Celulite

Mesoterapia para celulite: micro-injeções que prometem acabar com problema

Mesoterapia para celulite

Quem está sempre atrás de tratamentos para eliminar ou atenuar celulites, provavelmente já ouviu falar sobre a mesoterapia, técnica criada pelo médico francês Michel Pistor.

Procedimento capaz de tratar diferentes problemas estéticos – entre eles, a celulite – a mesoterapia tem sido bastante difundida no Brasil, mas ainda traz alguns receios por envolver a aplicação de injeções subcutâneas.

Quer entender como esse tratamento funciona? Leia este post, saiba tudo sobre a mesoterapia para celulite e descubra se este procedimento é para você.

O que é a mesoterapia

A mesoterapia, também conhecida como intradermoterapia, é um tratamento estético que consiste em aplicações de micro-injeções com uma combinação de substâncias escolhidas de acordo com os objetivos e necessidades particulares de cada paciente.

É um procedimento não cirúrgico, que utiliza micro-agulhas com uma espessura que varia entre 1 e 3 milímetros e que tem enorme eficácia no tratamento de celulites graças a sua ação circulatória, drenante e redutora, que  deixa a pele mais lisa e o corpo tonificado.

Além disso, é uma técnica voltada para tratamento local, o que intensifica os resultados e reduz a probabilidade de efeitos colaterais.

Como a mesoterapia para celulite funciona

Para entender melhor como a mesoterapia para celulite funciona, é preciso entender como essas lesões se formam.

A celulite, como o próprio nome diz, é uma inflamação celular decorrente do acúmulo de gordura causado pela má circulação sanguínea no local afetado, conferindo o aspecto de “casca de laranja” à pele, que apresenta furos e ondulações em sua superfície.

A mesoterapia atua melhorando a circulação, desintoxicando o organismo e permitindo que o sangue flua melhor. O método atua de forma inteligente, aumentando a permeabilidade das células, impulsionando a dilatação dos vasos e fazendo com que as substâncias inseridas atuem no local da aplicação.

No caso da mesoterapia para celulite, as substâncias utilizadas possuem propriedades liporredutoras que agem diretamente no combate às gorduras localizadas.

Além disso, as injeções aplicadas repetidamente estimulam a cicatrização e a produção do colágeno, substância essencial no combate à celulite por proporcionar mais firmeza à pele.

Substâncias mais utilizadas na mesoterapia para celulite

Como dissemos anteriormente, os ativos utilizados na mesoterapia variam de acordo com o grau de celulite, extensão a ser tratada, objetivos e necessidades de cada paciente.

Essas substâncias podem ser medicamentos, nutrientes, vitaminas e minerais. Conheça as principais substâncias utilizadas na mesoterapia para celulite e suas ações:

  • Derivados de Alcachofra: tem poder desintoxicante e efeito diurético;
  • Derivados de Girassol: possui propriedades desintoxicantes;
  • Cafeína: possui efeito antioxidante e estimula a quebra de gordura;
  • Hialuronidase: enzima facilitadora da difusão de líquidos injetáveis;
  • L-carnitina: aminoácido que absorve gorduras e age sobre o excesso de líquido e toxinas que formam a celulite;
  • Silício orgânico: regula o metabolismo e reduz o acúmulo de toxinas.

Como a mesoterapia é aplicada

A mesoterapia é feita através de micro-injeções nas camadas mais superficiais da pele, portanto, é essencial realizar o procedimento em uma clínica especializada e de confiança, que siga protocolos rígidos de segurança, higienização e esterilização de materiais. Apenas dermatologistas, cirurgiões plásticos e fisioterapeutas especializados podem aplicar a mesoterapia.

No dia do procedimento, é importante estar com a pele limpa, sem cremes, géis ou loções cosméticas. Além disso, você não deve ter utilizado nenhum produto ou medicamento que possa atingir e influenciar o sangue, como aspirinas, por exemplo.

A sessão dura em média 30 minutos e como o método é baseado na aplicação de micro-injeções, o procedimento é um pouco doloroso e incômodo. Alguns profissionais utilizam cremes anestésicos para aliviar a dor das aplicações.

Após o procedimento, não é necessário repouso e a pessoa pode retomar suas atividades normalmente. Mas isso não significa que não existam cuidados pós-procedimento:

  • Dê preferencia a roupas de algodão e evite o uso de jeans e peças muito justas;
  • Evite contato direto da pele com superfícies durante as próximas 72 horas;
  • Não utilize cremes na região durante as próximas 48 horas;
  • Não faça esfoliações e nem use buchas no banho;
  • Não faça depilação nas próximas 24 horas;
  • Use protetor solar na região afetada em caso de exposição ao sol.

Vale ressaltar que, ao contrário de outros tratamentos, a mesoterapia não permite que o paciente se submeta a outros procedimentos estéticos na mesma região antes que o tratamento esteja totalmente concluído.

Contraindicações ao tratamento

A mesoterapia é contraindicada para mulheres gestantes e que estão em fase de amamentação, e também não pode ser feita em pessoas que apresentem as seguintes condições:

  • Doenças autoimunes, por exemplo, AIDS e lúpus;
  • Doenças de pele na região a ser submetida ao tratamento;
  • Doenças renais e hepáticas;
  • Alergia às substâncias a serem aplicadas;
  • Índice de massa corporal superior a 30 kg/m2;
  • Tratamento com remédios anticoagulantes ou para problemas do coração.

Resultados da mesoterapia no tratamento da celulite

Existem inúmeros relatos de sucesso na eliminação ou atenuação da celulite com sessões de mesoterapia, assim como uma visível melhora na textura e aparência da pele e redução da gordura localizada.

Obviamente, os resultados dependem muito do grau de celulite, da área a ser tratada e da reação do organismo do paciente, mas de forma geral, os primeiros resultados podem ser percebidos a partir da terceira sessão de mesoterapia.

Para que o tratamento ofereça altos benefícios, com resultados mais visíveis e consistentes, recomenda-se a aplicação de 5 a 10 sessões e elas devem ser feitas preferencialmente uma vez por semana.

Vale salientar que apesar da mesoterapia para celulite apresentar excelentes resultados, a manutenção do tratamento após o término das sessões é fundamental. Atividades físicas e uma dieta balanceada, com baixos teores de açúcares e gorduras, são fundamentais para que os resultados da mesoterapia sejam duradouros.

O que você acha da mesoterapia? Você apostaria neste tratamento para se livrar das celulites? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */