Celulite

Sal causa celulite? Descubra aqui a relação entre o sal e a indesejada celulite!

Sal causa celulite

A celulite – tão odiada pelas mulheres – é uma condição de pele causada por uma lesão nas fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura subjacente a ela, fazendo com que a pele fique repuxada, o que confere o aspecto dos furinhos tão indesejados.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite atinge 8 em cada 10 mulheres em diferentes níveis de gravidade e ela é resultante de uma combinação de fatores, como pré-disposição genética, questões hormonais, má alimentação, sedentarismo, entre outros.

No entanto, um dos principais vilões causadores da celulite é um ingrediente bem comum e que está sempre presente na nossa dieta: o sal.

Neste post vamos mostrar porque o sal causa celulite e daremos dicas de como diminuir o consumo deste ingrediente nocivo no dia a dia. Confira!

Saiba mais sobre o sal

O sal – de nome químico cloreto de sódio – é um ingrediente bastante comum na nossa dieta, fazendo parte do preparo das nossas refeições e também da composição de muitos alimentos industrializados.

O sódio contido no sal é um nutriente essencial para o nosso organismo, pois atua na regulação osmótica dos fluidos corporais, na condução dos impulsos nervosos e na contração muscular.

O problema é que a sociedade moderna, com sua alimentação baseada em produtos industrializados, consome sal em excesso. Para ter ideia, o brasileiro consome diariamente uma média de 12 gramas de sal nas refeições, enquanto o consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no máximo 5 gramas por dia.

Todo esse excedente consumido pode provocar um verdadeiro estrago na saúde e corpo. Hipertensão, doenças cardiovasculares como AVC e infarto, osteoporose, retenção de líquido, problemas renais são apenas alguns dos problemas que o consumo excessivo de sal pode trazer, além claro, das incômodas celulites.

Por que o sal causa celulite

Que o sal traz diversos problemas para a saúde não é novidade. Mas afinal qual a relação entre este ingrediente e a celulite?

Um dos principais efeitos do sal no organismo é promover a retenção de líquidos. Isso acontece porque o sódio contido no sal de cozinha possui alta afinidade com a água, devido a carga elétrica das suas moléculas e sua propriedade higroscópica – capacidade de absorver água. Ao “puxar” a água, o sal dificulta a eliminação dos líquidos pelo organismo, deixando o corpo inchado e com uma aparência de sobrepeso.

A questão é que a retenção de líquidos, além de causar uma sensação desconfortável de inchaço, é uma das principais responsáveis pelo surgimento da celulite.

Isso porque a retenção de líquidos ocorre logo abaixo da pele, formando edemas que transparecem na superfície da pele como aqueles furinhos característicos da celulite. Além disso, ela atrapalha a irrigação e nutrição das células da pele, favorecendo sua inflamação e piorando o quadro de celulite.

A retenção de líquidos também facilita o acúmulo de gordura, já que a principal forma de eliminá-la é através da excreção líquida (urina e suor). E a gordura, como se sabe é um das principais causas da celulite.

Por isso, pessoas que buscam diminuir o inchaço do corpo e reduzir ou evitar a ocorrência de celulites, devem reduzir o consumo de sal em suas dietas.

Como reduzir o consumo de sal

Já que o sal causa celulite e outros problemas de saúde, o ideal é diminuir a quantidade consumida deste ingrediente na dieta.

Nutricionistas alertam que o ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal.

Para isso, é importante não abusar do sal na hora de preparar as refeições. Evite o sal e priorize condimentos naturais ricos em sabor como alho, alecrim, salsa, cebolinha, pimentas, cominho, entre outros. Uma dica é não ter um saleiro na mesa, pois isso induz ao consumo desnecessário de sal.

Mas não basta apenas reduzir o uso do sal no preparo das refeições. Também é preciso estar atento ao consumo de alimentos industrializados, pois são eles que possuem altas concentrações de sódio em sua composição. Embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes são verdadeiras bombas de sal e devem ser evitadas. Uma dica é sempre observar a quantidade de sódio no rótulo do produto antes de consumí-lo.

Além disso, é importante tomar pelo menos dois litros de água por dia, pois ela ajuda na eliminação de toxinas e melhora o funcionamento do organismo de modo geral. Especialistas afirmam que a cada 9 gramas de sódio, o corpo precisa de 1 litro de água para diluir o sal. Portanto, hidratação é essencial.

Por fim, vale lembrar que o sal não é somente um vilão. O sódio é importante para o funcionamento do organismo. Mas é fato que o excesso de sal causa celulite e desencadeia outras doenças. Portanto, a palavra de ordem é moderação. Cultivar hábitos saudáveis e ter uma alimentação equilibrada e sem excessos é a chave da beleza e da saúde.

Você consome muito sal? Já sabia que ele causava celulite? Deixe sua opinião nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */