Estrias

Estrias nas unhas: principais causas e tratamentos

Estrias nas unhas

Se você já sofre com as incômodas estrias, saiba que este mal não acomete apenas a pele. Ter estrias nas unhas é mais comum do se imagina e algumas vezes, pode ser um sinal de que algo no organismo não vai muito bem.

Problema caracterizado por listras verticais e paralelas pela superfície das unhas, essas estrias causam um aspecto envelhecido e fraco à unha, que incomoda as mulheres e atrapalha a esmaltação.

Se você identificou essas marcas nas suas unhas, leia este post e entenda o que são as estrias nas unhas, suas causas e tratamentos.

O que são unhas estriadas?

As unhas com estrias – também chamadas de unhas estriadas – são uma condição em que as unhas apresentam ranhuras ou listras longitudinais levemente proeminentes e paralelas em sua superfície.

A unha é formada por placas de queratina e cresce em média 1 mm por dia. Apesar do crescimento constante, a estrutura das unhas está sempre exposta a agressões físicas e químicas que a fragilizam e a deixam com uma aparência nada saudável.

Essas agressões, somadas ao envelhecimento natural, fazem com que as unhas fiquem mais ressecadas e quebradiças, apresentando essas estrias.

Quais as causas das estrias nas unhas?

As estrias nas unhas podem surgir por diversas causas, como envelhecimento, fatores genéticos, maus hábitos com as unhas, deficiência de algum nutriente ou ser um sinal de algumas doenças.

Veja alguns fatores e doenças relacionados com as estrias nas unhas:

  • Envelhecimento cutâneo;
  • Pré-disposição genética;
  • Hábito de roer unhas;
  • Uso constante de produtos químicos;
  • Dermatoses;
  • Hipotireoidismo;
  • Anemia;
  • Deficiência nutricional, especialmente de vitamina A, B e ferro;

Dá para prevenir as estrias nas unhas?

As estrias nas unhas podem ser prevenidas adotando uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em vitaminas – principalmente A e B – e minerais, como o ferro e o zinco.

Também é recomendável manter a higiene das unhas, para evitar infecções e dermatoses.

Deixar maus hábitos de lado, como roer unhas, por exemplo, também ajuda a prevenir as estrias nas unhas, assim como sempre utilizar luvas ao manipular produtos químicos ou de limpeza.

Existe tratamento para estrias nas unhas?

Mas se você já apresenta estrias nas unhas, é aconselhável buscar a ajuda de um médico dermatologista, que avaliará suas unhas com cuidado e indicará o melhor tratamento.

Dependendo da avaliação do profissional, ele também poderá solicitar um exame de sangue para averiguar se o problema está relacionado a uma deficiência nutricional ou doença mais grave.

Mas além da ajuda médica, também é possível melhorar a aparência das estrias nas unhas fazendo um polimento para nivelar a sua superfície. O ideal é deixar as unhas de molho por 5 minutos, para que elas fiquem suaves e seja mais fácil de iguala-las. Para realizar o polimento, prefira as lixas de papelão às metálicas e lixe em apenas uma direção, para evitar a descamação.

Também é aconselhável o uso de esmaltes fortalecedores enriquecidos com vitaminas e cálcio, capazes de selar as aberturas nas placas de queratina causadas pelas estrias.

Além disso, também é importante manter as mãos e unhas sempre hidratadas. Recomenda-se o uso de cremes hidratantes ricos em vitamina A ou óleo de amêndoas. E caso você queira esmaltar as unhas, não deixe de aplicar uma base protetora antes.

As estrias nas unhas são um problema comum e que pode causar incômodo estético na maioria das mulheres. Por isso, é essencial cuidar bem não só da saúde das unhas, mas da sua saúde geral, visto que quando o organismo está funcionando corretamente, os cabelos, pele e unhas também são beneficiados e se enchem de beleza.

Você tem estrias nas unhas? Já tinha ouvido falar sobre esse problema? Conta pra gente nos comentários!

3 Comentários

  • Bom dia, sim, tenho estrias longitudinais nas unhas e depois de tantos tratamentos, me convenci que depois que você adquirir essas estrias, não tem mais jeito. Lixar, torna-as finas na parte da estria e rasga tudo. Consultei tres dermatologistas, usei medicação via oral, medicação para passar caríssima e nada adiantou.
    Infelizmente ainda não existe tratamento para estrias, todos os sites dizem a mesma coisa/; consulte um dermatologista, lixe e bla bla… nada adianta

    • Boa tarde Ellane, as minhas estrias cederam com tratamento nutricional, tudo vem do mal alimento, pode acreditar!

  • Estou olhando isso . Fico muito triste pq minhas unhas era minha felicidade, hj tenho ela com estria da p ver muito, eu vi um cometario aqui que quando Lixa fica fina, realmente isso e verdade. Estava com esperança de ir ao médico nem vou mais, pois pelo q vejo não adianta . O meu e devido uma anemia plaquetas baixa . Mas agora estou comendo alimentos fico em ferro e que tenha vitamina a e b . Mas finalizando Estou muito triste em saber q não vou mais ter minhas unhas de antes, Deus sabe o tanto q estou triste …

Leave a Comment

/* ]]> */