que chamamos de envelhecimento precoce.

E qual é a diferença entre rugas e linhas de expressão? Apesar de muita gente associar esses dois termos ao mesmo problema, eles dizem respeito a diferentes sinais da velhice que aparecem na nossa pele.

Enquanto as linhas de expressão surgem por conta da simples movimentação da musculatura facial e desaparecem assim que o movimento do músculo acaba, se a pele for jovem e tiver uma boa produção de colágeno e elastina, é claro, as rugas são vincos ou linhas estáticas que permanecem na pele mesmo quando não há a contração dos músculos faciais.

Nós sabemos que é muito difícil eliminar as rugas da pele. Mas você sabia que existem tratamentos que podem ajudar a suavizá-las de maneira surpreendente? Se você quer saber como acabar com as rugas, continue lendo esse artigo até o final e saiba quais são as causas, prevenção e tratamentos ideais.

Tipos de rugas

Antes de conhecer quais são as causas, como prevenir e como tratar o problema, é importante que você entenda quais são os tipos de rugas e por que cada um deles aparece na nossa pele.

Rugas de expressão ou dinâmicas

São aquelas que só aparecem por conta da contração muscular facial, quando sorrimos ou fazemos certas expressões com o rosto. Por esta razão, elas são mais comuns nas regiões das sobrancelhas, lábios, testa e cantos dos olhos, os famosos “pés de galinha” que mencionamos no início desse artigo.

Rugas gravitacionais

Como o próprio nome já diz, as rugas gravitacionais são aquelas que aparecem na nossa pele por conta da ação da gravidade sobre os tecidos. Ao longo da vida, por mais que não percebamos, a pele está sendo sempre puxada para baixo. No entanto, quando chegamos à terceira idade, a pele fica mais flácida e facilita esse processo, causando as rugas.

Rugas superficiais ou finas

Essas rugas são conhecidas por afetarem uma camada muito superficial da pele, sendo mais fáceis de amenizar e até eliminar de vez. Normalmente, elas aparecem na pele de pessoas com até 30 anos, comumente com a pele branca, por conta de expressões faciais, como sorrir, por exemplo.

Rugas estáticas ou profundas

Aparecem normalmente a partir dos 45 anos de idade e, como são estáticas (definitivas ou fixas), tornam-se cada vez mais profundas no decorrer do tempo. Elas costumam ficar expostas mesmo quando não há a contração dos músculos do rosto e são causadas pelo envelhecimento natural da pele, quando há pouca ou nenhuma produção de colágeno.

Quais são as causas?

Como você já deve saber até aqui, as rugas aparecem na pele por conta do processo de envelhecimento natural, que acaba por reduzir a produção de elastina e colágeno e, portanto, deixar linhas, marcas e aspecto menos firme na pele.

No entanto, o problema também podem surgir de forma precoce na derma em pessoas ainda jovens, com menos de 30 anos de idade, por conta da ação de agentes externos, como os que vamos mostrar a seguir:

  • Exposição excessiva à luz solar ou ambientes agressivos;
  • Uso de drogas;
  • Tabagismo;
  • Estresse excessivo;
  • Perda de vitamina E;
  • Perda de peso repentina;
  • Predisposição genética;
  • Expressões faciais (rindo, apertando os olhos, etc.);
  • Desidratação;
  • Poluição e toxinas;
  • Dormir de lado (com o seu rosto pressionado contra seu travesseiro);
  • Radicais livres;
  • Vida sedentária;
  • Exposição ao sol;
  • Falta ou má nutrição e dieta;
  • Falta de cuidados da pele (hidratação, esfoliação, limpeza e não aplicação de filtro solar).

Como prevenir o seu aparecimento?

Apesar de ser uma tarefa praticamente impossível barrar os efeitos do avanço da idade e impedir o envelhecimento da pele, existem algumas maneiras que podem ajudar cuidar da derma, mantendo o seu viço e beleza, e prevenir o aparecimento das rugas.

Basta adotar algumas mudanças de hábitos no dia a dia para evitar este e outros problemas na sua pele. Veja quais são as principais delas:

  1. Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia, para manter a pele sempre hidratada;
  2. Evite fumar. Além de causar o aparecimento de rugas, principalmente ao redor da boca, ainda deixa os dentes amarelados;
  3. Alimente-se bem, incluindo sempre no cardápio legumes, frutas e verduras que contenham nutrientes benéficos à pele, como vitamina C (laranja, batata, mamão, morango, manga, ervilha, brócolis), vitamina E, betacaroteno (cenoura, manga, abóbora, espinafre, agrião, couve) e licopeno (uva rosada, tomate, melancia, goiaba).
  4. Use filtro solar diariamente, com pelo menos 30 FP, tanto em dias de sol como nublados ou chuvosos.
  5. Evite exposição solar excessiva, mesmo usando com protetor solar.
  6. Limpe, hidrate, esfolie e tonifique a pele na sua rotina de cuidados diários para evitar as rugas.
  7. Se você é mulher, lembre-se sempre de remover a maquiagem antes de dormir. Além de causar acne, passar a noite toda com os cosméticos corresponde a três dias de envelhecimento da sua pele.
  8. Inclua nos seus produtos de cuidados com a pele hidratantes anti-idade, conforme pede a sua faixa etária, sempre aplicando-os no rosto, no pescoço e nas mãos.
  9. Use chapéus ou bonés para proteger o rosto quando for à praia, ao clube ou simplesmente sair para um lugar mais longe que necessite da exposição da sua pele ao sol.
  10. Procure um médico dermatologista e peça a ele uma recomendação de suplementação à base de colágeno hidrolisado, que ajudará a manter a sustentação da sua pele por mais tempo.

