Cuidados

Pomada cicatrizante: veja as mais utilizadas e seus principais usos

Pomada cicatrizante

Bateu? Caiu? Sangrou? Passa pomada cicatrizante que resolve… não! Nem sempre, depende. Depende do tipo de machucado, pois as pomadas cicatrizantes contém substâncias, anti-inflamatórias, antibióticas que não podem ser utilizados para todo e qualquer tipo de ferida. Então o primeiro passo é considerar a natureza do ferimento.

Você chegou um belo dia no consultório médico e ele fez a seguinte observação sobre o seu condicionamento físico:

– Se continuar desse jeito, não passa de quinta-feira.

É provável que nesse caso te recomende uma bariátrica, um procedimento cirúrgico e será aplicada pomada cicatrizante para esse fim específico ou substâncias equivalentes.

Passou correndo sobre um chão de brasa, seus pés devem ter sido queimados. Uma pomada cicatrizante para queimadura terá que ser receitada.

Encomendou um desenho da capela sistina nas suas costas? Tatuagem. Pomada cicatrizante para tatuagem.

Espirrou fazendo a barba? Corte superficial no rosto, pomadinha para esse tipo de lesão.

Enfim, para cada tipo de ferida, existe uma pomada cicatrizante específica, mais indicada.

Mas saber identificar o tipo de machucado que te leva considerar o uso de pomada não é o suficiente. Na verdade isso erve para evitar que faça uma bobagem como aplicar remédio errado aonde não devia. Você terá certeza de que tipo de pomada cicatrizante precisa ao passar por um médico que irá te avaliar e receitar um fármaco. Em alguns casos, só é possível adquirir o produto mediante apresentação de receita médica. Ou seja, evite se automedicar sem qualquer tipo de orientação.

E o fato de estar lendo o presente artigo sobre pomada cicatrizante já demonstra está pré-disposta a tomar as precauções mínimas. Ótimo! Continue na leitura que vamos fornecer mais explicações sobre pomada cicatrizante e as marcas mais indicadas para cada caso.

A pomada cicatrizante

É uma medicação que tem como principal função auxiliar, acelerar a regeneração celular da pele após esta sofrer lesão rompedora de tecidos superficiais, por isso muito utilizadas para cuidar de ferimentos provenientes de cirurgias, queimaduras e machucados menos graves, porém incômodos.

No entanto, engana-se quem pensa que, após identificado o tipo de lesão que sofrera, após consulta médica ou farmacêutica, ao adquirir o tipo de pomada cicatrizante adequada que basta apenas passar a medicação e aguardar tranquilamente a regeneração plena.

Cada um tem que fazer a sua parte. E isso significa se alimentar direito, pois uma alimentação inadequada, rica em gordura retarda a recuperação e ocasiona manchas e cicatrizes de aspecto horrendo.

Pomada cicatrizante

As principais pomadas cicatrizantes

Agora segue lista das pomadas mais utilizadas para tratar de machucados específicos, queimaduras, cirurgias, cesarianas, cortes na face etc. Começando por:

Queimaduras

Escreveu textão no Face falando horrores de quem gosta de abacate e descobriu que seu chefe tem um abacateiro no quintal? Ihhh… se queimou! É melhor passar:

  • Nebacetin;
  • Esperson;
  • Fibrase;
  • Dermazine.

Cortes superficiais

Bateu o dedinho na quina, ralou o joelho no quintal de casa, arranhou sem querer o rosto?

Use uma pomada cicatrizante dessas marcas:

  • Cicatrizan;
  • Nebacetin;
  • Reclus.

Pós-cirurgia

Teve que perder peso a todo custo, passou por trabalho de parto ou teve que fazer qualquer tipo de cirurgia? O que os médicos deverão receitar e aplicar é ao menos um desses seguintes fármacos:

  • Kelo-cote;
  • Nebacetin;
  • Cicalfate.

O Nebacetin é mais usado depois de procedimentos cirúrgicos. A Cicalfate costuma ser aplicada depois de se fazer cesariana e pode vir a ser substituída posteriormente pela Kelo-cote.

Tatuagem

Sim, pode soar até ofensivo para quem vê a tatuagem como uma expressão artística, e ninguém está afirmando que não o é, mas é fato que o procedimento de usar agulhas na pele para desenvolver uma imagem ou frase não deixa de ser também a abertura de feridas no corpo, feridas abertas, e que precisam ser muito bem protegidas. Não à toa envolve-se o membro ou cobre-se a área tatuada com um plástico protetor.

Quanto mais rápido a cicatrização menos os riscos de infecções, por isso usa-se pomada cicatrizante específica. As marcas mais indicadas para o caso são:

  • Bepantol Derma;
  • Nebacetin;
  • Aloe Vera.

Pomada cicatrizante

Feridas na boca

Também se aplica pomada cicatrizante para ferimentos na boca, dependendo da gravidade do caso. A ferida pode se originar de uma mordida (quem nunca), por inadequação do aparelho ortodôntico ou ao ingerir alimentos muito quentes que podem vir causar queimaduras.

Para esses tipos de ferimentos recomenda-se pomada cicatrizante que tenha Policresuleno.

Outra fonte de machucados na boca são as aftas. Apesar de ser mais usual se receitar pomadas com efeitos anestésicos, a depender da gravidade da afta pode-se receitar a pomada com Policresuleno.

Herpes labial é outra causa típica que faz necessário uso de pomada cicatrizante. Por se tratar de uma enfermidade que deriva do ataque de um vírus, é necessário um medicamento que contenha em suas propriedades elementos antivirais. O produto que atende esse requisito e  que costuma ser mais recomendado é o Aciclovir.

Contraindicações

As pomadas cicatrizantes que são permitidas o comércio sem a apresentação de receita médica não costumam apresentar efeitos colaterais graves, se usados da maneira correta e para os casos corretos, em grande parte do público.

Os grupos que devem tomar precauções são os que lidam com alergias e com pele muito sensível, crianças e principalmente gestantes.

Mulheres grávidas estão incluídas nos casos de contraindicações para ingestão e uso da maioria dos medicamentos, atividades, procedimentos estéticos etc. A missão é ter uma vida monótona, imóvel e de preferência isolada para garantir boa saúde ao filho. Então, se está grávida, se for trocar de chinelo, tem que consultar o médico.

E isso vale para os outros grupos que devem se precaver quanto a pomada cicatrizante: é preciso consultar um médico.

Receita caseira

E se está difícil achar na farmácia, nos postos de saúde uma pomada cicatrizante, você acha que os índios se viravam como quando mandavam no pedaço? Recorriam a sabedoria do uso das folhas para tratar de ferimentos e de outras enfermidades.

A planta chave para uma pomada cicatrizante natural é a erva-de-bicho.

Se misturar 2 colheres de folhas secas da planta junto a 100 ml de óleo mineral, deixar ferver por 10 minutos, coar e misturar com 30 ml de parafina líquida, terá uma pomada cicatrizante prontinha para uso.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe.

Seu apoio faz a diferença.

Deixe um Comentário

/* ]]> */