Cabelos

Faz mal lavar o cabelo todo dia? Veja a resposta definitiva!

Faz mal lavar o cabelo todo dia

Enquanto algumas mulheres mal tem tempo de lavar os fios por causa da rotina corrida, algumas mulheres fazem questão de lavar o cabelo com a maior frequência possível, mesmo tendo uma rotina corrida durante a semana. Mas será que não faz mal lavar o cabelo todo dia?

É muito comum encontrar mulheres que sentem a necessidade de lavar os fios todos os dias, as vezes é uma questão de hábito, outras vezes é por uma necessidade por achar que os fios estão sujos, ou até mesmo porque realmente os fios ficam com aparência de sujo muito mais rápido, como é o caso das mulheres que possuem fios oleosos.

E muitas dessas mulheres imaginam que esse hábito é mais que saudável, pois se sabe que quem deixa os fios sujos por muito tempo, além de ser falta de higiene e o cabelo ficar com uma aparência feia, essa falta de lavagem acarreta algumas doenças.

Mas, assim como a falta de lavagem pode fazer mal aos nossos fios, o excesso de lavagem também pode acarretar alguns problemas. Mas a verdade é: faz mal lavar o cabelo todo o dia?

Faz mal lavar o cabelo todo dia?

Sim e não! Lavar os cabelo todos os dias pode acarretar alguns problemas a você e ao seu couro cabeludo. Segundo especialistas, a lavagem excessiva pode acarretar caspas, dermatite seborreica, entre outras coisas, que surgem justamente com a lavagem excessiva dos fios.

Por exemplo, sabia que lavar os cabelos todos os dias você pode estimular a produção de oleosidade? Ou seja, ao invés de limpar os fios você acaba piorando a situação, principalmente para aquelas mulheres que já possuem fios oleosos.

Essa produção de oleosidade causada pelo lavagem excessiva também colabora para o aparecimento de outros sintomas, como a queda dos fios, por exemplo.

Mas acontece que isso pode variar de pessoa para pessoa ou, melhor dizendo, pode variar de cabelo para cabelo. Tem pessoas que precisam lavar os cabelo todos dias, como é o caso das pessoas que tem os cabelos oleosos, o mesmo vale para as pessoas que fazem academia ou algum tipo de exercício físico todos os dias.

Isso também se aplica para quem transpira demais, ou que aplica algum produto nos cabelos, como é o caso do gel ou pomadas modeladora. Nestes casos, a lavagem é muito importante pois é ela quem evita que os resíduos desses produtos se acumulem no couro cabeludo e causem outros problemas.

Então, afinal de contas, faz mal lavar o cabelo todo dia? Sim e não, isso vai variar de cabelo para cabelo.

Faz mal lavar o cabelo todo dia? Veja quem não pode lavar os cabelos todos os dias

Com certeza faz mal lavar o cabelo todo dia para quem tem caspas, por exemplo. Isso porque a lavagem excessiva estimula a produção do sebo, além de aumentar as descamações. Isso acontece porque quem tem caspas tem o couro cabeludo mais ressecado, o que aumenta as escamações.

A mesma dica vale para aquelas mulheres que possuem cabelos secos ou ressecados. Para as mulheres que possuem os cabelos ressecados por causa das tinturas, químicas e alisamentos também devem evitar a lavagem dos fios todos os dias.

Essa lavagem deve ser evitado nesses cabelos pois cabelos secos e ressecados demoram muito mais tempo para produzir um elemento chamado de lipídio, que é um elemento que proporciona uma proteção natural para o nosso couro cabeludo, auxiliando na hidratação dos cabelos secos.

O mesmo vale para quem sofre com queda dos fios ou para quem sofreu corte químico.

No caso para quem sofre com queda dos fios  faz mal lavar o cabelo todo dia porque essa lavagem diminui a proteção natural do couro cabeludo e a lubrificação dos fios – os lipídios -, fazendo com que o ressecamento aumente causando automaticamente a queda dos cabelos.

Já para quem sofreu com o corte químico faz mal lavar o cabelo todo dia porque você acaba tirando a proteção natural com a lavagem excessiva, o que acaba deixando os cabelos ainda mais ressecados e visualmente feios.

Para esse cabelo a lavagem deve ser feita a cada 2 dias ou somente quando necessário, e seguir aquela cronograma capilar para recuperar os fios.

Não faz mal lavar o cabelo todo dia, na verdade, isso vai variar de cabelo para cabelo. Para saber se faz mal lavar o cabelo todo dia analise seu cabelo antes para saber se ele é do tipo de cabelo que pode ser lavado todo ou não. Vale também avaliar sua rotina, se você faz academia todos os dias ou usa gel, não tem jeito, a lavagem deve ser feita todos os dias.

O mesmo vale para as mulheres que tem cabelos oleosos, mas se você tem um cabelo normal e que não se encaixe em nenhuma dessas situações descritas acima, não faz mal lavar o cabelo todo dia, mas também é desnecessário.

Lavar os cabelos de uma a duas vezes na semana não tem problema nenhum, você não vai adquirir nenhuma doença ou algo do tipo. Lave quando achar necessário, mas também não é preciso lavar os fios todos os dias.

E, para falar a verdade, quem é que tem tempo de lavar os cabelos todos os dias?

Lave apenas quando achar necessário, mas também não fique dias sem lavar os cabelos o segredo é saber dosar às lavagens, como todo o resto, aliás.

Aproveite esses dias que você deixar de lavar os fios para fazer outras coisas, como um cronograma capilar ou um detox, enfim, qualquer outro procedimento que pode ser feito ao invés da lavagem.

E se você tem problemas com a aparência dos fios, lava eles sempre porque acha que eles ficam com uma aparência suja muito rápido opte pelo shampoo a seco, ele proporciona a limpeza sem você precisar lavar os fios.

Aí é só ir intercalando a limpeza tradicional com a limpeza com o shampoo a seco, assim seu cabelo sai ganhando e você acaba economizando aquele tempo precioso durante a semana. Não faz mal lavar o cabelo todo dia, mas é como nossas mães sempre dizem: tudo que é demais acaba fazendo mal.

Leave a Comment

/* ]]> */