Cabelos

Os benefícios de passar maizena no cabelo

Os benefícios de passar maizena no cabelo

Com essa explosão das receitas caseiras, descobriu-se que muitos ingredientes que usamos na cozinha tem uma outra serventia, seja ele para pele ou para os fios. Foi assim que se descobriu os benefícios da maizena no cabelo.

Os elementos da cozinha se tornarem grandes ferramentas para quem estava a procura de ingredientes fáceis de se encontrar, e claro, baratos. Afinal, em tempos de crise, qualquer moeda economizada é mais que bem-vinda. E hoje tudo isso é possível, manter a beleza em dia gastando bem pouco.

Ou melhor, gastando pouco e podendo usar o ingrediente para mais de uma coisa. Dentre os muitos ingredientes, como o óleo de coco, azeite, vinagre de maçã, descobriu-se também os benefícios da maizena no cabelo.

Como se sabe, a maizena leva em sua composição o amido de milho, um ingrediente que traz diversos benefícios para os fios, mas muito se engana quem acha que os benefícios do amido de milho só foi descoberto agora como uma ferramenta para dar brilho e alisar os fios.

O amido de milho remete desde os tempos da nossas avós, que já usavam o amido de milho para fazer a chamada touca de gesso.

Os benefícios da maizena no cabelo

Mas os benefícios da maizena no cabelo vai muito além de alisar ou trazer brilho aos fios. Por exemplo, o amido de milho é capaz de tirar a oleosidade dos fios, tanto que o amido de milho pode ser usado como um shampoo a seco.

Então, naquelas típicas ocasiões onde você não tem tempo de lavar a cabeça durante a semana você pode utilizar a maizena no cabelo para tirar a oleosidade dos fios.

É só aplicar a maizena na raiz dos fios, região onde a oleosidade fica localizada, espalhe bem e pronto, logo você perceberá que a oleosidade sumiu e que seus fios conquistaram novamente aquela aparência solta, como se estivessem limpos.

Você também pode usar a maizena no cabelo para recuperar aquelas pontas ressecadas. A maizena serve como um selador das pontas secas, tudo isso sem agredir os fios.

Se você já usa algum produto para combater as pontas secas você pode incorporá-lo com a maizena para potencializar ainda mais os efeitos do produto.

E, como já foi dito, a maizena também tem o poder de hidratar os cabelos. O segredo é misturar a maizena a alguma máscara de hidratação que você já usa, potencializando os efeitos da máscara de hidratação. Assim, logo você conquistará cabelos mais sedosos e brilhosos.

E para quem quer conquistar cabelos lisos sem agredir os fios, também pode usar a maizena no cabelo. Ao utilizar a maizena para alisar os fios você vai perceber fios sem frizz, hidratados e lisos, é claro.

Não se sabe porque a maizena tem o poder de alisar os fios, mas muitos acreditam que esse efeito é conquistado pela glicose presente no amido de milho.

Ficou afim de testar os efeitos da maizena no cabelo? Ótimo, vamos te ensinar duas receitas para você testar, uma de alisamento e a outra de hidratação.

Alisamento com maizena e leite

Para fazer alisamento com maizena no cabelo você vai precisar de: maizena, um copo de leite integral, uma colher de sopa de bepantol líquido, duas colheres de máscara de hidratação, duas colheres de queratina líquida e selador de cutículas capilar.

Primeiro você deve misturar a maizena e o leite, assim que ela se tornar uma mistura homogênea, acrescente os demais ingredientes. Com a mistura pronta, lave os fios com shampoo anti-resíduo, depois retira o excesso de água até deixar os fios úmidos.

Agora, separe seus cabelos em mechas e aplique a mistura por todo o cabelo, das raiz às pontas. Após a aplicação é ideal cobrir os fios com uma touca térmica, aí é só deixar a mistura agir por cerca de 40 minutos.

Passado o tempo recomendado, lave-os novamente, seque-os e aplique o selador térmico, deixando ele agir por cerca de 3 minutos. Enxágue os fios novamente e agora venha com o defrizante. Aí é só escovar os cabelos normalmente e ficar sem lavá-los durante 3 dias, como a escova progressiva. E pronto, seu alisamento com maizena e leite está pronto.

Hidratação com maizena no cabelo

Já para fazer a hidratação com maizena no cabelo você vai precisar de: uma colher de sopa de hidratação, uma ampola de vitamina e, uma colher de sobremesa de açúcar e glicerina líquida vegetal – pode ser bepantol também -, uma xícara de água e duas colheres de maizena.

Leve a maizena e a xícara de água ao fogo, ambos devem formar um tipo de massa homogênea e líquida. Assim que conquistar essa aparência, tire a panela do fogo, deixe esfriar e, logo em seguida, adicione os demais ingredientes.

Com a mistura pronta, lave os cabelos com shampoo neutro e seque os cabelos para deixá-los úmidos. Em seguida, divida os fios em mechas e aplique a mistura da raiz às pontas. Você pode usar um pente para espalhar e fazer com que a maizena penetre melhor nos fios.

Agora é só deixar a mistura agir por cerca de 30 a 40 minutos nos fios com o auxílio de uma touca térmica. Depois do tempo determinado, enxágue os fios e deixo-os secá-los naturalmente.

Agora é só finalizar com algum óleo de sua preferência e voilà. O ideal é fazer essa hidratação a cada 15 dias, para que os efeitos possam ser vistos nos fios.

A verdade é que existem uma infinidade de receitas que levam a maizena na sua composição, de alisamentos a hidratação, é só escolher a sua e arrasar com um cabelo mais liso, comportado, com brilho e sedoso.

Você ainda pode utilizar essas receitas caseiras ou mesmo comprar produtos capilares que já levam em sua composição o famosos amido de milho, vai da sua escolha. O importante é não deixar de usufruir dos benefícios da maizena no cabelo.

Não esqueça de compartilhar conosco como foi a sua experiência com a maizena e o que ela trouxe de bom para seus fios. Quem diria que um ingrediente da época das nossas avós traria tantos benefícios aos nossos fios.

Leave a Comment

/* ]]> */