Cabelos

Escova de Cetim: para que serve e como funciona?

Muitas mulheres decidiram assumir a real identidade dos fios, mas algumas outras ainda preferem manter os fios lisos. Mas apesar de quererem manter os fios lisos, essas mulheres se preocupam mais com o tipo de química que é usada nos cabelos, principalmente se estes prejudicam os cabelos. E foi por isso que surgiu a escova de cetim.

A escova de cetim surgiu para suprir a necessidade dessas mulheres que querem os fios lisos, mas querem fazer isso de forma que o processo afete da menor forma possível os fios. Isso porque processos químicos como a escova progressiva afeta demais os fios.

Quando se faz a escova progressiva parece que os cabelos ficam lindos, mas a verdade é que se você for olhar mais de perto os fios estão todos quebrados, prejudicados.

A verdade é que a escova progressiva mascara a real situação dos cabelos, é por isso que muitos cabelereiros são contra qualquer tipo de processo químico, principalmente os que são a favor de processos mais naturais. 

O que é a escova de cetim

A escova de cetim é bem parecida com a escova inteligente. A escova é composta de queratina, aminoácidos e proteínas, ela alisa os fios sem qualquer presença das químicas que acabam com a saúde dos fios, como é o caso do formol, usada na maioria desses procedimentos mais conhecidos, como a progressiva, botox, etc.

Aliás, não foi à toa que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso do formol nos produtos de beleza. Aí já está o principal motivo para você não mais usar esse produto nos fios. Como dito, além de poder fazer mal a sua saúde, ele faz mal para a saúde dos fios.

E foi por isso que a escova de cetim virou febre entre a mulherada – e até mesmo dentro dos salões de beleza – que gosta de manter os fios escorridos. Finalmente inventaram uma forma mais saudável para manter os fios comportados.

Mas não é só isso que a escova de cetim faz, além de alisar os fios somente com ingredientes naturais e sem agredir os cabelos, ela também é uma ferramenta para manter a hidratação em dia, deixando os fios mais macios, rejuvenescidos e brilhantes por muito mais tempo.

Os benefícios da escova de cetim

Mas os benefícios da escova de cetim não param por aí. A escova proporciona um aspecto muito mais natural do que a escova progressiva, por exemplo.

Antes era facilmente identificável quando mulheres faziam esses procedimentos nos fios, isso porque ela deixa um aspecto bem artificial, o que não é o caso da escova de cetim

E isso acontece justamente por sua composição, que é composta de ingredientes naturais que proporcionam o alisamento, como é o da sericina e o silício orgânico, dois elementos retirados do bicho-da-seda.

A outra boa notícia, além de deixar os fios com um aspecto mais natural e super hidratado, a escova de cetim é compatível com outras químicas. Então, supondo que você tenha os cabelos tingidos, por exemplo, não será necessário ter que escolher entre um e outro ou sofrer um corte químico. Então é liberado para todo mundo.

O legal também da escova de cetim é que ela pode ser feita não só em todos os tipos de cabelos, como ela é liberada para todo mundo, mulheres, crianças, lactantes, grávidas, etc. Justamente por não conter nenhum elemento químico em sua composição.

As mamães merecem continuar a cuidar do visual mesmo grávidas, não é mesmo? E eis a solução para as mães que estão grávidas, mas querem manter o visual em dia.

E ainda não para por aí, além de todos esses benefícios a escova de cetim também pode ser usada como ferramenta para restaurar fios danificados – aqueles que ficaram por causa de processos químicos anteriores -.

Vale tanto para os cabelos quebradiços, opacos ou desidratados. Duas funções num processo só, alisa e hidrata de uma só vez.

Para as mulheres interessadas na escova de cetim ela é feita por meio de nanopartículas que penetram nos fios, nutrindo e alisando-os ao mesmo tempo. Essas nanopartículas modificam a estrutura dos fios, selando as cutículas e repondo a queratina que foi perdida por algum motivo.

Outra boa notícia em relação a escova de cetim, além de alisar os fios naturalmente, é que ela tem o mesmo período de validade que outros processos químicos como a progressiva ou botox. Ou seja, a escova de cetim dura cerca de três meses.

Então você vai ficar com os cabelos lindos, sedosos e hidratados três meses seguidos. Claro, é sempre bom fazer outros processos para ajudar a manter a saúde dos fios em dia, como hidratação, nutrição reconstrução, etc. Mas a própria escova em si já faz boa parte desses processos.

Já os valores variam de R$150 a R$500. Pode parecer que vai pesar um pouco no bolso, mas pense nisso como um investimento. Pense, por exemplo, o quanto de tempo que você vai economizar sem ter que fazer chapinha ou usar escova todos os dias.

Isso em dias que você está atrasada ou acorda de manhã para trabalhar já vai fazer uma grande diferença. É só passar as mãos nos fios e já estará maravilhosa para sair para trabalhar ou para curtir a noite com as amigas.

Mas só o fato de você poder ficar com os fios lisos e comportados por três meses e ainda sem prejudicar a saúde dos seus fios, já vale muito a pena o investimento.

O que você vai gastar na escova de cetim você poderia gastar em hidratação ou nutrição para repor todos os nutrientes dos seus fios depois de fazer uma progressiva, por exemplo.

É só colocar os prós e contras na balança e saber se vale ou não a pena para você. A verdade é que vale, sim. Sempre vale tudo para ficar bonita para si mesma.

Eis também a oportunidade de você se livrar dos processos químicos que mais prejudicam do que ajudam seus fios.

Você pode começar esse processo com a escova de cetim. Esse será apenas o primeiro passo de muitos outros.

Leave a Comment

/* ]]> */