Estrias

Cremes para estrias funcionam? Conheça os principais ativos e produtos do mercado

Cremes para estrias

Cremes para estrias é sempre um assunto polêmico, afinal, essas indesejáveis marcas no corpo são difíceis de eliminar até com procedimentos estéticos, o que coloca em dúvida a eficácia dos cremes anti-estrias.

Cicatrizes que surgem na pele pelo rompimento de fibras elásticas devido a um estiramento rápido e abrupto da pele, as estrias são muito comuns na região do bumbum, barriga, quadris e seios e aparecem principalmente durante o crescimento na puberdade, na gravidez ou durante um processo de ganho e perda de peso (efeito sanfona).

O problema, é que uma vez que essas marcas surgem no corpo, elas são para sempre, podendo ser reduzidas e amenizadas apenas com procedimentos estéticos ou o uso de alguns cremes com ativos especiais em sua fórmula.

Neste post, vamos falar sobre os principais ativos utilizados em cremes para estrias, qual a sua eficácia e quais os melhores produtos no mercado para tratamento e prevenção dessas lesões. Confira!

Mas antes… Cremes para estrias funcionam mesmo?

Bem, o que podemos dizer sobre essa questão é que não existe uma solução – estética ou cosmética – considerada 100% eficaz na eliminação das estrias.

Isso porque a eficácia desses tratamentos depende de uma série de variáveis: os ativos contidos no produto, a cor e profundidade da estria, o estado geral da pele, o tempo de tratamento e até o organismo da pessoa, visto que cada um reage de uma forma a determinados ativos e procedimentos.

Quanto aos cremes para estrias, podemos afirmar que independente do ativo utilizado, os resultados são lentos e gradativos. Na verdade, esses cremes são muito mais efetivos na prevenção de estrias do que no tratamento de lesões já existentes.

No entanto, existem sim alguns ativos capazes de reduzir e melhorar o aspecto das estrias, de forma lenta, como citado acima. Mas é importante ressaltar que eles têm maior eficácia nas estrias rosadas ou avermelhadas, que são mais recentes e ainda estão em processo inflamatório. Para as estrias brancas, antigas e largas, o tratamento com cremes é mais difícil e não costuma ser eficaz.

Principais ativos utilizados no tratamento de estrias

Para que um creme para estria seja eficiente, ele deve ser capaz de promover uma regeneração da pele na área afetada pelas lesões e estimular a produção de novas fibras de colágeno, atenuando a aparência das estrias.

Conheça os principais ativos:

  • Ácido retinóico: é o ativo mais eficaz no tratamento de estrias brancas e vermelhas. Ele tem a capacidade de promover a regeneração celular da pele e estimula a produção do colágeno. É muito utilizado em tratamentos estéticos para estrias em procedimentos como o peeling, mas também pode estar na fórmula de loções e cremes para estrias, em concentrações mais baixas e seguras. A indicação de uso é de duas vezes ao dia, sobre a área afetada pela estria. Durante o período de uso é importante não tomar sol e sempre usar filtro solar, pois o produto pode manchar a pele;
  • Fatores de crescimento: são substâncias biologicamente ativas, que regulam o ciclo celular, promovendo melhora no processo de produção dos componentes da matriz extracelular, como o colágeno e a elastina. Assim, cremes formulados com fatores de crescimento são eficientes no tratamento de estrias, principalmente se combinados com o ácido retinóico;
  • Vitamina C: o uso tópico de vitamina C – ou ácido ascórbico – é um grande aliado no tratamento de estrias, pois estimula a produção de colágeno na pele. Além disso, é menos agressivo que o ácido retinóico e ideal para peles mais sensíveis;
  • Ácido glicólico e salicílico: substâncias que esfoliam a pele, estimulando a renovação celular e a produção de colágeno. Além disso, deixam a pele mais suscetível a receber e absorver outros ativos;
  • Ativos hidratantes: todos os cremes, géis, pomadas e óleos que possuem ativos hidratantes são benéficos na prevenção de estrias. Eles são importantes para manter a hidratação e elasticidade da pele, evitando o rompimento das fibras elásticas e o consequente aparecimento das estrias. Eles também podem ajudar a melhorar o aspecto das estrias já existentes, mas não a reduzi-las.

