Cabelos

Pré-shampoo: por que e como utilizar?

O mercado de cosméticos vem se mostrando cada vez mais inovador e tecnológico, com dezenas de produtos novos lançados a cada dia e que chegam nas lojas e mercados perto de nós. No entanto, saber para que serve cada um deles e comprar aquele que mais se adéqua às necessidades das suas mechas é essencial para mantê-las saudáveis e bonitas. Dentre eles estão aqueles para fazer os chamados cuidados pré e pós shampoos nos cabelos, que devem ser usados antes ou depois de procedimentos químicos, como alisamento, progressiva, coloração ou até mesmo de uma simples lavagem diária. Hoje iremos, neste artigo, falar sobre os benefícios do pré-shampoo e de como ele deve ser utilizado e inserido na rotina dos seus cabelos de forma correta.

Esse produto inovador e que tem sido alvo das principais artistas e blogueiras internacionais, serve para potencializar qualquer um dos milhares de processos e tratamentos existentes e mais pedidos pelas mulheres ao redor do mundo, facilitando o processo de recuperação dos fios, evitando a perda de nutrientes e facilitando a retenção destes nos fios.

Trata-se de um produto capilar altamente nutritivo que prepara o cabelo para a lavagem normal com o shampoo – daí, o seu nome. A ideia é desembaraçar os fios para receber o shampoo comum, além de deixar as mechas mais macias e sedosas ao fim da higienização, já que atua na reparação e nutrição de cada um dos nossos fios.

Para que serve o pré-shampoo?

Como você já deve saber depois de ter lido os parágrafos acima, pré-shampoo é um produto que deve ser utilizado sempre antes da lavagem dos cabelos com o shampoo comum. A ideia é potencializar os efeitos do shampoo e do condicionador durante a lavagem, eliminando dos fios quaisquer resíduos que possam arruinar a sua higienização completa.

Mas, para que usar um shampoo antes de outro shampoo? Há uma grande diferença entre esses dois produtos. O pré-shampoo é um produto rico em substâncias hidratantes e emolientes, que penetram no folículo capilar e agem na cutícula, melhorando a qualidade do fio. Porém, apesar de ser altamente nutritivo, ele não limpa tão bem quanto o shampoo comum, servindo apenas para preparar o cabelo para receber este último.

Portanto, ele não substitui o uso do shampoo normal durante a higienização dos cabelos.

Existem dois tipos de pré-shampoo: um destinado a nutrir apenas os fios, que deve ser aplicado no comprimento e nas pontas dos cabelos, e outro destinado a melhorar a saúde do couro cabeludo, sendo necessária a aplicação na raiz capilar para usufruir dos benefícios.

Independente de qual for, o produto pode ser usado por qualquer tipo de cabelo, independente da textura e cor dos fios. O resultado final será de mechas mais macias, sedosas e menos embaraçadas, deixando-as mais hidratadas e evitando a quebra indesejada dos fios.

Como usar?

Apesar de existirem dois tipos no mercado de cosméticos, pré-shampoo pode ser usado de uma maneira geral e obviamente, deve ser utilizado sempre antes da lavagem dos cabelos. A dica dos especialistas é aplicar o produto nos cabelos cerca de 10 a 15 minutos antes do banho, tempo suficiente para os fios absorverem os nutrientes oferecidos pelo produto.

Os cabelos podem estar molhados ou secos durante a aplicação, sendo necessária uma massagem, feita com os seus próprios dedos, de mecha a mecha, durante o tempo recomendado (que varia de produto para produto, portanto, leia atentamente a caixa do seu pré-shampoo para descobrir o tempo de uso adequado), para potencializar os resultados.

Se você quiser um resultado ainda melhor, uma ótima ideia é aplicar o produto nos fios antes de dormir e deixá-lo agir por toda a noite, fazendo a lavagem  normalmente apenas pela manhã.

Porém, como já dito, existem dois tipos de pré-shampoos e cada um tem uma maneira mais adequada de ser utilizado, além da maneira geral apresentada acima, que pode ser adequada tanto ao uso de um tipo quanto ao de outro.

Pré-shampoo para prevenção de danos

O pré-shampoo para prevenção de danos pode vir na forma de máscara, creme, pasta ou ampola, e é excelente para tratar cabelos muito danificados que passaram por colorações ou alisamentos. Ajuda a proteger os fios da ação adstringente do shampoo, que às vezes atrapalha a hidratação natural dos fios. Deve ser aplicado no comprimento dos cabelos, assim como nas pontas, e agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue. Pode ser usado até três vezes na semana, de acordo com o estado dos fios.

Pré-shampoo para limpeza profunda

Já o que é usado para limpeza profunda, é ideal para quem tem cabelos oleosos ou com resíduos de finalizadores, cloro ou água do mar. A sua textura é de gel ou óleo, e acaba retirando o excesso de gordura e sujeira dos fios, que podem dificultar a distribuição de nutrientes e a hidratação. Deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e ficar agindo por três minutos. Use apenas uma vez na semana, quando os fios forem bastante oleosos, e uma vez no mês em casos menos complicados, pois seu efeito nos fios é bem eficaz.

O pré-shampoo pode ser utilizado em todas as lavagens?

A frequência com que o pré-shampoo deve ser utilizado vai depender do número de vezes que você costuma lavar o seu cabelo. Se a lavagem for diária, não é recomendado o uso do pré-shampoo em todas elas. Isso porque a utilização excessiva do produto pode sobrecarregar os fios, deixando os cabelos com aparência pesada e sem brilho, graças ao excesso de substâncias que ficarão nas mechas.

Portanto, a dica é utilizá-lo a cada 15 dias caso você lave o cabelo todos os dias, sem exceções. No entanto, se você lava os cabelos a cada dois ou três dias, por exemplo, pode sim usar o pré-shampoo em cada uma delas. Resumindo, a única restrição dos especialistas é utilizar o pré-shampoo todos os dias.

Agora que você já sabe porque e como utilizar o pré-shampoo, use e abuse dos benefícios que ele pode trazer ao seu cabelo, se todas as dicas contidas nesse artigo forem seguidas corretamente.

Leave a Comment

/* ]]> */