Melhores tratamentos estéticos para eliminar rugas

Agora que você já sabe como prevenir o aparecimento das temidas rugas na sua pele, chegou a hora de conhecer quais são os tratamentos estéticos mais indicados para suavizar ou acabar com o problema de uma vez por todas. Vamos lá?

Preenchimento facial

O preenchimento facial é um tratamento estético que visa acabar com as rugas através da aplicação de produtos absorvíveis sobre a região da pele afetada, como o ácido hialurônico, ou até mesmo definitivos, como é o caso do polimetilmetacrilato (PMMA).

Bioplastia

Nesta modalidade de tratamento estético contra rugas, é usada a aplicação do polimetilmetacrilato (PMMA) sobre pele afetada pelo problema, reduzindo as suas linhas. O procedimento só pode ser feito por um especialista, em ambiente laboratorial, que deve submeter o paciente a uma anestesia local.

Toxina Botulínica (Botox)

Tem como papel principal suavizar as marcas e linhas das rugas estáticas, podendo até mesmo eliminá-las quando associada a outros tratamentos estéticos, além de prevenir o surgimento de outras. Do mesmo modo que a Bioplastia, o procedimento só pode ser feito por um profissional do ramo, em uma clínica especializada.

Lifting Facial

Este tratamento estético visa principalmente acabar com as rugas através do combate à flacidez e falta de elasticidade da pele, melhorando o contorno facial sem interferir na qualidade e boa saúde da derma. Também feito em laboratório, esse procedimento deve ser feito apenas uma vez em cada paciente.

Radiofrequência

Elimina a flacidez e as rugas a partir do aquecimento da pele a cerca de 40 °C, promovendo uma série de reações fisiológicas que melhoram a circulação e oxigenação das áreas afetadas pelas rugas. O resultado é de uma maior produção de colágeno e, portanto, maior firmeza da pele.

Laser de CO2 Fracionado

Através do disparo de um feixe de luz sobre a área da pele afetada pelas rugas, este procedimento estético visa promover uma série de microlesões e posterior processo de reconstituição. A ideia é estimular o organismo a produzir uma maior concentração de colágeno e, com isso, dar mais firmeza à pele.

Soprano XL

Este método estético tem como principal objetivo diminuir a flacidez da pele e melhorar o contorno mandibular. Utilizando uma ponteira refrigerada chamada NIR, o tratamento emite uma luz infravermelha que tem o papel de aquecer as camadas mais profundas da nossa pele, estimulando a produção de colágeno.

Titan

Trata-se de uma técnica de radiofrequência muito usada para reduzir a flacidez da papada e do contorno facial. Através de um equipamento de luz infravermelha que ajuda a aquecer a pele, o tratamento tem como principal objetivo o estímulo da produção de colágeno, essencial para combater as rugas.

Eletroestimulação

Visando suavizar as rugas mais profundas, esse procedimento estético é feito a partir da implantação de um eletrodo ativo, que promove o carregamento de partículas hidratadas para a região da pele afetada pelo problema. O resultado é de uma pele mais jovem e revitalizada, graças ao estímulo da produção de colágeno.

Receitas caseiras para acabar com as rugas

Depois de conhecer quais são os melhores tratamentos estéticos para acabar com as rugas, a partir de agora você vai conhecer quais são as receitas caseiras mais indicadas para melhorar o aspecto da sua pele e eliminar as rugas e linhas de expressão. Veja:

Máscara de banana

Rica em propriedades antioxidantes, a banana é uma grande aliada da prevenção e combate às rugas. Amasse duas bananas com a ajuda de um garfo e aplique a pasta resultante nas áreas afetadas pelo problema.

Deixe-a agir por cerca de meia hora sobre o rosto e enxágue em seguida, em água morna ou fria. Por último, aplique o hidratante que você usa normalmente no dia a dia. Faça isso pelo menos duas vezes por semana.

Máscara de abacaxi

Além de ser rica em antioxidantes, a fruta possui enzimas que promovem a elasticidade da pele, hidratam e ajudam a eliminar as células mortas.

Para fazer a máscara, basta fazer o suco de abacaxi (apenas com a fruta e sem açúcar) e aplicar sobre a pele diariamente, deixando-o agir nas áreas afetadas pelas rugas por cerca de cinco minutos. Lave a pele normalmente em água morna ou fria e aplique o seu creme hidratante em seguida.

Máscara de iogurte

O iogurte também é um grande aliado no combate às rugas. Para fazer a máscara, basta misturar uma colher (sopa) de iogurte, uma colher (sopa) de mel, ½ colher (sopa) de suco de laranja e ¼ xícara de banana. Em seguida, aplique no rosto e deixe-a agir por cerca de 15 minutos. Lave bem com água fria e passe o seu creme hidratante.

Máscara de Aloe Vera (Babosa)

Devido ao ácido málico presente em sua composição, a aloe vera (babosa) é essencial para suavizar as rugas e melhorar a elasticidade da pele. Para preparar a sua máscara, corte uma folha da planta e extraia o seu gel.

Em seguida, aplique o gel fresco sobre as áreas da pele afetadas pelas rugas e deixe-o agir por aproximadamente 15 a 20 minutos. Lave bem com água morna ou fria e aplique o seu creme hidratante depois.

Máscara de cenoura

Graças ao seu alto teor de vitamina A, a cenoura é ideal para estimular a produção de colágeno e ajudar a manter a pele sempre macia. Para fazer a sua máscara, basta ferver de duas à três cenouras e, em seguida, misturá-las com um pouco de mel até virar uma pasta.

Aplique essa pasta sobre as áreas da pele afetadas pelas rugas e deixe-a agir por cerca de 30 minutos. Lave com água morna ou fria e aplique um creme hidratante.

Leave a Comment

/* ]]> */