Acne

Vitacid Acne: Tratamento da acne e renovação facial

Vitacid Acne

Quem sofre com a acne sabe o quanto essa lesão é incômoda. Além de causar dor, inchaço e vermelhidão, ela ainda tem um aspecto feio e deixa manchas na pele, conferindo um aspecto áspero, opaco e envelhecido à face.

A boa notícia é que existem muitos produtos disponíveis no mercado para tratamento da acne e o Vitacid Acne é um deles.

Com uma formulação especial com ácido retinóico, ele não só trata a acne como também traz outros benefícios à pele, proporcionando uma cútis mais jovem e saudável.

Gostou da ideia? Então leia este post e saiba tudo sobre o Vitacid Acne!

O que é o Vitacid Acne?

É um medicamento de uso tópico para tratamento da acne vulgar leve e moderada, atuando também na redução de cravos na pele.

Sua composição é uma combinação de fosfato de clindamicina – substância antibacteriana semissintética – e tretinoína que nada mais é que o ácido retinóico.

O produto está disponível em duas versões: em gel, com concentração de 0,025% de tretinoína; e em creme com uma concentração maior deste ativo, de 0,050%.

Por ser um medicamento, é vendido somente sobre prescrição de um dermatologista.

Para quem este medicamento é indicado?

O Vitacid Acne é indicado para pessoas maiores de 12 anos que sofrem com a ocorrência de cravos e espinhas em grau leve a moderado e lesões cutâneas inflamatórias e não inflamatórias.

Por conter ácido retinóico em sua fórmula, também é indicado para peles que além da acne, possuem manchas ocasionadas por essas lesões, assim como aspereza, excesso de oleosidade e danos referentes ao fotoenvelhecimento.

Como o produto age na pele?

Como dissemos acima, o Vitacid Acne possui fosfato de clindamicina, um antibiótico lincosamina semissintético que suprime a proliferação do Propionibacterium acnes, principal bactéria causadora da acne.

A associação entre o fosfato de clindamicina e tretinoína torna o medicamento ainda mais efetivo, pois estudos sugerem que essa combinação é eficaz contra as cepas dessas bactérias que são resistentes à atuação da clindamicina sozinha.

Além disso, a tretinoína diminui a coesão das células epiteliais foliculares, estimulando a renovação celular, removendo os cravos da pele e reduzindo a sua formação. Também controla a oleosidade e evita a queratinização dos poros, prevenindo sua obstrução, principal causa do aparecimento de cravos e espinhas. Melhora a textura e firmeza da pele, tratando as manchas decorrentes das acnes e suavizando linhas finas.

Como usar o Vitacid Acne?

O Vitacid Acne deve ser aplicado sempre à noite, antes de dormir, pois o sol deve ser evitado durante todo o tratamento com o produto.

A aplicação é bem simples: com a pele limpa e seca, coloque uma quantidade pequena do produto – o referente ao tamanho de uma ervilha – em um dos dedos e espalhe sobre a pele do rosto formando uma camada fina e uniforme. Na manhã do dia seguinte, lave bem o rosto com água e um sabonete neutro, removendo qualquer resquício do produto da pele. Em seguida, aplique um protetor solar.

Vale lembrar que o produto não deve ser aplicado em áreas sensíveis e mucosas, como pálpebras e lábios, por exemplo.

O produto pode ser aplicado diariamente ou em dias alternados. A frequência e concentrações do produto serão indicadas pelo seu dermatologista.

Possíveis efeitos colaterais e cuidados

Alguns efeitos colaterais podem surgir durante o tratamento com Vitacid Acne, sobretudo em peles mais sensíveis, devido a presença da tretinoína em sua fórmula.

O produto pode provocar descamação, eritema, coceira, ressecamento, sensibilidade, irritação, ardência e inchaço no local de aplicação. Esses sintomas são normais e devem desaparecer nos primeiros dias de uso, no entanto, se estes forem intensos ou persistentes, o uso do produto deve ser suspenso e o dermatologista consultado.

No caso de uso excessivo, além dos sintomas citados, podem ocorrer lesões, manchas, escurecimento e rachaduras.

Durante todo o tratamento com Vitacid Acne é recomendado evitar a exposição ao sol e sempre utilizar protetor solar, pois a tretinoína deixa a pele hipersensível ao sol e mais susceptível a queimaduras e manchas.

Existem contraindicações?

O Vitacid Acne não deve ser utilizado por pacientes com enterite regional, colite ulcerativa ou histórico de colite associada a antibióticos.

Também não é recomendado para menores de 12 anos, mulheres gestantes e lactantes ou pessoas que tenham histórico de alergia a algum componente da fórmula.

O Vitacid Acne oferece excelentes resultados não só no combate à acne, mas na melhora geral da aparência, estrutura e saúde da pele. No entanto, o tratamento com o produto é longo, pode durar várias semanas e os resultados são vistos progressivamente.

Vale ressaltar que o Vitacid Acne é um medicamento e só deve ser utilizado com a prescrição e acompanhamento de um médico. Portanto, se você se interessou pelo produto, converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de uso.

Você já conhecia o Vitacid Acne? Já fez tratamento para a acne com ele? Como foram os resultados? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

1 Comentário

  • A algum risco para exposição de baixas temperaturas pois trabalho em setor de camara fria onde a temperatura chega a -20° queria saber se pode gerar alguma queimadura ou mancha

Leave a Comment

/* ]]> */