Acne

Tetralysal: Como funciona este medicamento para tratamento da acne?

Tetralysal

Se você sofre com a acne e já tentou sabonetes, ácidos, pomadas e toda a sorte de produtos na tentativa de solucionar o problema, mas não está alcançando resultados efetivos, provavelmente já ouviu falar sobre o uso de medicamentos orais para o tratamento da acne.

Dentre estes medicamentos, o mais famoso e indicado por dermatologistas é o Tetralysal, antibiótico que combate os agentes causadores da acne vulgar.

No entanto, o tratamento com Tetralysal é um pouco polêmico. Em alguns casos, ele é efetivo, em outros provoca uma piora seguida de melhora ou simplesmente não resolve o problema.

Se você está pensando em iniciar um tratamento com Tetralysal, leia este post e saiba tudo sobre esse medicamento. Confira!

O que é o Tetralysal e como ele funciona no tratamento da acne?

O Tetralysal é um medicamento de uso oral que contém em sua composição um composto antibiótico chamado Limeciclina, que combate inflamações e infecções causadas por microrganismos sensíveis à tetraciclinas.

Na dermatologia, este medicamento é especialmente indicado para o tratamento de acne vulgar e rosácea, associado ou não com algum produto de uso tópico.

O Tetralysal atua eliminando e inibindo a proliferação do Propionibacterium acnes, bactéria causadora da acne vulgar, tratando as inflamações já existentes e reduzindo o aparecimento de novas acnes por contaminação.

Ele só pode ser comprado com prescrição médica e está disponível em duas concentrações: 150 mg e 300 mg.

Como usar o Tetralysal?

As concentrações e frequência de uso deste medicamento devem seguir as orientações do dermatologista, que saberá indicar as dosagens certas e tempo de tratamento para cada caso.

No entanto, o mais comum é 1 comprimido de 300 mg por dia ou dois comprimidos de 150 mg, um pela manhã e outro a noite, por 12 semanas. Também é comum iniciar o tratamento com 300 mg/dia por 10 a 15 dias e então reduzir para 150 mg/dia ou 300mg em dias alternados.

A cápsula de Tetralysal deve ser engolida inteira e acompanhada de um copo de água, sem partir ou mastigar o comprimido.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

O Tetralysal é contraindicado para pacientes menores de 8 anos, gestantes e lactantes, pacientes em tratamento com retinóides orais ou que possuam alergia a tetraciclinas ou a qualquer outro componente da fórmula. Seu uso também não é recomendado para pacientes portadores de doenças renais ou hepáticas.

O uso de Tetralysal não costuma causar efeitos colaterais, mas em alguns casos podem ocorrer dor de cabeça, náuseas, dor abdominal e diarreia. Também podem ocorrer algumas reações de hipersensibilidade, como coceira, prurido e edema de Quincke.

O uso deste medicamento também pode aumentar a fotossensibilidade da pele, por isso, recomenda-se evitar exposição solar excessiva durante o tratamento e sempre utilizar filtro solar.

O tratamento com Tetralysal funciona?

Depende. Não há dúvidas que a composição do medicamento combate o Propionibacterium acnes e tem a capacidade de reduzir a acne, no entanto, existem inúmeros relatos de usuários do medicamento que não se sentiram satisfeitos com o resultado.

Em alguns casos, há um pico de acnes no início do tratamento, deixando a pele em um estado pior do que o anterior ao uso do medicamento, para só então o quadro acneico começar a apresentar melhora. Dermatologistas afirmam que este efeito é bastante comum, e que o antibiótico está limpando a pele ao colocar as espinhas “para fora”.

Já em outros casos, há um efeito “rebote”. Durante o tratamento, a pele apresenta melhora, mas ao finalizar o uso do antibiótico, o quadro acneico volta com mais força.

Da mesma forma, há pessoas que não apresentam melhora em nenhum momento e outras que tem um tratamento tranquilo, sem reações adversas e com resultados positivos.

Portanto, a dica é conversar com o seu dermatologista sobre a possibilidade de utilizar o Tetralysal. Cada caso é um caso e as chances de melhora dependem de muitos fatores, como tipo de pele, gravidade das lesões, alterações hormonais, doenças associadas, entre outros.

Informe-se com seu médico quais são os riscos de rebote, piora do quadro ou reações adversas e depois veja se vale a pena correr o risco. O fato é que, por mais que os resultados não sejam garantidos, o Tetralysal já ajudou muitas pessoas a se livrar da acne e também pode ser uma solução para você.

Você conhece alguém que fez tratamento com este medicamento? Como foram os resultados? Compartilha com a gente nos comentários!

Leave a Comment

/* ]]> */