Celulite

Conheça os 5 melhores exercícios para acabar com a celulite

Exercícios para acabar com a celulite

A celulite é sem dúvidas o problema estético que mais aterroriza as mulheres. Para ter ideia, cerca de 90% das mulheres, de diferentes idades e tipos físicos, possuem esses incômodos furinhos em diferentes graus de gravidade.

Essa condição cutânea é uma alteração na hipoderme – capa de gordura que fica sobre a derme – e é resultante da combinação entre a má circulação sanguínea, a flacidez da pele decorrente da diminuição da produção de colágeno e o aumento das células de gordura, dando o temível aspecto de “casca de laranja” à pele.

Portanto, a melhor forma de prevenir ou amenizar o aspecto da celulite na pele é mantendo a circulação sanguínea no ritmo ideal e fortalecendo a musculatura dos quadris, pernas e glúteos, e para isso, nada melhor do que a prática de exercícios físicos.

No entanto, para obter melhores resultados no combate à celulite, é essencial realizar exercícios localizados e específicos para essa finalidade. Pensando nisso, separamos os 5 melhores exercícios para acabar com a celulite e que podem ser feitos na academia ou até na sua casa. Confira!

1. Elevação pélvica

Também conhecida como ponte, a elevação pélvica é um exercício simples e que fortalece a musculatura dos glúteos e quadris.

Fique deitada de barriga para cima, com os braços esticados confortavelmente ao lado do corpo, joelhos dobrados e pés no chão. Então, eleve o quadril sem tirar os pés, a parte superior das costas, os ombros e os braços do chão. Ao chegar no ponto máximo de elevação, contraia os glúteos, segure a posição por alguns segundos e depois retorne à postura inicial.

Pratique 3 séries de 15 repetições por treino.

2. Agachamento

O agachamento é um dos melhores exercícios para acabar com a celulite e também para conquistar o bumbum dos sonhos, firme e empinado.

Fique de pé, com as pernas afastadas na linha do quadril e braços esticados na frente do peito. Mantendo as costas alinhadas e o abdômen contraído, flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus, levando o quadril para trás. Quando dobrar os joelhos, certifique-se que estes não ultrapassam os dedos dos pés. Retorne devagar à posição inicial.

Quem está acostumada com agachamentos, pode dificultar um pouco o exercício usando um peso. O exercício é o mesmo, mas ao invés de ficar com os braços esticados na frente do corpo, você deve-se mantê-los flexionados e segurar um peso com as mãos.

Pratique 3 séries de 15 repetições por treino.

3. Exercício com 4 apoios para glúteo

Este é um exercício bastante conhecido pelas mulheres que querem ter um bumbum mais firme e tonificado e também é um dos melhores exercícios para acabar com a celulite.

Para a posição inicial, coloque os dois joelhos no chão, incline-se para frente e apoie-se nas mãos ou antebraços. Levante uma perna para cima, até onde conseguir sem desalinhar a coluna e depois retorne à posição inicial, mas sem encostar o joelho no chão até concluir a série.

Caso você já esteja acostumada com esse exercício, pode acrescentar tornozeleiras com pesos.

Pratique 3 séries de 15 repetições em cada perna.

4. Abdominal isométrico

Também conhecido como prancha, esse exercício trabalha toda a musculatura abdominal e também os músculos anteriores das pernas, combatendo a flacidez e celulite nessas regiões.

Deite-se de barriga para baixo e apoie-se apenas nas pontas dos pés e antebraços, elevando o corpo de forma a ficar todo alinhado, como uma prancha. Contraia bem a zona abdominal e o quadril e segure essa posição por 30 a 60 segundos. Repita o exercício 3 vezes por treino.

5. Lunge

O lunge é um exercício um pouco mais complexo do que os outros, mas excelente no combate à celulite.

Para executá-lo corretamente, fique em pé com os pés paralelos e coloque as mãos na cintura. Dê um passo à frente e flexione os dois joelhos, baixando o corpo com as costas sempre ereta. A ideia é flexionar os joelhos até o ângulo de 90º. Você deve ter atenção especial com o joelho que vai à frente, para não ultrapassar os dedos do seu pé. Volte à posição inicial e mude de perna.

Para quem quer aumentar a dificuldade do exercício, é possível realizar o lunge com pesinhos. O movimento é o mesmo, mas ao invés de deixar as mãos na cintura, você deve segurar os pesos e manter os braços esticados ao lado do corpo.

Pratique 3 séries de 15 repetições, alternando entre perna direita e esquerda.

Estes são os melhores exercícios para acabar com a celulite, mas isso não significa que outras atividades também não possam ajudar. Os exercícios citados neste post são de força e resistência, mas atividades aeróbicas também são importantes, pois aumentam a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio, queimando gordura acumulada.

Corrida, natação, ciclismo, jump, spinning e step também são ótimos aliados no combate à celulite, já que fortalecem a musculatura, queimam gordura e aumentam a circulação sanguínea. E vale lembrar que para conseguir melhores resultados na redução das celulites, é preciso aliar a prática de exercícios a bons hábitos alimentares e de vida.

Você já pratica algum desses exercícios? Como tem sido os resultados? Você tem algum outro exercício para acrescentar a essa lista? Posta nos comentários!

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