Acne

Pasta de dente para espinha funciona?

Pasta de dente para espinha

Há algo mais desesperador do que acordar no dia de um evento importante, se olhar no espelho e notar a pele com alguns pontos de acne? Sim, há algo pior, e é você notar que não tem um cosmético apropriado para resolver o problema. É então que, lembrando-se de nossas avós, surge a pergunta: pasta de dente para espinha funciona?

Certamente que, pelo menos uma vez na vida, todos nós ouvimos falar do truque dos cremes dentais. É indicado que se coloque uma pequena porção do produto em cima da espinha quando se está em apuros.

Honestamente soa como uma ideia maravilhosa, onde não se gasta nem um centavo. Tecnicamente você tem a poção mágica em casa e é fácil de aplicar. Mas este remédio caseiro realmente funciona? Nós lhes contamos a verdade.

Tudo o que você precisa saber sobre a pasta de dente para espinha

O conselho para usar cremes dentais no tratamento da acne é completamente infundado.

Mas devemos levar em conta que alguns dos ingredientes que são encontrados em sua fórmula, como bicarbonato de sódio, álcool e peróxido, podem auxiliar na secagem da espinha.

Algumas marcas também incluem triclosan, um componente que combate bactérias. Então, é verdade que a pasta tem ativos que podem combater a acne, mas o mito cai por terra quando nos lembramos de que ela não é feita para ser usada na pele.

Bom, muitos acreditam que essa não é uma razão para não considerar o produto como uma receita caseira de rápida solução. Na verdade, muitos cosméticos têm dupla função. Mas, nesse caso em específico, deve se considerar que a pele é bem mais sensível do que os dentes. Alguns ingredientes, como o flúor e o metolol, podem irritar o rosto e até causar dermatite.

Levando essas questões em conta, podemos concluir que usar pasta de dente para espinha não é o procedimento mais indicado. Sim, você pode encontrar um produto que é livre dos “irritantes”. Entretanto, os dermatologistas recomendam usar um creme especializado para acne e não o remédio improvisado.

Alternativas para tratar a acne

Tente buscar por um tratamento que contenha peróxido de benzoíla ao invés de investir na pasta de dente para espinha. Este peróxido é antibacteriano e ajudará a secar o ponto vermelho e desobstruir os poros bloqueados.

Sabemos que existem graves emergências de acne, por exemplo, o dia antes de tirar sua foto de formatura. Para essas ocasiões, um dermatologista pode injetar na espinha um esteróide anti-inflamatório para a redução do seu tamanho.

Mas estes são casos extremos, então, melhor ficar com um adstringente regular para limpar o local. Também é interessante esfregar os locais onde se estão os pontos de acne com um cubo de gelo. Isso aliviará a vermelhidão e os efeitos de qualquer inflamação dolorosa.

Em suma, existem algumas outras alternativas a serem consideradas antes da pasta de dente para espinha. Estas podem ser mais eficazes, apesar de também conter ingredientes agressivos que irritam a pele.

Caso não tenha condições de visitar um médico de imediato, sua opção mais assertiva é continuar com os produtos básicos. Cuide de sua pele como o de costume, com produtos específicos para o rosto e não invente “fórmulas mirabolantes”. Essas receitas milagrosas encontradas na Internet podem ser um perigo em potencial.

Pasta de dente para espinha

Pasta de dente para espinha: quais são os princípios ativos?

Primeiro de tudo, é preciso considerar quais são os ingredientes que compõem o creme para os dentes. Depois, basta analisar por que eles seriam benéficos para a acne. Também deve se ponderar sobre seus efeitos colaterais.

Vejamos a seguir:

O flúor

Ele é responsável por impedir o aparecimento de cáries, uma tarefa que realiza com relativo sucesso. Mas tome cuidado se você aplicá-lo na pele. Mesmo usado em porções moderadas, pode provocar irritação, queimaduras e alergias. Sua absorção dessa maneira chega a se tornar um tanto tóxica.

Glicerina, sorbitol e alumina

Este último é usado no tratamento da acne, removendo as impurezas da pele. Entretanto, na fórmula usada para a pasta de dente, esse ingrediente é muito fino para esfoliar de modo profundo.

Glicerina e sorbitol, enquanto isso, são usados ​​para tornar a sensação de limpeza e frescor mais prazerosa. Contudo, eles não vão ajudar a secar as espinhas que nos preocupam tanto.

Bicarbonato de sódio

É um esfoliante altamente eficaz, pois absorve o excesso de água e ajuda a cicatrizar mais rapidamente. Mas a quantidade presente na pasta de dentes é muito pequena para ajudar a acne a sumir de vez do rosto.

Lauril sulfato de sódio

É responsável pela produção da espuma característica expelida pelos cremes dentais, porém sua contribuição no tratamento de acne é completamente nula.

Pasta de dente para espinha

Pirofosfato de sódio

Sua função no “dentifrício” – como muitos chamavam – é bem importante, uma vez que se trata de combater o tártaro nos dentes. A substância também elimina o cálcio e o magnésio da saliva.

Se pensarmos na pasta de dente para espinha, é o composto que mais pode ter um bom efeito. Isso porque é o cálcio que afeta diretamente o crescimento celular da pele.

Como se pode ver, são apenas dois ativos dos cremes para o dente que auxiliam no controle dos surtos de acne. Mesmo não sendo um produto formulado para esses fins, sua eficácia é questionável.

Maior é o risco, já que a irritação da pele (ou pior, a queimadura) deixará com uma marca escura. Ela pode ser mais prolongada e bem mais feia do que a própria espinha.

Se você ler este artigo tarde demais e já tiver com essa mancha na acne, experimente a seguinte receita caseira para reduzi-la:

Misture um ovo (cru) com meia colher de sopa de bicarbonato de sódio – que, como sabemos, acelerar o processo de cicatrização da pele. Adicione algumas gotinhas de limão. No entanto, lembre-se de ser cauteloso no uso desta fruta porque o suco, junto com a exposição ao sol, também pode causar queimaduras.

Aplique apenas à noite. Lave o rosto pela manhã e verá como a notoriedade dessa mancha feia diminuirá. Se você não quiser tentar essa forma alternativa, consulte o dermatologista.

Agora que você já tomou conhecimento dos detalhes, espalhe entre os seus contatos a verdade sobre a pasta de dente para espinha. Lembre-se que existem produtos específicos para tratar a acne e não devemos acreditar em tudo o que está na Internet.

Deixe um Comentário

/* ]]> */