Melhores óleos e cremes para estrias

Existem inúmeros produtos no mercado cosmético que prometem reduzir e eliminar as estrias, no entanto, poucos são realmente eficientes.

Separamos a seguir alguns dos melhores óleos e cremes para estrias citados por mulheres e blogueiras de beleza.

Bio-Oil

Entre os produtos mais citados por mulheres e blogueiras para o combate das estrias está o Bio-Oil.

É um óleo que promete atenuar as estrias, igualar os tons de pele e hidratar. O frasco contém 60 ml e o preço sugerido pela marca é R$29,90, o produto mais barato da lista, apresentando um excelente custo-benefício.

Sua fórmula contém óleo de calêndula, lavanda, alecrim, camomila e vitaminas A e E.

Óleo de amêndoas

É um clássico na prevenção às estrias, utilizado desde o tempo das nossas avós, sobretudo durante a gravidez, para evitar as estrias na barriga, decorrentes da distensão excessiva da pele na região abdominal.

Mas tradições familiares à parte, o óleo de amêndoas tem um enorme poder hidratante, o que o faz um aliado no combate às estrias. Para ter ideia, quando aplicado na pele úmida, hidrata 10 vezes mais que uma loção hidratante aplicada na pele seca, formando uma película protetora que previne o ressecamento, deixando a pele com uma textura suave e macia.

Existem diversas marcas de óleo de amêndoas disponíveis no mercado, mas a principal é o da Johnson’s Baby.

Creme anti-estrias Bio-Médicin

Ideal para o tratamento corporal de estrias, cicatrizes e queloides, esse creme para estrias da Bio-Médicin apresenta excelentes resultados nas primeiras semanas de uso e atua de forma progressiva, eficaz e segura.

Livre de ácidos, possui uma fórmula especial com extratos vegetais que digerem as células mortas estimulando o processo de renovação da pele, além de hidratá-la e nutri-la profundamente.

Vichy Action Integrale Vergetures

O Action Integrale Vergetures é um potente hidratante, especialmente formulado para peles desidratadas e com estrias.

Confere uma excelente elasticidade a pele, que passa a resistir a fortes estiramentos, dificultando o rompimento de fibras elásticas e, consequentemente, evitando o aparecimento de estrias.

Mustela 9 Mois

Como um dos principais fatores desencadeantes das estrias é a gravidez, não poderia faltar na nossa lista um produto específico para combate dessas lesões na gravidez.

Os cremes para estrias da Mustela 9 Mois são os queridinhos das grávidas. Ricos em vitaminas B5 eles são desenvolvidos especialmente para combater as estrias na gravidez, também denominadas Striae gravidarum.

A marca já foi citada por várias blogueiras de beleza, como a Luciana Tranchesi, do blog LuTranchesi, pela Melodia Moreno, do BorntoRock e Iza Nader Yunes do InyStyle.

Clarins Huile Tonic

Tônico com uma fórmula 100% composta de extratos vegetais, o Clarins Huile Tonic possui em sua fórmula óleo de alecrim, avelã, hortelã e gerânio, que hidratam profundamente a pele, evitando o aparecimento das estrias.

É um dos produtos mais indicados pelas blogueiras, e já foi citado pela Carina de Luca, no blog da Helena Bordon e por Maria Rudge, no blog Lala Rudge.

Por fim, é importante salientar que quando falamos de beleza, não existe milagre, em especial quando o assunto são as estrias. Os tratamentos com cremes para estrias até funcionam, mas levam tempo e necessitam de uso regular. Além disso, antes de comprar qualquer produto, leia a sua formulação, para garantir que está comprando um produto que realmente trará resultados, mesmo que em longo prazo.

Você tem algum creme para estrias para indicar? Já usou algum dos produtos citados nets post? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */