Cravos

Como evitar cravos? Veja 10 dicas essenciais para o dia a dia

Independente da idade, se tem uma coisa que nos aflige quando se fala na aparência da pele são as espinhas e os cravos. Estes últimos, apesar de serem menos incômodos que as acnes, também não nos deixam em paz na frente do espelho. Os pontinhos pequenos e pretos tomam conta do rosto, principalmente na região do nariz, e são chatos e difíceis de remover.

Quanto mais se mexe nos cravos, menor é a possibilidade deles saírem da pele e maiores são as chances de inflamação. Por isso, fique atento! A recomendação é nunca cutucar ou pressionar esses pontos para que eles não se transformem em futuras manchas e cicatrizes que ficarão na pele para sempre.

Ainda, a dica é apostar em novos hábitos na rotina que previnam o aparecimento desses terríveis pontinhos pretos no rosto. Afinal, como já dizia o ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar”, concorda? Pensando nisso, nós separamos a seguir algumas dicas infalíveis de como evitar cravos de maneira fácil e simples.

Quer saber quais são elas? Então, continue lendo esse artigo até o final e saiba como eliminar de vez da sua vida os terríveis pontos pretos na pele. Vamos lá?

Por que os cravos aparecem na pele?

como-evitar-cravos-de-uma-vez

Antes de você saber quais são as dicas essenciais para evitar que os cravos apareçam na pele, é muito importante que você entenda quais são os motivos que levam ao problema. Da mesma forma que as acnes, os cravos são causados pelo acúmulo de gordura nos poros (folículos pilosos), que ficam entupidos e, quando em exposição com ar na superfície da pele, oxidam e tornam-se escuros, formando os pontos pretos que nós conhecemos e tanto odiamos.

A maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas é que causa o problema, que fabrica o sebo natural, que é essencial para proteger a pele do ressecamento, em excesso, causando a obstrução dos poros. No entanto, apesar de os cravos serem um problema comum em pessoas com predisposição genética ao problema, eles costumam aparecer mais vezes em períodos de calor, quando há o aumento da transpiração e, é claro, mais suor e oleosidade, que acabam entupindo a pele.

Ao contrário do que muita gente pensa, os pontos pretos em nada tem a ver com as espinhas e tampouco se transformam nelas. Eles podem aparecem junto ou separados das acnes, como não é difícil encontrar vários casos por aí.

No entanto, eles aparecem pelos mesmos motivos, como estresse, alterações hormonais, má alimentação e falta de higiene, por exemplo. Nesta última situação, quando a pele está suja, com excesso de poeira, poluição e até produtos hidratantes e maquiagem, fica ainda mais vulnerável ao aparecimento dos cravos.

Veja 10 dicas infalíveis de como evitar os cravos

Agora que você já sabe por que os cravos aparecem na pele, chegou a hora de saber como evitar que eles apareçam de uma vez por todas. Fique de olho nas dicas que vamos mostrar a seguir:

1 – Faça limpeza diária

limpeza-diaria-para-evitar-cravos

Por mais que a gente queira cutucá-los e retirá-los imediatamente da nossa pele, a melhor maneira de prevenir e acabar com o problema continua sendo a limpeza diária. Por isso, lave bem o rosto pelo menos duas vezes ao dia, de preferência, com um sabonete neutro e sempre em água morna ou fria (que serve para fechar os poros e protegê-los depois de limpos).

Na hora de secar, opte por deixar a pele fazer isso naturalmente. Se não tiver tempo, use um pedaço de algodão em vez de uma toalha, que pode piorar o problema se você esfregá-la no rosto.

2 – Não se esqueça da esfoliação

esfoliacao-para-evitar-cravos

Apostar em uma esfoliação pelo menos duas vezes na semana, com grãos finos e produtos especiais para pele oleosa, também é uma excelente dica para evitar cravos. Se for o caso, existem várias receitas caseiras que ajudam a esfoliar a pele e eliminar a oleosidade excessiva de maneira fácil, simples e eficiente, sem gastar muito e usando apenas alimentos e condimentos que você tem na cozinha. Aprenda receitas caseiras para cravos aqui no nosso post.

