Rugas

Como tirar rugas a laser: conheça o tratamento a laser para rejuvenescimento facial

Tratamento a laser para rugas

Com o passar dos anos, é normal que ocorra o aparecimento de rugas e linhas de expressão no rosto, como um processo natural do envelhecimento.

Diante disso, as mulheres têm buscado formas de contornar as marcas do tempo, seja com produtos anti-aging ou procedimentos estéticos.

E uma das soluções mais efetivas no tratamento de rugas são os procedimentos a laser, também conhecidos como resurfacing com laser. Esse procedimento elimina rugas de expressão, pés de galinha, rugas ao redor dos lábios, sulcos e manchas, rejuvenescendo a pele e conferindo um aspecto mais liso, firme e uniforme.

Ficou interessada? Leia este post e saiba como tirar rugas a laser e ter uma pele mais jovem e bonita!

O que é e como funciona o resurfacing com laser

O resurfacing com laser é um procedimento estético que consiste em enviar feixes curtos e concentrados de luz sobre toda a área afetada pelas rugas e linhas de expressão, removendo a pele danificada com precisão, uma camada por vez.

O feixe de laser remove a camada mais superficial da pele, chamada epiderme, e simultaneamente aquece a pele subjacente, chamada de derme.

Isso estimula a renovação da pele e o crescimento de novas fibras de colágeno, revelando uma pele mais firme, lisa e livre de rugas, linhas de expressão e outras marcas do tempo.

Quando o tratamento a laser é indicado e quando não é recomendado

O tratamento a laser é indicado para o rejuvenescimento facial, eliminando rugas e outras marcas de pele. Veja as principais indicações:

  • Linhas finas e rugas na testa, ao redor dos olhos e boca;
  • Cicatrizes de acne;
  • Marcas resultantes do fotoenvelhecimento;
  • Verrugas;
  • Marcas de nascença.

Por outro lado, o uso do laser não é recomendado para pacientes com pele negra ou tendências a queloide, portadores de vitiligo, lúpus e outras doenças sensíveis à luz, além de herpes em atividade ou outras infecções de pele.

Principais técnicas para tirar rugas a laser

Existem dois tipos de laser que são comumente utilizados no rejuvenescimento facial: o CO² fracionado e o Érbio.

Laser de CO² fracionado

O Laser de CO² fracionado é o mais popular entre as mulheres. Ele é indicado para amenizar todos os tipos de rugas, das mais finas às mais profundas, além de recuperar a pele dos danos ocasionados pelo sol e melhorar as manchas de acne e sardas.

É uma tecnologia com a aplicação de micro raios que apresentam alta afinidade com a água, aquecendo as camadas da pele e fazendo com que a água dos tecidos evapore. Isso faz com que a pele se retraia rapidamente devido ao calor, possibilitando a estimulação do colágeno e proporcionando, assim, a regeneração da pele, que após a cicatrização fica lisa, uniforme e sem rugas e outras marcas.

O Laser de CO² fracionado é uma forma de tirar rugas a laser que apresenta excelentes resultados, mas é invasiva. O tempo de recuperação é de aproximadamente duas semanas.

O número de sessões necessárias varia de acordo com os objetivos e podem ser de 2 a 5 sessões. A frequência também varia, sendo de 45 dias de intervalo até 3 meses.

Laser de Érbio

O Laser de Érbio é um tratamento tão efetivo quanto o Laser de CO² fracionado, no entanto, ele oferece mais segurança, principalmente para pessoas com pele mais escura e que residem em áreas de intensa exposição solar.

É mais indicado para remover rugas e linhas superficiais e moderadamente profundas do rosto, podendo, também, ser utilizado no pescoço, peito e mãos.

Esse laser também é fracionado e causa uma ablação na área tratada, removendo a camada mais externa da pele, composta por células envelhecidas e danificadas, estimulando a pele a se renovar. Além disso, estimula a produção de colágeno e causa a remodelação das fibras estruturais do tecido cutâneo, deixando a pele mais firme e com menos rugas.

O tempo de recuperação é menor do que com o laser de CO² fracionado, cerca de uma semana. Também apresenta excelentes resultados e o número de sessões varia de acordo com os objetivos e estado da pele de cada paciente.

Cuidados pré e pós-procedimento

Tirar rugas a laser exige uma série de cuidados antes, durante e depois do procedimento.

Antes de iniciar as sessões de laser, é importante consultar um dermatologista para fazer uma avaliação da real necessidade de tratamento e de preparação da pele para receber a energia da pulsação.

Em alguns casos, é comum realizar um tratamento preventivo para bactérias, herpes ou outros microrganismos que possam estar presentes na pele. Outro cuidado importante é que a região não esteja bronzeada antes da aplicação. Cremes e ácidos podem ser usados até 2 dias antes.

A aplicação do laser pode ser dolorosa, portanto, muitas vezes é aplicado um anestésico local para amenizar a dor e um sedativo para ajudar a relaxar. Além disso, no preparo do procedimento, o rosto do paciente é cuidadosamente limpo e os olhos recebem uma proteção especial.

Após tirar rugas a laser é normal que a pele fique mais sensível e apresente vermelhidão, ardência e inchaço. Durante o período de recuperação é essencial hidratar corretamente a pele com produtos específicos indicados pelo dermatologista, beber bastante água, não se expor ao sol e aplicar protetor solar a cada três horas.

Resultados do tratamento de rugas com laser

O laser traz excelentes resultados na remoção de rugas e rejuvenescimento facial. Algumas pessoas experimentam uma diferença imediata logo ao se submeterem à primeira sessão de laser.

Mas vale salientar que os resultados aparecem gradativamente, pois dependem do processo de cicatrização e renovação da pele. O processo de melhora continua por até um ano.

Embora os efeitos do tratamento a laser durem por muitos anos, o processo natural de envelhecimento faz com que rugas e linhas de expressão reapareçam, por isso, o tratamento pode ser repetido se a pessoa julgar necessário.

Os custos do procedimento variam de clínica para clínica e também do estado da pele do paciente. É claro que o preço é sempre algo relevante, mas vale ressaltar que se você optar por tirar rugas a laser, deve escolher um local e profissional qualificado e competente para fazer o procedimento.

O que você acha dos tratamentos a laser para rejuvenescimento da pele? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */