Cuidados Rugas

5 cuidados com a pele para evitar rugas

Rugas cuidados para evitar

O envelhecimento da pele e o aparecimento das rugas com o passar do tempo é uma das maiores preocupações estéticas das mulheres. Tanto que a cada dia surgem novos produtos e tecnologias com a finalidade de driblar os sinais do tempo e manter a pele sempre jovem.

É fato que o envelhecimento é inevitável, no entanto, o processo acontece de formas e velocidades diferentes para cada pessoa. Estudos indicam que a genética é responsável por 50% do processo, mas por outro lado, pesquisas apontam que os hábitos e costumes da pessoa influenciam o envelhecimento em 33%. Maus hábitos e a falta de cuidado com a pele podem acelerar o processo em até 10 anos!

E não pense que os cuidados com a pele para evitar rugas começa na meia idade. Os primeiros sinais de envelhecimento começam a aparecer no rosto por volta dos 25 anos, idade em que é recomendável iniciar os cuidados com a pele. Veja cinco deles a seguir.

1. Use filtro solar sempre

Esse é o principal dos cuidados com a pele para evitar rugas.

Isso porque os raios solares são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, pois destroem as fibras de colágeno e elastina, deixando a pele menos elástica e mais suscetível ao aparecimento de rugas. Além disso, a exposição solar sem proteção pode causar manchas na pele.

E por mais que os efeitos do sol na pele não apareçam imediatamente, eles são cumulativos e uma hora se manifestarão, mesmo que demore anos.

Por isso, é importante passar um protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, com FPS 30, no mínimo. Já existem protetores específicos para o rosto no mercado, com fatores de proteção maior (entre 60 e 70), uma textura menos oleosa e muitas vezes até possuem cor, para serem usados como substituto da base.

2. Tenha uma rotina de limpeza de pele

A pele fica exposta a uma série de agressões diárias: poluição, maquiagem, sol, frio, entre outros. Esses fatores ressecam e irritam a pele, além de acumular impurezas em sua superfície, conferindo a ela um aspecto cansado e envelhecido.

Por isso, é essencial que você tenha uma rotina diária de cuidados com a pele, a fim de eliminar o estresse diário, mantendo-a sempre saudável.

Portanto, antes de dormir, limpe, tonifique e hidrate a pele diariamente, com produtos específicos para o seu tipo de pele. Além disso, também é recomendável realizar uma esfoliação semanalmente, a fim de estimular a renovação celular.

3. Nunca durma com maquiagem

Retirar a maquiagem antes de dormir está entre os mais importantes cuidados com a pele para evitar rugas.

Para ter ideia da importância de não dormir com maquiagem, passar uma noite sem retirá-la corresponde a três dias de envelhecimento da pele!

Além disso, dormir de maquiagem obstrui os poros, tornando a pele mais propensa a apresentar acne e cravos.

O ideal é retirar a maquiagem com um removedor específico para o seu tipo de pele e depois realizar as demais etapas da rotina de beleza, limpando, tonificando e hidratando a pele, para que ela possa descansar e acordar linda e saudável, pronta para receber uma nova make.

4. Use um hidratante anti-idade de acordo com a sua faixa etária

Como dissemos no início deste post, os cuidados com a pele para evitar rugas devem começar por volta dos 25 anos, e a partir dessa idade, já existem produtos específicos com propriedades antiaging.

Os cremes anti-idade são divididos por faixa etária, já que em cada fase da vida, as necessidades e sinais do tempo na pele são diferentes. Desta forma, os ativos utilizados nos cremes, assim como a sua atuação na derme também são diferenciados.

Portanto, é essencial que ao comprar o seu creme anti-idade, você escolha um que seja adequado à sua faixa etária. Isso garante que ele será mais eficiente para as suas necessidades e terá uma atuação mais assertiva.

5. Consulte um dermatologista anualmente

Por fim, é sempre importante consultar um profissional da área. Da mesma forma que fazemos consultas de rotina em outras áreas da saúde, também é essencial visitar um dermatologista periodicamente a fim de garantir que a sua pele está saudável.

Além disso, um profissional saberá identificar o real estado da sua pele e indicar os produtos ideais para suas necessidades e objetivos.

Caso não tenha nenhum problema de pele, uma visita anual é suficiente.

Vale ressaltar que além dos cuidados com a pele para evitar rugas descritos acima, ter uma alimentação equilibrada, beber água e não fumar ou consumir bebidas alcoólicas,  também são hábitos que ajudam não só na saúde da pele, mas de todo o organismo.

Você tem cuidado da sua pele como deveria? Tem mais alguma dica para evitar o aparecimento das rugas? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */