Cabelos

Dá para fazer reconstrução capilar em casa? Descubra aqui!

Navegando um pouco pela internet você já deve ter visto procedimentos caseiras para tirar manchas do rosto, receita de esfoliante para o rosto ou para o corpo, receitas para hidratação, reconstrução, mas e a reconstrução capilar? É possível realizar uma reconstrução capilar em casa? Sim, é possível.

A verdade é que, hoje dia, é possível fazer praticamente tudo em casa. Peeling, limpeza de pele, mudar o visual, ou uma simples reconstrução capilar. O melhor de tudo é que você pode fazer tudo isso com ingredientes que fazem parte do nosso cotidiano, que estão sempre presentes nas nossas geladeiras e, melhor ainda, com produtos baratos.

O que você gastaria para fazer uma reconstrução capilar no salão provavelmente dá para comprar ingredientes para reconstrução capilar para os próximos meses, no mínimo. É por isso que a mulherada caiu na graça das receitinhas caseiras.

Elas podem ficar lindas sem ter que gastar muito. A saída que pedimos a Deus, ainda mais numa época financeiramente difícil que estamos vivendo no momento.

Mas, chega de papo furado. Vamos aos ingredientes necessários para você fazer sua reconstrução capilar no conforto da sua casa.

Reconstrução capilar em casa

Antes de passarmos o que você irá precisar para fazer sua reconstrução em casa, você sabe se é realmente disso que seu cabelo precisa? Bom, se eles estiverem quebradiços, está seco, elástico, poroso, partindo com muita facilidade, sem brilho, com pontas duplas ou passou por corte químico com certeza seus fios necessitam de uma boa reconstrução capilar.

Isso são sinais claros de que os fios estão danificados, e a solução perfeita para isso é a reconstrução capilar. Mas por que o cabelo fica assim? Isso acontece porque, de alguma forma, os fios perderam sua quantidade necessária de queratina.

A perda de queratina acontece quando os fios passam por procedimentos químicos, como progressiva ou alisamentos no geral, descoloração ou coloração, e a utilização abundante de ferramentas como o secador, a chapinha ou o babyliss.

Além do contato com o sol, mar ou piscina. Todos esses quesitos contribuem com a perda de queratina que, automaticamente, contribuem para um cabelo quebradiço e sem vida. Ou seja, um cabelo doente, sem vida.

Aplicando a reconstrução capilar nos fios

Para deixar seus fios saudáveis será preciso: shampoo anti-resíduo – pode ser o shampoo que você usa no dia a dia -, queratina em gel ou líquida, máscara de hidratação e protetor térmico – esse ingrediente é opcional, ele só será usado se você for finalizar o processo com chapinha ou secador –

Com os ingredientes em mãos, o primeiro passo é lavar os fios com o seu shampoo anti-resíduo. O shampoo anti-resíduo é importante pois é ele quem abre as escamas do cabelo e contribui para maior absorção da reconstrução capilar.

Fios limpos, remova o excesso de água com a toalha, depois seque cerca de 30% dos cabelos. Não esqueça de separar os fios em mechas, isso vai facilitar a aplicação da reconstrução capilar.

O primeiro ingrediente a ser aplicado nos fios é a queratina – liquida ou em gel -. Caso a sua queratina seja em gel, aplique-a com a ajuda de um pincel, caso seja líquida, aplique-a com um borrifador. Você deve iniciar a aplicação da nuca para o todo da cabeça. Agora é só deixar a queratina agir nos fios por cerca de dez a quinze minutos.

Agora você irá aplicar a máscara sobre queratina, aplicando em todas as mechas, da raiz às pontas. Após aplicar a máscara cubra os fios com uma touca, pode ser de plástico ou laminada, e deixe a máscara operar por cerca de vinte minutos. Em seguida, lave os fios com abundância de água.

Agora é só secar os fios com o secador. Você pode finalizar o processo com a chapinha. O uso da chapinha auxilia no selamento dos fios. Claro, não esqueça de utilizar o portetor térmico antes de utilizar a chapinha.

E, pronto, sua reconstrução capilar está feita. Agora é só aguardar cerca de 48 horas para poder lavar o cabelo normalmente. Esse procedimento pode ser realizado uma vez ao mês ou a cada 15 dias.

É muito importante você respeitar esse período, isso porque o uso constante da queratina pode romper os cabelos. Sim, a queratina ajuda na saúde dos fios, mas se usada em excesso você vai acabar voltando para trás e provocará uma nova quebra nos os fios.

Reconstrução capilar a cada quinze dias está ótimo, a frequência vai depender da situação dos fios.

Outra dica é fazer uma hidratação antes e depois da reconstrução, pois a reconstrução capilar provoca rigidez nos fios. A hidratação vai deixar seus fios mais macios e hidratados após a reconstrução.

Como dito, os processos químicos são os maiores responsáveis pela perda de queratina no cabelo, por isso, antes de qualquer processo químico, como a coloração ou descoloração, faça a reconstrução capilar.

Ela deve ser feita três dias antes e três dias depois dos processos químicos, essa reconstrução vai deixar seu cabelo muito mais resistente ao contato com os produtos químicos.

A reconstrução é um processo meio demorado, tem várias etapas, mas no final das contas o resultado valerá a pena, principalmente se pensarmos que você está repondo um ingrediente fundamental para a saúde dos seus fios.

Não basta estar em dia com a coloração ou com a escova de cetim, é preciso também cuidar da saúde do cabelo e das vitaminas que precisam receber constantemente. Só assim você alcançará os cabelos dos seus sonhos.

O cabelo precisa estar bonito por fora e por dentro, e a reconstrução capilar é uma das ferramentas para isso. Não esqueça de fazer o teste do copo de água, isso vai te ajudar a saber o que os seus fios estão precisando naquele momento.

E se for a reconstrução capilar, não deixe de seguir nossa receitinha mágica. E, mais uma vez, não abuse da queratina, ela ajuda, mas também pode prejudicar os fios.

Instruções e indicações anotadas, vá ser feliz com seus fios mais sedosos e macios.

Ah, e não esqueça de compartilhar conosco como foi a sua experiência com a reconstrução caseira.

Leave a Comment

/* ]]> */