Estrias

Conheça 6 receitas caseiras para tratar estrias!

Receita caseira para estrias

Embora seja um problema comum a muitas mulheres, não dá para negar que as estrias causam irritação e preocupação, afinal, elas chegam sem avisar e um vez instaladas são impossíveis de eliminar.

Mas não se desespere, pois existem diversos tratamentos que ajudam a amenizar a aparência das estrias na pele, deixando-as menos evidentes no corpo. E a boa notícia é que além dos produtos cosméticos e procedimentos estéticos, também existem receitas caseiras para tratar estrias, que são simples, baratas e trazem bons resultados.

Combinando cosméticos baratos e fáceis de achar com plantas e alimentos especiais e presentes na cozinha de qualquer casa, é possível fazer soluções que melhoram – e muito – o aspecto das estrias. E tudo isso no conforto do seu lar e sem agredir ou trazer riscos para a sua pele.

Veja neste post 6 receitas caseiras para tratar estrias e se livrar dessas lesões!

1. Creme Nívea com Hipoglós

Essa é uma receita que combina diferentes cosméticos – todos baratinhos e fáceis de encontrar – e que juntos melhoram muito a condição geral da pele e também a aparência das estrias.

Ingredientes:

  • 1 lata de creme Nívea (latinha azul);
  • 1 tubo de Hipoglós;
  • 1 ampola de Arovit;
  • 1 vidro de óleo de amêndoas.

Preparo e aplicação:

Misture todos os ingredientes até obter um creme homogêneo.

A aplicação deve ser feita diariamente, em toda a área afetada pelas estrias, massageando a região com movimentos circulares até que a mistura seja totalmente absorvida pela pele.

Para armazenamento da mistura, recomenda-se guardá-la em um recipiente com tampa e dentro da geladeira.

2. Mistura com óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é um ingrediente famoso que compõe diversos produtos e receitas caseiras para tratar estrias.

Essa receita combina o poder cicatrizante do óleo de rosa mosqueta – que ajuda a amenizar as marcas deixadas pelas estrias – e as propriedades hidratantes e nutritivas de mais três óleos essenciais, que devolvem a elasticidade da pele, tornando a mais macia e firme.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de sopa de óleo de rosa mosqueta;
  • 1 colher de sopa de óleo de gérmen de trigo;
  • 3 gotas de óleo de sândalo.

Preparo e aplicação:

Misture todos os ingredientes em um recipiente até obter uma solução fluida e homogênea.

Aplique a mistura diariamente sobre a região afetada pelas estrias, massageando a pele suavemente em movimentos circulares, espalhando bem o produto para que seus ativos sejam absorvidos pela pele. Em seguida, lave a região com água e sabão neutro.

Para armazenamento da solução, coloque-a em um fraco com tampa.

3. Gel de aloe vera com vitamina E

A aloe vera – mais conhecida como babosa – é um poderoso tonificante natural, além de ter propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e clareadoras de manchas escuras na pele. Por isso, é muito utilizada em produtos e receitas caseiras para tratar estrias, sobretudo as avermelhadas, que são mais recentes na pele.

Já a vitamina E e o azeite de oliva presentes nesta receita atuam hidratando e nutrindo a pele, conferindo mais elasticidade e firmeza. Além disso, a vitamina E tem poder antioxidante, que protege as fibras de colágeno.

Ingredientes:

  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem;
  • ¼ xícara de gel de aloe vera;
  • 5 cápsulas de vitamina E.

Preparo e aplicação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Aplique a mistura diariamente sobre as estrias massageando a área suavemente durante alguns minutos. Em seguida, enxague com água fria ou morna.

4. Açúcar e café

O uso de borra de café no combate às estrias já é bastante conhecido. Além de ter um efeito esfoliante quando aplicada na pele, a borra ainda possui cafeína, substância estimulante que quando em contato com a pele ativa a circulação sanguínea, acelerando a recuperação do tecido e minimizando a aparência das estrias.

Nesta receita, também é utilizado o açúcar para acentuar ainda mais a ação esfoliante, deixando a pele mais propícia a absorver os ativos do café; e o óleo de amêndoas, pelo seu poder hidratante.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de borra de café;
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Preparo e aplicação:

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.

Com a pele limpa, aplique a pasta com movimentos suaves e circulares. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria. Repita este procedimento duas vezes por semana.

5. Abacate com mel e limão

O abacate é rico em vitaminas E, A, B1, B2, proteínas, ferro, substâncias minerais e óleos naturais, o que o torna um ingrediente bastante utilizado em receitas caseiras para tratar estrias.

Possui poder antioxidante, agindo como um excelente restaurador e conservador da pele.

Ingredientes:

  • ½ abacate;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de limão.

Preparo e aplicação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta uniforme.

Aplique a pasta sobre toda a área afetada pelas estrias, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria.

Repita esse processo pelo menos duas vezes por semana e não se exponha ao sol após aplicar a solução, pois o limão contido na receita pode manchar a pele.

6. Cenoura e aveia

A cenoura é um alimento conhecido por seus benefícios para a pele, visto que é rico em vitamina A. Ela fornece mais elasticidade à pele, mantendo-a saudável e firme.

Já a aveia, age limpando os poros da pele, além de possuir ação calmante e formar uma barreira protetora que mantém a pele longe dos danos externos.

Esses ingredientes somados a alguns óleos essenciais são capazes de melhorar o aspecto da pele, aumentando sua hidratação, elasticidade e firmeza, deixando as estrias menos evidentes no corpo.

Ingredientes:

  • 1 cenoura cozida no vapor;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia.

Preparo e aplicação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea.

Aplique a pasta com movimentos circulares e suaves sobre as estrias e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, lave com água fria para que os poros sejam fechados.

Repita esse procedimento por no mínimo 2 vezes por semana.

Por fim, vale lembrar que as receitas caseiras para tratar estrias são eficientes e trazem bons resultados, no entanto, eles são gradativos e aparecem em longo prazo, com o tratamento regular.

Portanto, não espere milagres. Além disso, lembre-se que essas receitas atuam na melhora do aspecto das estrias, que tem sua textura e coloração atenuadas para que fiquem menos evidentes na pele, e não na redução da quantidade ou eliminação das estrias.

Mas o fato é que as receitas caseiras para tratar estrias são tratamentos simples, acessíveis e seguros que ajudam bastante no combate a essa lesões. Vale a pena tentar!

O que você acha dos tratamentos caseiros para estrias? Acha que são eficientes? Já tentou algum? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */