Acne

Sal amargo para espinhas: aprenda a usar este mineral no combate à acne!

Sal amargo para espinhas

Quem sofre com as espinhas está sempre buscando produtos, medicamentos, tratamentos e receitas caseiras para eliminar ou ao menos minimizar o problema.

O sal amargo – também conhecido como sal de Epsom, sal de magnésio e sulfato de magnésio – é um desses produtos que podem lhe ajudar a combater essas indesejadas lesões.

Mineral usado desde a Antiguidade por suas propriedades benéficas à saúde e beleza, o sal amargo quando ingerido ou usado de forma tópica no rosto, pode proporcionar uma pele bonita e livre de espinhas.

Quer saber mais? Leia este post e descubra como se dá a ação do sal amargo para espinhas. Confira!

O que é o sal amargo?

O sal amargo não é exatamente um sal. Na realidade, ele é um mineral oriundo de locais com formações rochosas e incidência de águas termais.

Sua composição é rica em sulfato de magnésio, composto capaz de trazer diversos benefícios para a saúde. Por isso, o sal amargo é amplamente explorado na indústria farmacêutica, fazendo parte da composição de diversos medicamentos.

O magnésio é um elemento capaz de regular o funcionamento de cerca de 325 enzimas, o que torna este mineral bastante importante para o funcionamento correto do nosso organismo. Já o sulfato, tem propriedade desintoxicante, auxiliando o corpo a eliminar toxinas, atuação que o faz ser uma boa opção no tratamento de espinhas.

Como funciona o sal amargo para espinhas e cravos?

Como dissemos acima, a atuação benéfica do sal amargo para espinhas se dá graças às suas propriedades desintoxicantes, já que o acúmulo de toxinas e gordura no sangue é um dos fatores que levam a essas erupções cutâneas.

Quando ingerido em doses homeopáticas, o sal amargo promove uma limpeza no sangue, eliminando todas as toxinas e reduzindo a incidência de espinhas e cravos.

Mas o sal amargo também pode ser utilizado de forma tópica no rosto e neste caso, a sua principal atuação é como um esfoliante natural. Os grânulos do sal amargo tem a textura exata para promover uma esfoliação leve e suave na pele, eliminando resíduos. A esfoliação também promove a regeneração da pele e estimula a produção de colágeno, resultando em uma pele mais lisa, jovem e livre de espinhas.

Como usar o sal amargo no tratamento de espinhas?

O sal amargo para espinhas pode ser utilizado de duas formas: via oral ou tópica.

O consumo via oral ajuda na desintoxicação do organismo, enquanto o uso tópico promove a esfoliação e regeneração da pele.

Para ingerir o sal, misture duas colheres desse composto em um litro de água mineral ou fervida. Tome ¼ de um copo dessa mistura toda manhã, em jejum, todos os dias, até acabar. Nas quantidades citadas, ela deve durar cerca de 15 dias. Quando a mistura acabar, aguarde o período de um mês e recomece o tratamento.

Já para aplicar o sal amargo no rosto, misture ½ colher de chá de creme de limpeza para a pele ou óleo de massagem à uma colher de chá de sal amargo. Em seguida, aplique com a ajuda de um algodão sobre todas as áreas do rosto onde há a incidência de cravos e espinhas. Faça uma massagem leve em movimentos circulares por alguns segundos e enxágue em água morna.

Efeitos colaterais e contraindicações

Quando utilizado nas quantidades corretas, o sal amargo não apresenta efeitos colaterais. No entanto, seu consumo excessivo pode trazer alguns desconfortos, sendo a diarreia o principal deles.

Também existem algumas contraindicações no uso deste composto:

  • Pessoas alérgicas ao mineral;
  • Pacientes com disfunções renais;
  • Crianças menores de dois anos;
  • Gestantes e lactantes;
  • Idosos;
  • Pacientes com obstrução intestinal crônica;
  • Portadores da Doença de Crohn;
  • Pacientes com colite ulcerativa e outras patologias intestinais.

Se você não conhecia o poder do sal amargo para espinhas, não deixe de experimentar. Além de ser um produto natural e com efeitos benéficos conhecidos desde a Antiguidade, ele é fácil de encontrar em farmácias e na internet, e possui um preço bem acessível, não ultrapassando R$10,00 na maioria dos estabelecimentos.

Você já usou o sal amargo para espinhas? Como foram os resultados? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */