Acne

Conheça 6 dicas para evitar a acne no verão

Evitar acne no verão

Quem sofre com a acne sabe que o problema exige cuidados com a pele durante todo o ano.

Mas é verdade que no verão o problema se intensifica, principalmente pelo aumento da oleosidade e produção de sebo, que favorece a proliferação de microrganismos, inflamações e, consequentemente, a formação das espinhas.

Por isso, separamos neste post 6 dicas para evitar a acne no verão e passar pela estação com a pele linda e saudável. Confira!

1. Use um protetor solar oil-free

Usar protetor solar é fundamental em todas as estações do ano, e no verão então, é uma obrigação.

No entanto, quem quer evitar a acne no verão deve optar por protetores com loções leves ou em gel e que sejam oil-free, ou seja, que não contenham óleos em sua composição e, por isso, não favorecem a obstrução dos poros, fator que aumenta o aparecimento de espinhas.

Evite ao máximo o uso de protetores em cremes densos e oleosos.

2. Não lave o rosto excessivamente

É fato que, com o calor, temos a tendência de lavar o rosto diversas vezes ao dia, seja para se refrescar ou para tirar o aspecto de suor e oleosidade da pele.

No entanto, lavar o rosto excessivamente pode favorecer o aparecimento da acne.

Isso porque ao lavar o rosto, retiramos toda a oleosidade da pele e o nosso sistema glandular sebáceo entende que é necessário aumentar a produção de sebo para compensar, o que facilita a obstrução dos poros favorecendo o aparecimento de espinhas e ainda deixa a sua pele cada vez mais oleosa.

O ideal é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, de manhã e a noite, com um sabonete neutro ou adstringente.

3. Aposte na limpeza de pele

Quem quer manter a pele saudável o ano todo, deve realizar uma limpeza com profissional especializado pelo menos uma vez por mês, ou quinzenalmente em casos de pele muito oleosa ou acneica.

E no verão não é diferente. O calor aumenta muito a oleosidade da pele e favorece a proliferação de bactérias causadoras da acne.

A limpeza de pele tem ação antisseborréica e remove as bactérias, por isso é essencial realizar o procedimento nesta estação. Mas após o tratamento, é preciso ter cuidado redobrado com o sol. Evite a exposição solar e use sempre protetor FPS 30 ou superior.

4. Cuidado com a maquiagem

No verão os poros da pele ficam mais dilatados e a oleosidade da pele aumenta, o que não confere um aspecto muito bonito à pele.

Nestes casos, o uso de maquiagem ajuda bastante a disfarçar essas imperfeições faciais, mas por outro lado, podem favorecer o aparecimento de espinhas, pois esses produtos de beleza podem conter impurezas que se depositam no interior da pele e aumentam as chances de infecções locais.

Portanto, se você quer evitar a acne no verão, aposte em maquiagens minerais, de textura leve e também no uso de primers, produtos que ajudam a fechar os poros e impedem que a maquiagem e outras substâncias irritantes penetrem na pele.

5. Atenção aos procedimentos estéticos

Todos os tratamentos estéticos para acne – desde peelings químicos até procedimentos com laser – podem ser feitos no verão, no entanto, devem ter cuidado redobrado quanto à exposição solar.

Esses tratamentos, seja pela sua técnica ou pelos ativos utilizados, deixam a pele muito sensível e ainda mais vulnerável às agressões dos raios UVA e UVB, que podem, inclusive, causar manchas irreversíveis.

Portanto, se fizer algum tratamento estético para acne no verão, utilize sempre protetor solar FPS 30 ou superior, com reaplicação a cada 3 horas. Além disso, evite a exposição solar o máximo que puder.

6. Mantenha uma alimentação saudável e hidratação adequada

Uma dieta equilibrada é essencial para quem quer evitar a acne no verão e em todas as outras estações do ano.

No verão, prefira alimentos leves e refrescantes que ajudem a manter a pele hidratada. Frutas, verduras, legumes e sucos são boas opções. Também aposte em alimentos ricos em zinco e betacaroteno, pois eles diminuem a produção de sebo e, consequentemente, as espinhas.

A hidratação também é muito importante, pois ajuda no controle da produção de sebo e na oleosidade da pele. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Apesar do verão ser uma estação difícil para quem sofre com a acne, seguindo essa dicas é possível curtir a estação com uma pele linda e saudável. E se mesmo com todos esses cuidados você não conseguir evitar a acne no verão e essas lesões aparecerem, não hesite em procurar um dermatologista. Um profissional saberá indicar o melhor tratamento para ser feito nesta estação quente.

Você tem mais alguma dica para evitar a acne no verão? Compartilhe conosco nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */