Cabelos

Queratina líquida: como e quando usar?

Queratina líquida

Você já ouviu falar sobre a queratina líquida? É claro que a maioria de nós mulheres não dispensa um secador e chapinha na rotina diária de cuidados com as madeixas para ficar ainda mais bonita para realizar as tarefas do dia a dia, como trabalhar e estudar, ou até mesmo para ir a um evento especial. Afinal, eles ajudam mesmo a dar aquele toque especial na beleza natural de cada uma e fazem qualquer ocasião parecer ainda mais inesquecível.

No entanto, apesar de grandes aliados da mulher, muitos desses procedimentos podem fazer muito mal à saúde dos cabelos, deixando mais fracos, danificados e sem vida, principalmente se realizados em excesso e de maneira inadequada. Tudo isso devido a perda de queratina ocasionada pelo uso excessivo desses aparelhos.

Veja também – Recuperar cabelo de química: 5 formas de devolver vida aos fios

A sua ausência nos fios chega a ser visível e sensível ao nosso toque, uma vez que os cabelos ficam mais ressecados e opacos, efeito chamado de “palha”. Esses malefícios são percebidos principalmente em cabelos muito danificados, seja pela ação do tempo e do clima ou pelo uso excessivo de produtos químicos. Pensando nesse problema comum entre grande parte das mulheres de hoje em dia, o mercado de cosméticos disponibiliza à venda a queratina líquida para ajudar a repor a proteína perdida pelos cabelos e devolver a vida a eles.

O que é a queratina líquida?

A queratina líquida nada mais é do que uma proteína fibrosa naturalmente presente nos fios e composta por aminoácidos que têm como principais características a resistência, a elasticidade e a impermeabilidade à água. Por isso ela está presente não só nos cabelos mas também na pele e nas unhas.

O produto é utilizado como tratamento profundo para cabelos danificados por químicas ou fatores externos, como sal, sal da água do mar, cloro, poluição, entre outros, devolvendo a força e vitalidade às madeixas. Para isso, basta aplicar a queratina líquida diretamente sobre o couro cabeludo e nos fios ou adicioná-la a outros produtos para cuidar dos cabelos, como cremes ou máscaras de hidratação.

Quem pode usar?

De um modo geral, qualquer pessoa pode utilizar a queratina líquida para recuperar a estruturado cabelo, uma vez que a proteína é natural do organismo humano e faz bem a todos os tipos de fios. No entanto, o seu uso só é recomendado quando houver a percepção de que ela está ausente no organismo, o que deve ser observado através da aparência dos cabelos, que costumam ficar danificados, ressecados, quebradiços e sem brilho quando estão pobres dessa proteína.

Geralmente, os fios com essas características são aqueles que passaram por fortes agressões químicas, como descoloração, coloração e alisamentos, por exemplo, ou agressões de outros fatores externos, como exposição solar excessiva, cloro, umidade poluição, etc.

Neste caso, é altamente recomendado inserir a queratina líquida no tratamento capilar, sendo a frequência de uso determinada de acordo com o estado do cabelo, como vamos mostrar nos parágrafos seguintes desse artigo.

Como usar?

Há várias maneiras de utilizar a queratina líquida. Algumas delas podem ser feitas no salão de beleza, ou até mesmo em casa, caso o seu cabelo não esteja tão danificado, mas precisando de uma pouco mais de hidratação.

De um modo geral, a queratina líquida deve ser usada de 15 em 15 dias nos cabelos. No entanto, se o seu caso for de fios muito danificados, pode-se fazer o uso semanalmente, junto à hidratação.

Confira, a seguir, algumas das principais formas de usar a queratina líquida nos cabelos:

Reconstrução simples

Ideal para cabelos que estão levemente danificados, que não passaram por procedimentos químicos, mas que são atingidos frequentemente pelo calor da chapinha e do secador, além de outros fatores externos.

Para fazer o tratamento de reconstrução leve, basta aplicar um shampoo antirresíduos, enxaguar e passar a queratina líquida no cabelo, mecha por mecha. Deixe o produto agir por 15 minutos e, em seguida, enxague e finalize normalmente com o condicionador de sua preferência.

Reconstrução completa

Esse é o chamado tratamento de choque, recomendado principalmente para cabelos com nível máximo de fragilidade e danos, já que vai ajudá-los a recompor a fibra capilar profundamente. Para isso, basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, enxaguar e retirar todo o excesso de umidade dos fios com uma toalha.

Em seguida, aplique uma máscara de hidratação de sua preferência e deixe-a agir por, pelo menos, 20 minutos.  Enxágue, retire novamente o excesso de umidade com uma toalha e aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Sem enxaguar, seque os cabelos com o secador e finalize com a chapinha.

Nanoqueratinização

Em geral, esse procedimento só pode ser feito no salão de beleza. Ele é feito com uma escova ligada a um aparelho com queratina líquida, o qual a libera em forma de vapor em mecha por mecha. Em seguida, o processo é finalizado com uma chapinha de cerâmica.

Precauções

Apesar de muito benéfica para os cabelos, a queratina líquida não deve ser utilizada em cabelos saudáveis, ou seja, que não estejam danificados. O fato é que o produto é recomendado para cabelos que estão com espaços deixados por produtos químicos na fibra capilar, os quais são preenchidos pela queratina líquida. Portanto, em casos de fios saudáveis, ao formar uma película em volta dos fios, que é a sua principal função, a queratina líquida pode acabar deixando a fibra capilar muito espessa, causando o “efeito rebote” nos cabelos.

O resultado será de menos maleabilidade e maiores prejuízos, como ressecamento, queda e quebra dos fios. Por isso, caso você aplique a queratina líquida nos cabelos e ela cause esse efeito, suspenda o uso imediatamente e faça hidratações  para reverter o processo. Em poucas semanas, o cabelo voltará ao normal.

Melhores marcas

Aqui listamos algumas marcas para te ajudar na hora de comprar a queratina líquida para o seu tratamento.

  • Queratina Líquida Niely Gold Reparação
  • Queratina Líquida Keramax Reconstrução Capilar
  • Queratina Líquida Max Keratin Novex
  • Queratina Líquida Nutrition Salon Line

Reconstrua seu cabelo com a queratina líquida e com certeza, você irá ter como resultado, fios brilhantes, sedosos e que não são mais ressecados!

Deixe um Comentário

/* ]]> */