3 – Evite tocar a pele com frequência

como-evitar-cravos-dicas

Tocar muito a pele pode transferir a sujeira, suor e oleosidade da palma da mão para o rosto, o que pode causar cravos. Além disso, se você já está com algum ponto preto e fica “cutucando” ou pressionando para eliminá-lo, pode piorar ainda mais o problema e provocar uma inflamação e futura mancha ou cicatriz. Por isso, tente tocar a sua pele com menos frequência possível.

4 – Tente não ficar muito no sol

Summer girl on white background

Muitas pessoas usam a técnica do bronzeamento para mascarar os cravos presentes na pele, já que esta fica mais escura e tende a esconder mais os pontinhos pretos. No entanto, o que poucas delas sabem é que o sol costuma causar o ressecamento e irritação na pele, dois fatores diretamente ligados ao aparecimento do problema.

Ainda, no caso de quem já faz tratamento contra os pontos pretos no rosto, muitas medicações usadas na prevenção deles podem causar queimaduras e lesões na pele, o que pode afetar ainda mais a saúde da derma.

5 – Lave bem os cabelos

lavar-os-cabelos-para-evitar-cravos

O contato dos cabelos com a pele do rosto também favorece em muito o aumento da oleosidade e surgimento de cravos, principalmente no caso de quem tem fios oleosos e, ainda, usa franjas. Por isso, procure lavar as madeixas diariamente se forem oleosas e pelo menos a cada três dias no caso de quem tem cabelos normais.

6 – Tome cuidado na hora de fazer a barba

fazer-a-barba-pode-causar-cravos

No caso dos homens, é necessário tomar algumas precauções na hora de se barbear. Afinal, a depilação da pele está entre as maiores causas de irritação da pele e entupimento dos poros com produtos, condições que contribuem diretamente para o aparecimento dos cravos.

Por isso, além de investir em uma lâmina nova em folha, bem afiada e em boas condições (nunca use lâminas enferrujadas). Além disso, o ideal é lavar bem o rosto com água e sabão antes de começar e aplicar um creme de barbear para ajudar a amaciar a barba para o atrito com a lâmina.

7 – Alimente-se bem

alimentar-se-bem-para-evitar-cravos

Manter uma alimentação saudável e balanceada, livre de alimentos gordurosos e ricos em açúcares, que são os principais causadores de cravos, e recheada de frutas e verduras pode ser ideal para evitar o surgimento do problema na sua pele. E não se esqueça de amenizar na ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros, pois eles também podem contribuir para a piora do problema, além de envelhecer precocemente também.

8 – Use produtos específicos para sua pele

produtos-para-evitar-cravos

Pessoas com a pele oleosa são as mais propícias a desenvolverem cravos, pois há uma maior possibilidade de entupimento dos poros. Por isso, para não agravar o problema, é preciso apostar sempre em produtos especiais para esse tipo de pele, que, normalmente, são aqueles à base de gel. Os cremes muito hidratantes costumam ter a presença de óleos na sua composição, que podem aumentar em muito a oleosidade da pele e causar o surgimento de cravos.

9 – Nunca durma de maquiagem

tirar-maquiagem-evita-cravos

Se você é mulher ou até mesmo um homem vaidoso que não dispensa uma base no rosto para melhorar a aparência da pele, a dica é para evitar cravos é, em primeiro lugar, investir em produtos adequados para a sua pele (compactos e matte), e, depois, sempre remover a maquiagem na hora de dormir. Acordar como uma estrela de cinema pode render o entupimento dos poros e causar os incômodos pontos pretos.

10 – Aposte em cremes protetores

cremes-protetores-contra-cravos

Como você já deve saber até aqui, a nossa pele está sempre suscetível, diariamente, à contaminação presente no meio ambiente, como a poluição e a poeira. Por isso, o ideal é sempre investir em cremes que podem proteger a pele do rosto contra esses fatores presentes no ar. Dentre os mais recomendados está o creme protetor natural à base de sândalo, que possui propriedades hidratantes e germicidas, que podem atuar com força no combate desses agentes contaminantes.

Leave a Comment

/* ]]> */