Estrias

Tomar sol ameniza as estrias? Mito ou verdade?

Tomar sol ameniza as estrias

Quem sofre com as estrias está sempre de olho em dicas, produtos e tratamentos para minimizar o problema – já que elas não podem ser completamente eliminadas.

E uma dica que vira e mexe aparece na internet é a de que tomar sol ameniza as estrias, pois torna a coloração destas e da pele mais uniforme, disfarçando essas lesões.

Mas será que é verdade? Afinal, é fato que a internet está cheia de boatos e muitas vezes, dicas que prometiam amenizar o problema acabam agravando ainda mais o quadro de estrias ou trazendo outros prejuízos para a sua pele e saúde.

Quer descobrir se é mito ou verdade? Leia este post e saiba agora se tomar sol ameniza as estrias. Confira!

Estrias: entenda melhor este problema

Antes de esclarecermos essa questão, é importante entender o que são estrias, como e porque elas se formam no corpo.

As estrias são listras de coloração avermelhada ou esbranquiçada que aparecem na superfície da pele. Podem ter diferentes comprimentos e espessuras, apresentar textura ou relevo.

Elas são lesões similares às cicatrizes, e são resultantes do rompimento das fibras elásticas cutâneas decorrentes do estiramento excessivo da pele (como o que ocorre na gestação, obesidade, vícios posturais, crescimento corpóreo durante a adolescência e desenvolvimento muscular localizado) combinado a outros fatores, como alterações hormonais, questões hereditárias, uso de corticóides e anabolizantes.

Quando rompem na pele, as estrias apresentam basicamente duas fases. Inicialmente, há um processo inflamatório intenso que as deixa com uma coloração avermelhada. Nesta fase, se tratada de maneira correta – com cremes específicos e procedimentos estéticos – elas podem ser eliminadas.

No entanto, se as estrias vermelhas não forem tratadas, elas evoluem para uma segunda fase, que envolve a atrofia da pele e a ruptura das fibras colágenas e elásticas, que deixa a pele fina e a estria com uma coloração esbranquiçada. Quando a lesão alcança este estágio, ela se torna irreversível, podendo apenas ter seu aspecto suavizado com tratamentos estéticos.

Mas afinal, tomar sol ameniza as estrias?

Agora que você já entende melhor o processo de formação das estrias, vamos ao que interessa: tomar sol ameniza as estrias?

A resposta é não. Ao contrário, tomar sol sobre as estrias brancas pode deixá-las ainda mais evidentes e sobre as vermelhas, pode causar manchas na pele.

As estrias recentes, avermelhadas, podem ficar ainda mais vermelhas quando submetidas à exposição solar, por causa da grande dilatação dos vasos sanguíneos, que pode fazer com que a estria queime e manche a pele. Isso pode agravar o quadro e retardar a solução do problema, que nesta fase, ainda poderia ser revertido.

Já nas estrias antigas ou brancas, o que ocorre é que, ao contrário do que se pensa, essa cicatriz não se bronzeia com o sol, permanecendo da mesma cor enquanto o resto da pele fica bronzeada. Esse contraste de cores faz com que as lesões fiquem ainda mais evidentes.

Assim, estrias vermelhas nunca devem ser expostas ao sol sob a pena de piorar ainda mais o quadro, já as estrias brancas, até podem tomar sol, mas nunca em excesso e sempre com protetor solar.

O que fazer então?

Mas se tomar sol não ameniza as estrias, o que fazer para minimizar este problema?

Bem, quando o assunto é estria, a melhor solução é a prevenção. Mantenha a pele bem hidratada com cremes e óleos específicos para o seu tipo de pele. Além disso, é importante ingerir bastante líquido durante o dia (2 litros), manter uma dieta saudável e evitar situações que possam causar distensões abruptas da pele, como implantes de silicone, ganho de massa muscular ou peso repentino, efeito sanfona, entre outros.

Mas se você já tiver estrias no corpo, existem diversos tratamentos capazes de suavizar essas lesões e melhorar o aspecto delas na pele, tornando-as praticamente imperceptíveis. Portanto, aposte nestes tratamentos e esqueça o mito de que tomar sol ameniza as estrias.

Curtiu o nosso post sobre estrias? Então confira nosso artigo “Como disfarçar estrias” e aprenda 5 truques para camuflar essas marcas na pele!

Leave a Comment

/* ]]> */