Manchas de Pele

Manchas vermelhas nas mãos: o que pode ser?

Manchas vermelhas nas mãos

As manchas vermelhas nas mãos geralmente não apontam nada grave. Entretanto, muitos fatores podem levar ao seu aparecimento. Nessa matéria esclareceremos suas principais causas e os tipos mais comuns.

As manchas vermelhas nas mãos que coçam ou não podem ser um sinal claro de uma dermatite, ou eczema, doença crônica de pele e que é de fácil solução. Mas, outros fatores ligados a outras doenças, também podem provocar manchas vermelhas não só nas mãos, mas em todo o corpo.

Vejamos, agora, quais as principais causas das manchas vermelhas nas mãos.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada quando ela entra em contato com algum agente capaz de causar alergia e irritação. Existem dois tipos de dermatite:

Alérgica

A dermatite de contato alérgica aparece após a exposição prolongada por um produto ou uma substância e, dependendo do sistema imunológico, pode demorar meses ou anos para se manifestar o que torna o diagnóstico mais difícil do seu possível agente causador.

A dermatite alérgica causa vermelhidão, ardor, pode inchar e apresentar bolhas, ser quente ou formar crostas espessas.

Irritativa

A dermatite de contato irritativa surge quando entramos em contato com alguma substância alcalina ou ácida. Vários agentes podem causa-la como, por exemplo:

  • Cremes e loções;
  • Sabonetes;
  • Produtos de limpeza;
  • Metais, como o níquel presente em relógios e bijuterias, por exemplo;
  • Tecidos sintéticos;
  • Perfumes, xampus, tinturas para cabelo, esmaltes e removedores de esmalte;
  • Medicamentos tópicos como, antifúngicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Plantas;
  • Materiais de construção como, cimento, areia, graxa, tinta de parede, óleos, entre outros;
  • Inseticidas em spray e perfumes para ambientes.

A dermatite irritante provoca coceira, queimação e dor, torna a pele seca, áspera e vermelha podendo, inclusive, causar fissuras nas mãos. É importante ressaltar que alguns produtos podem causar uma reação alérgica somente quando expostos ao sol ao mesmo tempo, como, por exemplo, no caso de suco de frutas cítricas, como o limão e perfumes.

Tanto o diagnóstico como o tratamento da dermatite de contato é feito por um dermatologista e, geralmente o tratamento é feito com medicação tópica e oral e com a higienização do local.

Manchas vermelhas nas mãos

Micose (Tinha)

A micose surge frequentemente nas regiões que possuem dobras como virilhas, entre os dedos das mãos e dos pés e axilas, por exemplo, podendo, também, ocorrer em qualquer outra parte do corpo e é causada por fungos, que, em condições favoráveis como umidade, calor e baixa imunidade, se proliferam rapidamente.

É caracterizada por manchas vermelhas ou brancas, causam muita coceira e, às vezes, formam uma crosta. Quando manifestada entre os dedos das mãos e pés, podem causar dor e fissuras. Ao contrário da dermatite de contato, a micose é contagiosa e pode ser transmitida para outra pessoa se sua imunidade estiver baixa.

O tratamento e diagnóstico da micose são feitos por um dermatologista e, na maioria das vezes, feitos com antifúngicos. Mas, de acordo com a gravidade, o médico também poderá receitar medicação oral.

Urticária

A urticária caracteriza-se pela formação de urticas ou pápulas, que são elevações circulares e salientes, delimitadas por vergões vermelhos e inchaço que causam muita coceira e vermelhidão e pode se manifestar em qualquer parte do corpo.

As causas da urticária não são ainda bem esclarecidas, mas pesquisas apontam que pode ser desencadeada por estímulos imunológicos ou não. Os nãos imunológicos podem ser consequência de reações alérgicas externas, como por exemplo:

  • Medicamentos: penicilina, AAS, e anti-hipertensivos, entre outros;
  • Alimentos: chocolate, frutos do mar, ovos, conservas, leite, etc;
  • Picadas de insetos;
  • Exposição direta da pele ao frio ou ao calor excessivo;
  • Contato com água muito quente ou fria;
  • Exercícios físicos;
  • Pressão por roupas muito justas.

A urticária é diagnostica e tratada por um dermatologista que, geralmente, prescreve anti-histamínico (conhecidos como antialérgicos) e, eventualmente, medicamentos com corticoides por um curto período.

Como podemos ver muitos casos de manchas vermelhas nas mãos são decorrentes de processos alérgicos. Entretanto, doenças mais graves também podem desencadear essas manchas. Conheça algumas delas.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele crônica e uma de suas formas mais raras é a psoríase pustulosa, caracterizada pela presença de pústulas, vermelhidão e descamação da pele. Alguns dos fatores que podem desencadear a psoríase pustulosa são:

  • Infecções;
  • Uso de determinados medicamentos;
  • Agentes tópicos;
  • Gravidez;
  • Superexposição à luz ultravioleta;
  • Estresse emocional;
  • Suspensão brusca de medicamentos sistêmicos ou esteroides tópicos potentes.

Por não ser uma erupção cutânea simples, o diagnóstico da psoríase pustulosa, também feito por dermatologista, necessitará de um hemograma completo, bem como a remoção de uma pústula para análise laboratorial.

O tratamento geralmente é feito com antibióticos, cremes tópicos e reidratação.

Manchas vermelhas nas mãos

Câncer de pele

Uma das principais características das lesões cancerígenas, que podem variar de tamanho e tonalidade, inclusive sendo avermelhadas, é serem pequenas manchas que se manifestam nas regiões onde há uma maior exposição ao sol.

O aumento lento do tamanho das manchas, bem como possíveis sangramentos esporádicos, podem indicar um câncer de pele. Dessa forma, assim que notar alguns desses sintomas, um dermatologista deverá ser consultado para um diagnóstico mais preciso.

Dermatoviroses

As dermatoviroses, doenças causadas por vírus, como é o caso da Dengue e da Zika, têm como de uma de suas características manchas avermelhadas acompanhadas de coceira não só nas mãos, mas pelo corpo todo.

É importante prestar atenção a outros sintomas que podem se manifestar acompanhados das manchas avermelhadas como dores pelo corpo e nas articulações, febre e mal-estar em geral. Nesses casos o ideal é procurar ajuda médica para que o diagnóstico seja efetuado o mais rápido possível.

Quanto às manchas vermelhas, assim que a doença for curada, elas desapareceram naturalmente.

Lúpus

O lúpus é uma doença rara, autoimune e mais frequente em mulheres que em homens, que pode atingir o fígado, as articulações, coração, rins, pulmões, cérebro e, frequentemente, a pele, que passa a apresentar manchas vermelhas, indolores, que não coçam e sofrem alterações com o tempo e com a exposição solar.

Aliás, um dos fatores desencadeantes do lúpus em pessoas com predisposição genética é a radiação solar, especialmente quando expostas aos raios UV no período das 10 às 15 h.

O lúpus é consequência de um desequilíbrio do sistema imunológico que, ao invés de defender o organismo de agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes, cria autoanticorpos que agem contra ele mesmo.

Tanto o diagnóstico quanto o tratamento devem ser feitos por médicos especialistas.

Deixe um Comentário

/* ]]> */