Rugas

5 cuidados com a região dos olhos para evitar rugas

A pele ao redor dos olhos é a primeira a apresentar os sinais do envelhecimento, pois é a parte mais sensível, fina e delicada do rosto, com características e estrutura epidérmica diferenciada.

É uma região que realiza muitas contrações em virtude das nossas expressões faciais e por isso está mais propensa ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, outros fatores também contribuem. Por exemplo, a pele do contorno dos olhos possui menos fibras de colágeno e elastina e sofre mais facilmente com a desidratação. E para agravar ainda mais a situação, a cada dez anos, a pele dessa área fica 6% mais fina, deixando-a cada vez mais suscetível às rugas.

Diante de todos esses aspectos, fica evidente que são necessários diversos cuidados com a região dos olhos para evitar rugas e outros sinais do envelhecimento. Conheça quais são eles a seguir.

1. Utilize óculos escuros e protetor solar

A exposição solar sem proteção é a principal causa do envelhecimento precoce da pele, pois os raios UVA e UVB quebram as fibras de colágeno e elastina, deixando a pele mais suscetível à flacidez e rugas.

A pele fina ao redor dos olhos é ainda mais sensível aos danos solares e por isso, o uso de protetor solar e óculos escuros é essencial.

Além disso, muitas vezes, a luz do sol é incômoda e gera o movimento de apertar os olhos em uma tentativa de minimizar a entrada de luz, ação que pouco a pouco favorece o aparecimento de rugas nos cantos dos olhos – os famosos “pés de galinha” – o que torna o uso de óculos escuros ainda mais importante.

2. Tenha cuidado ao retirar a maquiagem

Não dormir com a maquiagem é um cuidado que toda mulher que quer ter uma pele bonita e saudável deve ter.

Mas na hora de remover a maquiagem é preciso ter alguns cuidados com a região dos olhos para evitar rugas, já que a área é muito sensível.

Se o processo for feito de forma muito agressiva, esfregando e esticando a pele da região, ela pode ficar irritada e fragilizada, favorecendo o aparecimento de rugas.

O mais indicado é usar um bom demaquilante, específico para a região dos olhos, e aplica-lo com um algodão de forma suave e delicada, sem puxar, esticar ou esfregar a pele.

E em hipótese nenhuma durma de maquiagem!

3. Invista em cremes anti-idade específicos para os olhos

Existem cremes anti-idade formulados especialmente para tratar a pele do contorno dos olhos, justamente pelas particularidades dessa região.

Eles contém ativos especiais como retinol, elastina e antioxidantes que tem como finalidade nutrir a pele e melhorar seu aspecto, atenuando as rugas existentes e prevenindo o aparecimento de novos sinais do envelhecimento.

Existem diversos tipos de cremes anti-idade disponíveis no mercado cosmético e você pode começar a usá-los como prevenção a partir dos 25 anos de idade.

Para surtir efeito, eles devem ser usados com regularidade e aplicação diária. E na hora de aplicar, faça com delicadeza e cuidado, sem esfregar e esticar a pele. Basta espalhar o produto com as pontas dos dedos, dando pequenas batidinhas no contorno dos olhos.

Uma das melhores e mais populares opções disponíveis no mercado é o Cicatricure Contorno dos Olhos.

4. Use seus óculos de grau se tiver problemas de vista

Se você tem problemas de vista e faz uso de óculos de grau ou lentes de contato, deixar de usá-los pode facilitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Isso acontece porque a dificuldade para enxergar gera o movimento de apertar os olhos na tentativa de melhorar a visão. Esse movimento, quando contínuo e repetitivo, favorece o aparecimento de rugas nos cantos dos olhos.

Portanto, tire os óculos da gaveta e volte a usá-los, para o bem da sua visão e da sua pele.

5. Durma bem

Por incrível que pareça, o sono é um dos principais cuidados com a região dos olhos para evitar rugas.

O descanso adequado elimina as bolsas e olheiras que se formam nesta região em virtude do cansaço e que acabam deixando a pele ainda mais sensível e vulnerável às rugas.

Além disso, o sono de qualidade, aliado a outros hábitos saudáveis, mantém a produção de colágeno estável no organismo, proporcionando uma pele mais firme, jovem e bonita.

Infelizmente, o envelhecimento é inevitável, mas se você adotar alguns cuidados com a região dos olhos para evitar rugas e linhas de expressão, poderá preservar a beleza e saúde da sua pele por mais tempo. Com um pouco de disciplina é possível cuidar da pele e obter bons resultados ao longo do tempo. Sua pele agradece!

O que você faz para manter a saúde e beleza da pele ao redor dos olhos? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */