Cabelos

Oleosidade do cabelo: as melhores dicas de como tirar

Oleosidade do cabelo

Estamos sempre preocupadas com os cuidados dos fios, lavagem, secagem, hidratação, reconstrução, nutrição, manter a tintura em dia, alisamento, enfim, tudo para deixar os cabelos bonitos, com vitalidade. Mas há certas coisas que não é possível evitar, como é o caso da oleosidade e por esse motivo essas mesmas mulheres sempre estão em busca de técnicas de como tirar a oleosidade do cabelo.

Como é sabido, os tipos de cabelo variam de mulher para mulher, tem mulher que tem o cabelo mais seco, outras tem cabelo misto, e ainda tem aquelas que sofrem com a oleosidade nos fios.

Veja também – Como lavar os cabelos corretamente com dicas infalíveis

Não é nada fácil, nem agradável lidar com a oleosidade dos fios, certos produtos você não pode usar porque eles contribuem com a produção de sebo, outros já podem deixar os fios secos demais, lavar a cabeça quase faz parte do seu corpo porque seus cabelos não ficam mais que um dia limpos e bonitos.

Enfim, domar cabelos oleosos é uma tarefa complicada, por isso aposto que você deve estar atrás de dicas de como tirar a oleosidade do cabelo, e é justamente isso que você vai encontrar nesse texto.

Continue lendo esse texto que você irá aprender as melhores dicas de como tirar a oleosidade do cabelo.

Oleosidade do cabelo

Como tirar a oleosidade do cabelo

Lavagem dos fios em dias alternados

Vamos começar nossa listas de melhores dicas de como tirar a oleosidade do cabelo com um processo simples e que já faz parte do seu dia a dia: a lavagem dos fios. A lavagem dos fios é uma etapa super importante para as mulheres que tem cabelos oleosos.

Como já foi dito, essas mulheres sofrem pois os cabelos não costumam ficar mais que um dia, no máximo, dois com aquela aparência de cabelo limpo, mas isso não quer dizer que você tem que lavar os cabelos todos os dias. Sei que pode ser difícil, mas o ideal é fazer essa lavagem em dias alternados, ou seja, dia sim, dia não.

O mesmo vale para aquelas mulheres que lavam os cabelos com menos frequência com medo de aumentar a produção de sebo, lavar pouco os cabelos também podem contribuir para o aumento da oleosidade. O segredo é saber dosar as lavagem, lavar de mais ou lavar de menos contribui ainda mais para a oleosidade, o ideal é lavar em dias alternados.

Oleosidade do cabelo

Evite água quente

E ainda falando sobre a lavagem dos fios, além de alternar a lavagem dos cabelos é preciso ficar atento como você lava seus cabelos. Sabia que a água quente é uma grande contribuidora para fios oleosos? Isso acontece porque a água quente resseca a pele e o couro cabeludo, o que estimula as glândulas a produzirem mais oleosidade.

O ideal é tomar um banho morno ou o mais gelado possível, assim você não corre os risco de estimular a glândula a produzir ainda mais oleosidade.

Usar sulfato moderadamente

Eu sei, você provavelmente deve estar discordando dessa dica já que o sulfato virou um dos maiores vilões do mundo da beleza nesses últimos anos. Apesar da grande maioria das pessoas defenderem o não uso de produtos com o lauril sulfato de sódio, para o seu caso o uso do sulfato é importante.

No seu caso o uso moderado do sulfato pode te ajudar e muito em como tirar a oleosidade do cabelo, isso porque o sulfato é capaz de ressecar o couro cabeludo, o que reduz consideravelmente a oleosidade.

Você não precisa abandonar seus produtos naturais, mas vá alternando o uso deles com shampoos com sulfato.

Oleosidade do cabelo

Shampoo para cabelos oleosos

E ainda falando dos shampoos, outra forma para você aprender a como tirar a oleosidade do cabelo é usando shampoos específicos para seus cabelos, ou seja, shampoos para cabelos oleosos. Shampoo específico para cada cabelo não é mito, então você tem, sim, que usar shampoo específico para cabelos oleosos.

Esses shampoos tem em sua composição tensoativos, uma substância que se liga a sujeiras e gorduras e as eliminam na lavagem. Mas é preciso tomar cuidado com esses produtos, pois além de limpar a oleosidade, esses shampoos também acabam eliminando a gordura natural do couro cabeludo, a gordura responsável por manter a pele hidratada.

Oleosidade do cabelo

Vá com calma com os condicionadores

O condicionador é o responsável por fechar as cutículas que foram abertas com o shampoo e deixar os cabelos com aquela aparência mais sedosa, mas é preciso tomar cuidado com ele pois o uso excessivo pode te atrapalhar a como tirar a oleosidade do cabelo.

O condicionador ideal para as mulheres que tem cabelos oleosos é o condicionador em formato de gel, os condicionadores em formato de creme são, automaticamente, mais oleosos.

Oleosidade do cabelo

Creme sem enxágue? Evite!

Uma das causas da oleosidade é causado pelos resíduos que acabam ficando nos nosso fios, o que aumenta não só a oleosidade, mas também podem contribuir para o aparecimento de fungos. Tudo isso porque produtos como os cremes sem enxágue podem obstruir os poros de saída das glândulas.

E isso não é o pior, tendo em vista que essas poros não são obstruídas de forma homogênea, as outras glândulas que não estão com os poros obstruídos produzem mais oleosidade para suprir a ausência daquelas que estão, ou seja, mais oleosidade.

Então, umas das formas de como tirar a oleosidade do cabelo é evitando esse produto. Se o uso for realmente necessário, passe-o somente nas pontas do cabelo.

Oleosidade do cabelo

Shampoo a seco

Outra forma de como tirar a oleosidade do cabelo é utilizando o shampoo a seco. Ele pode ser um bom aliado para aquela ocasião que você está doida para lavar os cabelos, mas ainda não é o dia para isso. Mas o shampoo a seco é apenas uma opção, ele não deve ser usado com muita frequência e nem deve substituir uma lavagem comum.

Assim como o creme sem enxague, o uso excessivo do shampoo a seco pode obstruir os poros, o que irá ajudar na produção de oleosidade. O shampoo a seco deve ser usado apenas em emergências ou em ocasiões especiais.

Ter cabelos oleosos é bem chato, mas é só seguir nossas dicas de como tirar a oleosidade do cabelo que você irá conseguir equilibrar essa oleosidade e ser mais feliz com seus fios.

Deixe um Comentário

/* ]]> */