Cabelos

Veja como engrossar cabelo ralo e fino de 3 formas diferentes

Como engrossar cabelo ralo e fino

Muitas mulheres, seja porque têm os fios naturalmente desta forma, seja porque sofreram os efeitos de algum procedimento químico, já buscaram uma resposta para a seguinte pergunta: como engrossar cabelo ralo e fino?

Uma das causas mais comuns para os cabelos afinarem é a realização de procedimentos químicos como tingir, fazer luzes, descolorir os fios, entre outros. Estresse, condições ambientais agressivas e desequilíbrios hormonais também podem entrar na equação.

Veja também – Babosa para cabelo serve para que? Descubra aqui!

Esses fatores não só fazem com que o cabelo tenha menos volume, como também levam à queda e ao ressecamento excessivos e à sensibilidade no couro cabeludo. Por isso, é importante buscar soluções se você vem sofrendo com esse problema. Não é só uma questão estética, mas de saúde também.

Da mesma forma que muitos fatores podem contribuir para a baixa densidade capilar, há diversas formas de recuperar os danos causados ou dar mais volume aos cabelos naturalmente finos. A seguir, descreveremos três rotinas que podem ajudar a como engrossar cabelo ralo e fino.

Como engrossar cabelo ralo e fino

Como engrossar cabelo ralo ou fino: 3 métodos

Reconstrução capilar em salão

A reconstrução feita em salão é a melhor opção para quem está com o cabelo muito fino e danificado, porque tem como objetivo promover a ação de agentes restauradores que têm ação profunda nos fios, melhorando sua estrutura.

Se você quer aprender como engrossar cabelo ralo e fino, o recomendado é fazer uma reconstrução a cada 15 dias. Essa frequência é suficiente para promover a recuperação dos nutrientes que são necessários para dar corpo ao cabelo. Já para quem tem o cabelo fino naturalmente o recomendado é fazer apenas uma reconstrução por mês.

O tratamento vai repor os nutrientes que foram perdidos em decorrência de procedimentos químicos e/ou agressivos. A reposição não deixa o cabelo mais grosso, mas os fios ficam mais saudáveis e, com isso, mais encorpados.

As máscaras de reconstrução, além da queratina, podem ser fortalecidas com aminoácidos (tirosina, serina e treonina) que atuam na reconstrução das fibras e no fortalecimento e resistência fios. É bom lembrar que a queratina em excesso pode quebrar os fios, por isso é bom não usar mais do que o indicado.

Óleo de coco

O óleo de coco orgânico faz parte de diversos tratamentos cosméticos alternativos e naturais, inclusive é um dos métodos para você aprender como engrossar cabelo ralo e fino. Obtido da polpa da fruta tropical, esse produto natural é composto por ácidos graxos de cadeia média e antioxidantes poderosos.

Isso quer dizer que ele não contém certos componentes encontrados em produtos da indústria cosmética, como silicone e álcool. Além disso, seus compostos ativos conseguem penetrar facilmente nas fibras capilares, promovendo a reparação.

Mesmo disponível em muitos lugares hoje em dia, a melhor opção ainda é produzir o óleo de coco em casa, para garantir que é 100% natural, orgânico e livre de processos de refinamento. A receita a seguir é simples de fazer e pode ser usada para outras finalidades, além de como engrossar cabelo ralo e fino.

Materiais:

  • 2 cocos
  • 1 ralador
  • 1 coador de pano

Instruções:

  • Faça furos nos cocos e extraia toda a água deles.
  • Agora, corte os cocos, retire toda a sua polpa e passe em um ralador até que obtenha uma pasta fina.
  • Coloque essa polpa em um coador de pano, espremendo até que saia o leite.
  • Depois de retirar o leite, adicione a água de coco à polpa e espere até absorver para espremer novamente.
  • Coloque a mistura obtida em uma panela, leve ao fogo baixo e mexa lentamente com uma colher de pau.
  • O calor fará com que o leite restante e o óleo se separem, mas se preferir você também pode usar um coador para fazer a separação.
  • Coloque o óleo em um recipiente de vidro e pronto.

Como engrossar cabelo ralo e fino

Feito o seu óleo de coco caseiro e 100% natural, deve-se utilizá-lo ao menos três vezes por semana para engrossar cabelos finos ou ralos, da seguinte forma:

  • Coloque duas colheres de óleo de coco no micro-ondas, para esquentar, e espere esfriar um pouco.
  • Quando o óleo estiver em uma temperatura suportável, aplique-o da metade dos fios até as pontas e massageie de forma suave.
  • Pegue uma pequena quantidade e espalhe pelo couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos.
  • Cobrir com uma touca e deixar agir por 40 minutos.
  • Terminado o tempo, lavar com água fria, pentear e deixar secar.

Seguindo essas instruções por algumas semanas, você sentirá como engrossar cabelo ralo e fino, além de aumentar a resistência às toxinas que o enfraquecem.

Enxofre orgânico

Conhecido como “mineral da beleza”, o enxofre orgânico (MSM) é capaz de engrossar os fios, além de fortalecer e ajudar em seu crescimento. Já é possível ver a diferença com alguns meses de tratamento ao usá-lo para como engrossar cabelo ralo e fino.

A substância é ideal tanto para pessoas que ficaram com o cabelo ralo por abusar de procedimentos químicos quanto para aquelas que o têm assim naturalmente, além de para fios fracos, quebradiços e que demoram a crescer.

Presente em diversos alimentos, o enxofre orgânico também pode ser encontrado em cápsulas, em farmácias comuns ou de manipulação. Em média, 120 cápsulas de 500 mg custam R$50. Ele também é encontrado no suplemento para cabelos Pill Food. É importante frisar que gestantes e lactantes só devem utilizar a substância sob orientação médica.

O enxofre funciona para como engrossar cabelo ralo e fino porque ele é uma das substâncias necessárias para a produção da queratina e do colágeno, proteínas essenciais para a beleza do cabelo e da pele. Além disso, ele é indispensável para a síntese de aminoácidos responsáveis pela saúde dos fios.

Procedimentos químicos alteram a estrutura dos fios e quebram as ligações de enxofre para obter os efeitos estéticos desejados, como alisamento, tingimento etc. Com isso, o cabelo enfraquece, perde massa e afina. Esse é um dos motivos por que reconstruções podem, às vezes, demorar a dar resultado. Sem o enxofre, o processo é menos eficaz e mais lento.

Você já conhecia esses métodos para como engrossar cabelo ralo e fino? Se gostou ou achou útil o post, compartilhe com suas amigas e amigos.

Como engrossar cabelo ralo e fino

 

Deixe um Comentário

/* ]]> */