Cuidados

Peeling de margarida: o que é? Quais os benefícios?

Peeling de margarida

Já falamos aqui no blog sobre vários procedimentos estéticos que prometem uma perfeita despigmentação da pele para remover ou clarear manchas. Agora chegou a vez de conhecerem mais um deles: o peeling de margarida. Neste post falaremos sobre sua formulação, benefícios e como utilizá-lo.

O peeling de margarida é um composto formado por várias substâncias que tem como principal objetivo inibir a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação e proteção da pele e que atua como um filtro natural contra os raios UV.

Uma dessas substâncias é o belides, ingrediente botânico obtido das flores de margarida (Bellis perennis), rico em diversas moléculas bioativas tais como: saponinas, polifenóis, polissacarídeos, glicosídeos flavônicos e inulina, que são capazes de inibir a melanogênese, processo bioquímico de formação de melanina no interior dos melanócitos.

Melanina e sua importância para a pele

A melanina é uma proteína produzida pelo organismo e responsável pela cor dos cabelos, olhos e, principalmente, da pele. Produzida pelos melanócitos, células que se encontram na camada superior à derme, ela normalmente apresenta uma coloração amarronzada.

Uma das maiores funções da melanina é proteger o organismo e a pele dos impactos da radiação solar. Quando ocorre uma exposição aos raios UV por um longo período, a produção de melanina pelos melanócitos aumenta como um mecanismo de defesa contra a radiação que atinge a pele e causa lesões no DNA das células.

Excesso de melanina pode causar manchas

Não só a exposição solar prolongada pode causar o aumento na produção de melanina, mas ele pode ser estimulado por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores são determinantes e podem causar manchas amarronzadas na pele, conhecidas como melasma.

O melasma é consequência do aumento da atividade de melanócitos que provoca um acréscimo no deposito de melanina nos queratinócitos, que são as células que formam a epiderme, ocasionando as manchas.

Para evitar a alta produção de melanina e, consequentemente, o surgimento de manchas, é importante não se expor ao sol sem proteção solar e evitar o horário entre 10 às 16 h onde os raios UV estão mais incidentes.

Peeling de margarida

Quais as indicações do peeling de margarida?

O peeling de margarida é um tratamento estético voltado para o clareamento da pele por possuir componentes em sua formulação que atuam como agentes despigmentantes tratando a pele escurecida (hiperpigmentação) e envelhecida e amenizando as manchas, em particular das mãos e do rosto.

Embora o objetivo do peeling de margarida ter sido desenvolvido para o clareamento de manchas da pele, ele também é eficaz e apresenta ótimos resultados no combate a acne, para amenizar linhas de expressão e melhorar a flacidez.

Benefícios do peeling de margarida

O peeling de margarida é um composto formado por ácidos e vitamina que oferece vários benefícios à pele. Conheça, a seguir, sua formulação e a contribuição de cada um para a pele.

Ácido kójico

O ácido kójico é uma substância química produzida por fungo, e nesse caso derivada de um cogumelo, também chamada de micotoxina, e que atua diretamente na inibição da tirosinase. Dessa maneira, ele provoca a diminuição da atividade da enzima e, consequentemente induz a produção de nova melanina. Além disso, o ácido possui propriedades antioxidantes.

Belides

Belides é um composto bioativo despigmentante obtido através das flores de margarida, rico em diversas substâncias que atuam antes, durante e depois da síntese de melanina, atuando como um excelente clareador. Seu efeito é leve e não irritativo podendo ser utilizado juntamente com outros despigmentantes.

O bioativo belides também reduz a atividade da tirosinase, inibe a melanogênese e bloqueia a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Ácido salicílico

O ácido salicílico atua como um esfoliante sendo muito utilizado pata combater as manchas causadas pela acne e também clarear manchas. O seu princípio ativo promove o rompimento das ligações queratínicas da epiderme.

Possui propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana e, em conjunto com outros ácidos despigmentantes como o kójico, retinóico e glicólico, por exemplo, promovem o clareamento de manchas, fazendo com que aja uma descamação da pele eliminando as células mortas.

Ácido retinóico

O ácido retinóico é indicado no tratamento do fotoenvelhecimento que incluem as rugas finas de expressão, a hiperpigmentação, manchas, sardas e aspereza da pele. Derivado da vitamina A, o ácido retinóico é um dos compostos mais utilizados para vários tratamentos de pele, inclusive para melhorar o aspecto das estrias. Ele ainda estimula a produção de colágeno e possui efeito antiaging.

Ácido fítico

Derivado de grãos e cascas de sementes, o ácido fítico interfere secundariamente na formação de melanina. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante.

Alfa-bisabolol

O alfa-bisabolol é um principio ativo natural de aparência líquida oleosa e transparente encontrado no tronco de uma árvore nativa da região da Mata Atlântica de nome Candeia. O principio ativo possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de minimizar irritações da pele, tratar a acne e clarear as manchas da pele.

Vitamina C

E, por fim, a formulação do peeling de margarida leva uma pitadinha de vitamina C, que possui propriedades antioxidantes e atua como um despigmentante da pele.

Peeling de margarida

Como fazer o peeling de margarida?

Como vimos, o peeling de margarida é a associação de várias substâncias que quando combinadas atuam provocando uma escamação controlada da pele, eliminando as células mortas e estimulando a renovação celular. O resultado é uma pele mais firme, rejuvenescida, hidratada e sem manchas.

O peeling de margarida pode ser encontrado facilmente em farmácias e drogarias, bem como pode ser manipulado mediante a apresentação de receita médica. Lembrando que é recomendável procurar um especialista para realizar o procedimento.

O peeling de margarida é fácil de ser aplicado e retirado. Acompanhe as fases de seu procedimento a seguir.

  1. Primeiramente a pele deve ser bem limpa com produtos específicos para cada tipo e livre de resquícios de maquiagem:
  2. O produto é aplicado sobre o rosto com o auxílio de um pincel para maquiagem e demora, em média, de 5 a 8 min;
  3. O produto deverá permanecer por 8 h. Após esse período, deverá ser retirado com bastante água.

O processo de descamação da pele poderá levar até 15 dias e durante esse período é necessário o uso de filtro solar, bem como evitar a exposição solar entre as 10 às 16 h, o uso de secadores de cabelo e água do banho muito quente.

O tratamento com o peeling de margarida é indicado para todas as idades, mas é contraindicado para grávidas e lactantes.

Deixe um Comentário

/* ]]> */