Cabelos

Como pentear o cabelo corretamente: as melhores dicas da web

Você provavelmente já tem uma rotina na hora de sair para se divertir ou para ir trabalhar. Tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo. Mas será que você sabe se a forma que você penteia seu cabelo é a forma certa de como pentear o cabelo corretamente?

Aliás, você sequer imaginava que existe uma forma correta de como pentear o cabelo corretamente? Aposto que muita gente acha que só passar o pente nos fios pela manhã ou depois de lavar o cabelo é a única forma possível, mas não é bem assim, não se você quiser conservar a saúde dos fios.

Mas, afinal de contas, como pentear o cabelo corretamente? Bom, isso requer vários processos e quase tudo conta. Por exemplo, é preciso escolher corretamente o acessório que você vai usar – pente ou escova -, o jeito como segurar os fios e até por onde você começa a penteá-los.

Como pentear o cabelo corretamente

1 – Escolha o melhor acessório para seus fios

O primeiro passo de como pentear o cabelo corretamente é escolhendo o acessório mais adequada para isso. Por exemplo, para pentear seus fios quando estiverem úmidos o melhor acessório é o pente de dentes largos.

O pente de dentes largos permite que você desembarace os fios com mais facilidade e evita a tração durante o processo.

Agora, para aquelas mulheres que sofrem com o frizz a melhor opção de pente é o pente de madeira. O pente de madeira evita o frizz e deixa os fios mais alinhados.

Já no caso da escova a melhor opção é a escova raquete ou escovas de cerdas duras. No caso da escova raquete é importante usá-las na vertical, isso porque os fios passam com maior facilidade pelas cerdas. Ao usar a escova na posição horizontal você corre o risco de quebrar seus fios.

Outra forma de como pentear o cabelo corretamente é optando pelas escovas com íons, esse tipo de escova dá um efeito liso no cabelo – dispensando a necessidade do secador ou da chapinha. Além de dar esse efeito liso, as escovas com íons deslizam com maior facilidade nos fios, dão brilho ao cabelo e ainda neutralizam a eletricidade dos fios, o que evita o frizz.

Além disso, essa escova é capaz de melhorar o aspecto das pontas e ainda proporciona maciez para os cabelos. Claro, escolha essa escova somente se o seu objetivo for deixar os fios lisos.

2 – Penteie os fios no banho

Além do pente, como pentear o cabelo corretamente depende de outras coisas, como o momento que você escolhe para desembaraçar os fios.

Você pode penteá-los tanto no banho ou após o banho. Se optar em penteá-los durante o banho você pode usar aqueles minutinhos da hidratação para fazer isso. Com os dedos, massageie o couro cabeludo, essa massagem ajuda o produto a penetrar mais profundamente nos cabelo e ainda facilita o deslize do pente.

Agora, se você for pentear os fios depois do banho é importante retirar o excesso de água com a toalha. Alguns cabeleireiros recomendam fazer isso enquanto aplica o condicionador, mas se você tiver os fios oleosos fuja dessa opção pois corre o risco do condicionador ir em excesso para a raiz, o que vai contribuir ainda para a oleosidade.

Para a mulherada que tem os fios loiros ou platinados o desembaraço no banho também não é recomendável, pois é nesse momento onde o cabelo se encontra mais sensível e com maior chance de quebra.

Outra dica para as mulheres platinadas, além das dicas acima, é secar somente 50% dos fios. E, além de retirar o excesso de água com a toalha, o uso do leave-in também é importante, isso porque ele ajuda em quase 100% no processo – para as platinadas é importante aplicar o leave-in apertando os fios para que ele possa penetrar mais profundamente nos cabelos.

Outra dica de como pentear o cabelo corretamente é na hora de retirar o excesso de água dos fios, é importante usar uma toalha de microfibra, esse tecido evita o frizz no cabelo e manter o formato dos fios. E, claro, faça tudo com muita delicadeza e devagar, não esqueça que esse é o momento mais frágil para o seu cabelo.

3 – Os fios cacheados devem ser penteados secos

Já as cacheadas tem um processo diferente. Ao contrário dos outros tipos de cabelos, as cacheadas tem um processo inverso: a melhor hora para desembaraçar os fios é quando eles estiverem secos – úmidos -. Ao pentear os cachos quase secos as cacheadas conseguem controlar os fios arrepiados, uma característica natural dos cachos, e a manter os cachos definidos.

Outra dica para as cacheadas na hora de definir os cachos é fazer isso com as mãos e usando o umidificador de cachos. Agora, se você gosta de usar o pente escolha aqueles com a ponta arredondada, esse tipo de pente não agride os fios e é ideal para os cabelos crespos e cacheados.

4 – Comece de baixo para cima

Aposto que você começa a pentear os seus fios de cima para baixo, certo? Ou seja, da raiz para as pontas, mas a forma correta de como pentear o cabelo corretamente é fazendo o inverso, penteando os fios de baixo para cima.

Dessa forma você evita uma das piores coisas que podem acontecer com os seus fios: a tração excessiva. Isso porque toda vez que você começa a pentear os cabelos pela raiz, o pente automaticamente tem mais dificuldade em deslizar, certo? E é aí que acontece a tração, que leva a quebra dos fios.

Por isso, penteie os fios sempre das pontas à raiz, com o maior cuidado possível e sem puxar, principalmente se você tiver pontas duplas.

Além de todas essas dicas é importante também não forçar o seu cabelo, principalmente os cabelos mais finos que tem maior facilidade em embaraçar.

Quer aprender a como pentear o cabelo corretamente? A maior dica de todas é fazer isso com a maior paciência do mundo, é só com delicadeza que você vai conseguir deixar os fios do seu jeito e, os mais importante de tudo, manter a saúde deles em dia. Só assim você terá o cabelo dos seus sonhos.

Leave a Comment

/* ]]> */