Cabelos

Shampoo sem sal é melhor? A resposta definitiva está aqui!

A indústria de cosméticos vem crescendo cada dia mais e inovando nos seus produtos para cuidar dos cabelos, principalmente em relação aos shampoos, essenciais para cuidar das mechas e fios,  pois existe uma série de variedades disponíveis nas prateleiras dos supermercados e lojas de cosméticos, com finalidades diferentes para todos os gostos e objetivos e muitas vezes, essa variedade confunde as nossas cabeças quanto ao que comprar.

Um tipo de shampoo muito conhecido atualmente é o shampoo sem sal. Mas afinal, você sabe porque ele é considerado melhor que os outros?

Afinal, o que é o shampoo sem sal?

O shampoo sem sal é melhor para os fios, pois é um produto para lavar os cabelos que não contém a adição do cloreto de sódio (sal) em sua fórmula, ao contrário dos demais shampoos. Esse tipo de sal pode ser prejudicial aos fios e ao couro cabeludo, já que tira a água dos fios e da raiz, deixando os cabelos e o couro cabeludo mais ressecados e com aspecto opaco.

Os shampoos sem sal são indicados para mulheres que lavam os cabelos todos os dias, que têm cabelos cacheados ou afros ou mais fracos ou danificados por conta da utilização de muitas químicas ou por alterações climáticas, exposição solar, umidade, poluição, calor, frio, entre outros agentes externos.

Por que o shampoo sem sal é melhor que o com sal?

As versões dos shampoos com adição de sal podem desidratar os fios e deixá-los secos e sem brilho, isto porque esse tipo de shampoo deposita microcristais dos minerais que potencializam os efeitos negativos dos raios ultravioleta, responsáveis pelo ressecamento dos fios.

Veja também – Soro fisiológico no cabelo: vale a pena usar?

Um dos principais agentes de limpeza existentes nos shampoos comuns é o lauril sulfato de sódio ou derivados. Este componente faz uma boa limpeza, porém usado sozinho não daria viscosidade suficiente e geraria pouca espuma na hora de lavar. Para garantir uma textura mais encorpada, o cloreto de sódio foi adicionado à composição com lauril.

Nas fórmulas de shampoos atuais outras substâncias com poder de limpeza são acrescentadas, deixando-os mais suaves, encorpados e, ao mesmo tempo, com a viscosidade necessária e, portanto, com menor adição de cloreto de sódio.

Benefícios

Nos parágrafos acima você leu e descobriu porque o shampoo sem sal é melhor para as madeixas, porém quais são os benefícios na prática de adotar esse produto ao seu dia a dia? Ao trocar o shampoo normal por um sem adição de sal, o resultado pode ser de menos ressecamento e quebra dos cabelos, deixando o cabelo com aparência mais viva e saudável. Principalmente se você tem cabelos cacheados ou afros, a ideia é investir em shampoos sem sal para não potencializar o ressecamento natural que já têm.

Ainda, se você usa muito secador e chapinha ou produtos químicos para tratar os cabelos, como escova progressiva, a dica é lavar sempre os cabelos com shampoo sem sal para evitar maiores danos, como a queda e a quebra dos fios, que já é comum em cabelos expostos a esses procedimentos, devido a temperatura dos instrumentos usados.

O produto sem sal fará com que os seus fios percam menos água e, portanto, fiquem hidratados por mais tempo, evitando a grande necessidade de hidratações semanais e que podem custar muito dinheiro quando feitas em salões de beleza, por profissionais da área.

O shampoo sem sal é melhor também para quem tem cabelos tingidos, independente da cor da tinta. Essas pessoas (tanto mulheres como homens também) podem usufruir dos benefícios do shampoo sem sal, uma vez que ele ajuda a manter a cor dos fios por mais tempo, além de diminuir o estrago e o enfraquecimento que a tinta pode causar nas mechas.

Ele é mesmo livre de sal?

Se a afirmação for em relação ao cloreto de sódio, este tipo de shampoo é mesmo livre de sal. No entanto, de acordo com especialistas, não existe shampoos totalmente livres da substância.

Isso porque os produtos contêm em sua fórmula o laurel, outro tipo de sal que serve para dar viscosidade ao produto. Ou seja, todo shampoo precisa de um tipo de sal para dar mais consistência ao produto e, também, fazer aquela espuma quando aplicamos o produto nos cabelos, porém existem sais mais agressivos (que devem ser evitados) como o NaCl (cloreto de sódio) e sais menos danificadores, como é o caso do laurel.

Shampoos comuns x Água do mar

Um pensamento muito comum entre as mulheres é achar que os shampoos comuns têm o mesmo efeito do sal da água do mar nos cabelos. Trata-se de um grande erro, uma vez que o sal utilizado para fabricar os shampoos não são iodados, como o encontrado na água do mar.

Os shampoos comuns contêm a adição de sal sem iodo em sua fórmula e em quantidade ideal apenas para dar consistência a ele, não sendo tão agressivo aos fios. Já o sal da água salgada é bem mais agressivo e deixa os cabelos extremamente ressecados, uma vez que possui iodo em sua composição de forma concentrada.

Portanto, os efeitos da água do mar nos fios não são os mesmos que os dos shampoos comuns. Não se engane e não resolva passar água do mar nos fios, pois você pode danificar o seu cabelo

Sugestões de produtos

Agora que você já sabe porque o shampoo sem sal é melhor, iremos indicar alguns produtos que tem um bom custo benefício e que você pode aderir ao seu dia a dia.

Indicamos o Seda Shampoo Ceramidas, que foi criado para potencializar o brilho dos fios. Com Microceramida Complex na fórmula, ele promete limpar e hidratar a fibra capilar, deixando os cabelos brilhosos e sedosos.

Você pode optar também pelo Shampoo TRESemmé Reconstrução e Força, que ajuda a proporcionar uma limpeza aos cabelos que previne a quebra dos fios capilares, revitalizando-os e reestruturando-os, oferecendo cabelos saudáveis e fortes.

Experimente também o Shampoo Dove Advanced Hair Series Regenerate Nutrition, que ajuda a eliminar os resíduos que prejudicam a saúde dos fios, pensado especialmente para os cabelos quimicamente tratados por precisam de um cuidado especial todos os dias.

Aproveite os benefícios desse produto!

Deixe um Comentário

/* ]]> */