Celulite Estrias

Refrigerante causa estrias e celulites? Mito ou verdade?

Quem é antenada no mundo da beleza e está sempre buscando dicas para manter o corpo bonito e saudável, provavelmente já se deparou com a informação de que o refrigerante causa estrias e celulites.

Mas como não dá pra acreditar em tudo que se lê por aí, sempre fica dúvida: será que isso é mito ou verdade?

Se você também tem essa dúvida, leia este post e descubra de uma vez por todas se o refrigerante é o mesmo um vilão quando o assunto é a beleza da pele.

Esclarecendo um mito: o refrigerante não causa estrias e celulites

Logo de cara, já vamos falar a verdade: o refrigerante não causa estrias e celulites quando consumido com moderação, pois essas lesões na pele são resultantes de uma combinação de fatores.

A associação do refrigerante às estrias e celulites não é exatamente pela bebida em si, mas pela cultura junk food em que ela está inserida. Claro que se você tomar litros de refrigerante todos os dias, se alimentar de comidas industrializadas, ricas em açúcares e gorduras e for totalmente sedentária, você terá mais chances de apresentar celulites e estrias.

No entanto, se você tem uma alimentação equilibrada, pratica atividades físicas, cuida da sua pele, mas não consegue resistir àquela coca-cola gelada, sem problemas!

Aliás, em entrevista à Agência Efe, a nutróloga Socorro Giorelli afirmou que “Ninguém fica com celulite ingerindo uma lata (350 ml) de refrigerante por dia” e que essas lesões estão mais relacionadas ao desequilíbrio alimentar e sedentarismo.

Mais um mito: o gás do refrigerante causa estrias e celulites

Essa afirmação é totalmente incorreta, mas muito comum de ser ouvida por aí.

O gás contido nos refrigerantes e outras bebidas gaseificadas não possuem nenhuma relação com as celulites e estrias, e isso é um belo mito, como tantos outros que ouvimos por aí.

Se tivéssemos que atribuir o aparecimento das celulites ao refrigerante, poderíamos citar os açúcares e compostos industrializados da sua fórmula, que aumentam as toxinas e gorduras no corpo, principais causadores dessas lesões, e não ao gás.

Açúcar: verdadeiro vilão da história

Se a história de que o gás do refrigerante causa estrias e celulites é mentira, infelizmente não podemos falar o mesmo dos açúcares contidos em sua fórmula.

O açúcar é o grande vilão da história: quando consumido em excesso, esse ingrediente é transformado em gordura e armazenado no nosso corpo, gerando as incômodas gordurinhas localizadas, principalmente na barriga, coxas e glúteos. E a questão é que quanto mais gordura localizada, mais celulite.

Além disso, o acúmulo de gordura também propicia o sobrepeso, facilitando o aparecimento das estrias.

É fato que o açúcar não está presente apenas no refrigerante e sim em centenas de outros alimentos que também devem ser consumidos com moderação. Mas também é fato que a bebida apresenta um teor bem alto desse ingrediente: uma lata de refrigerante pode conter de seis a sete colheres de sopa de açúcar!

Por isso, se você gosta de refrigerante e não resiste à bebida, opte pelas versões zero açúcar se quiser evitar as estrias e celulites.

Verdadeiras causas das celulites e estrias

Bem, mas se o refrigerante não causa estrias e celulites, você deve estar se perguntando quais são as verdadeiras causas para o aparecimento dessas lesões.

Como dissemos no início deste post, elas são resultado de uma combinação de fatores.

No caso das celulites, predisposição genética, alterações hormonais, acúmulo de gordura localizada, retenção de líquidos, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e muitos outros fatores estão associados aos furinhos que dão o aspecto de “casca de laranja” à pele.

Já as estrias são causadas pelo rompimento das fibras elásticas cutâneas, decorrente de um estiramento excessivo da pele, que pode ser causado pelo crescimento natural do corpo, gravidez, ganho de peso abrupto, implantes de silicone, entre outros. No caso das estrias, os principais fatores associados são a pré-disposição genética, alterações hormonais, ganho de peso e diversas outras condições que fragilizam a pele deixando-a menos elástica e suscetível a essas lesões.

Portanto, quando você ouvir que refrigerante causa estrias e celulites, lembre-se que isso é um mito. Se você gosta da bebida, pode tomar sem culpa, mas moderadamente e, de preferência, nas versões zero açúcar. E lembre-se que se você quer se ver livre desses incômodos estéticos, a dica é ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e cuidar da pele.

Você tem o costume de tomar refrigerantes? Acha que o consumo impacta no aparecimento de estrias e celulites? Conta pra gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */